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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Seminário Nacional de Educação no Dia do Professor

No Dia do Professor, 15, a Academia de Educação de Feira de Santana estará realizando o II Seminário Nacional de Educação, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 8 às 12 horas.
O tema a ser abordado é "Qqualidade da Educação Básica", com foco na formação de professores e tem como objetivo discutir a política nacional a partir da realidade baiana, visando a melhoria do desempenho do aluno.
Como expositores estão confirmados membro do Compromisso Todos Pela Educação. A presidente da Academia, professora Anaci Paim, ressalta a importância deste tema no contexto atual, reafirmando o propósito em realizar, sempre no Dia do Professor, um seminário voltado para a Qualidade da Educação, considerando ser uma forma de homenagear o professor. Ela lembrou que em 2008 "o evento foi bastante concorrido e exitoso".
As inscrições poderão ser feitas através do site da academia academia.edufsa@gmail.com.

13 comentários:

Unknown disse...

Parabéns à professora Anaci Paim; os professores merecem este gesto de carinho e consideração, com certeza.

Anônimo disse...

O bom seria que o profissional de EDUCAÇÃO fosse devidamente valorizado e incentivado,isso sim.

Vcs sabiam q a maioria de meus colegas professores(as) (de colégios públicos municipais e estaduais)tem Especialização, Mestrado e Doutorado e são perseguidos por diretores pelêgos e pelas DIRECS?? Que ganham um salário de no máximo 2.000,00 enquanto um professor de REDA ou outro qualquer de outra área e iniciante recebe o mesmo valor??

Só teremos êxito quando a maldita POLÍTICA for desatrelada da EDUCAÇÃO de fato... aí sim poderemos valorizar tantos mártires que são os professores, trabalhando com condições sub humanas e miseráveis.

UM PROFESSOR CIDADÃO E REVOLTADO... DESCRENTE E DOENTE\ESTRESSADO COMO TODOS OS DEMAIS QUE TEM COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE... VERGONHAAAAAAAAAA!!!

Anônimo disse...

PROFA ANACI FOI A ÚNICA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO QUE PRESTOU E FEZ UM EXCELENTE TRABALHO... FOI EXCELENTE PROFESSORA, FOI MARAVILHOSA REITORA E POR CONSEQUÊNCIA UMA EXÍMIA ADMINISTRADORA COMO SEC. DE EDUCAÇÃO. QUEM NOS DERA ESSA MOÇA FINA Á FRENTE DA EDUCAÇÃO DE FEIRA, DA BAHIA, DO BRASIL!!!

Anônimo disse...

Site para pesquisa... PARA OS PROFESSORES E SEUS ALUNOS, INCANSÁVEIS:






Biblioteca Digital Mundial


Segue o endereço da Biblioteca Digital Mundial. Foi aberta terça feira em Paris. É da Unesco.
Aprendendo a navegar a gente amplia fotos, assiste documentários, envia manuscritos raros.. Passe adiante para filhos, sobrinhos, netos, amigos:


www.wdl.org/pt/

Anônimo disse...

SÓ PALESTRAS NÃO BASTAM... PRECISAMOS TER NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS, NOSSO PLANO DE CARREIRA QUE FOI DESTRUÍDO PELO GOVERNO PETISTA REFEITO E COLOCADO EM PLENO VIGOR... PRECISAMOS SER VALORIZADOS. SOMOS FORMADORES DE OPINIÕES...

Anônimo disse...

o Q OBSERVAMOS É SÓ CAOS E DESTRUIÇÃO DO PROFESSOR...

Porto Seguro: população espera que justiça seja feita
A APLB-Sindicato, enlutada, reafirma sua solidariedade às famílias dos professores Elisney e Álvaro Henrique, brutalmente assassinados. O sindicato colocou faixas de luto e exigindo justiça em frente à sua sede e nas zonais de Salvador

Anônimo disse...

06/10/2009 - Por: APLB-Sindicato
Rede Estadual mobilizada contra a enturmação. Terça-feira, 13, audiência com a Comissão de Educação da AL












Fotos de Manoel Porto







Assembleia realizada pela Rede Estadual na manhã de terça-feira, 6 de outubro, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, definiu um calendário de atividades para este mês:



Nesta quinta-feira, 8 de outubro, às 9 horas, manifestação em frente ao Tribunal de Justiça, no CAB, pela votação do mandado de segurança contra a enturmação.



No dia 13, às 9 horas, audiência com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.



Dia 20 – Seminário da Educação, das 8h às 12 horas, no Colégio Praia Grande, no Subúrbio.



Dia 21 – Seminário da Educação, das 8h às 12 horas, no Colégio Manoel Devoto, no Rio Vermelho.



Dia 27 – Seminário Estadual – local e horários a confirmar.



Dia 29 – Assembleia geral, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.










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06/10/2009 - Rede Estadual mobilizada contra a enturmação. Terça-feira, 13, audiência com a Comissão de Educação da AL

Anônimo disse...

Decálogo do bom professor
Por: Vicente Martins

Apresento aos professores e futuros professores da educação escolar um decálogo contendo dez princípios para atividade docente de um bom professor do terceiro milênio, século marcado pela informação e pelo conhecimento tecnológico.

9.º - Participar ativamente na proposta pedagógica da escola

A proposta pedagógica não deve ser exclusividade dos diretores da escola. Cabe também ao professor participar do processo de elaboração da proposta pedagógica da escola, até mesmo para definir de forma clara os grandes objetivos da escola para os seus educandos.

Um professor que não participa, se trumbica, se perde na solidão das suas aulas e não tem como se tornar participante de um processo maior, holístico e globalizado. O mundo globalizado para o professor começa por sentir parte ativa no terreno das decisões da escola, da sua organização administrativa e pedagógica.

10.º - Respeitar as diferenças

Se, de um lado, devemos levantar a bandeira da tolerância, como um dos princípios do ensino, o respeito às diferenças conjuga-se com esse princípio, de modo a favorecer a unidade na diversidade, a semelhança na dissemelhança. Decerto, o respeito às diferenças de linguagem, às variedades lingüísticas e culturais é a grande tarefa dos educadores do novo milênio.

O respeito às diferenças não tem sido uma prática no nosso quotidiano, mas, depois de cinco séculos de civilização tropical, descobrimos que a igualdade passa pelo respeito às diferenças ideológicas, às concepções plurais de vida, de pedagogia, às formas de agir e de ser feliz dos gêneros humanos.

O educador deve, pois, ter a preocupação de se reeducar de forma contínua, uma vez que, a nossa sociedade ainda traz no seu tecido social as teorias da homogeneidade para as realizações humanas, teoria que, depois de 500 anos, conseguiu apenas reforçar as desigualdades sociais.

A nossa missão, é dizer que podemos amar, viver e ser felizes com as diferenças, pois, nelas encontraremos as nossas semelhanças históricas e ancestrais: é, assim, a nossa forma de dizer ao mundo que as diferenças nunca diminuem, mas, somam valores e multiplicam os gestos de fraternidade e paz entre os homens.

Pela manhã, o bom religioso abre o livro sagrado e reflete sobre o bem e o mal. Por uma feliz amanhã, o bom professor abre a LDB e aprende a conciliar o conhecimento e a humanidade.


Vicente Martins é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral, Estado do Ceará.

Contatos: vicente.martins@uol.com.br

http://www.meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/decalogo-bom-professor.htm#

Anônimo disse...

Piso Salarial Nacional – Lei nº 11.738, de 16.7.2008.

Em 16 de julho foi sancionada a Lei nº 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).


(...)

Além disso, prevê que, na composição da jornada de trabalho, o limite máximo para desempenho das atividades de inteiração com os educandos é de dois terços dessa carga horária.

O piso deve começar a ser pago em 1º de janeiro de 2009, de forma progressiva e proporcional, tendo seu valor integralizado em 1º de janeiro de 2010.

Exemplo 1: No município A a remuneração atual de um professor de nível médio com jornada de 40 horas semanais é de R$ 800,00. A diferença entre este valor e o piso nacional é de R$ 150,00. Essa diferença deverá ser progressivamente incorporada à remuneração do professor, da seguinte forma:

Valor pago atualmente A
R$ 800,00

Diferença entre o valor pago e o piso nacional
R$ 150,00 (R$ 950,00 – R$ 800,00

Aumento que deverá ser aplicado em 1/1/2009
R$ 100,00 (R$ 66,66% de R$ 150,00)

Total do vencimento em 1/1/2009
R$ 900,00 (R$ 800,00 = R$ 100,00)

Aumento que deverá ser aplicado em 1/1/2010
R$ 50,00 (33,335 de R$ 150,00

Total do vencimento em 1/1/2010
R$ 950,00 (R$ 900,00 + 50,00)


Exemplo 2: No município B a remuneração atual de um professor de nível com jornada d 40 horas semanais é de R$ 500,00. A diferença entre este valor e o piso nacional é de R$ 450,00. Essa diferença deverá ser progressivamente incorporada à remuneração do professor, da seguinte forma:


Valor pago atualmente no município B
R$ 500,00

Diferença entre o valor pago e o piso nacional
R$ 450,00 (R$ 950,00 – R$ 500,00)

Aumento que deverá ser aplicado em 2009
R$ 300,00 (66,66% de R$ 450,00)

Total do vencimento em 1/1/2009
R$ 800,00 (R$ 500,00 + R$ 300,00

Aumento que deverá ser aplicado em 1/1/2010
R$ 150,00 (33,33% de R$ 450,00)

Total do vencimento em 1/1/2010
R$ 950,00 (R$ 800,00 + R$ 150,00)


Como se dará a complementação da União

A complementação da União para fins da integralização do valor do piso salarial se dará dentro dos limites fixados no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias que diz que até 10% (dez por cento) da complementação da União ao Fundeb poderá ser distribuída para os fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação.

As diretrizes, requisitos, critérios e forma para a distribuição destes recursos entre os entes federativos que não tenham disponibilidade orçamentária para cumprir o valor do piso salarial, ainda carecem de regulamentação, conforme previsão expressa da Lei.

De qualquer modo a complementação da União só deverá ocorrer a partir de 1º de janeiro de 2010 quando o valor do piso será integralizado pelos entes federativos.

O que a lei diz sobre Plano de Carreira e Remuneração?

A lei diz que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.


http://www.fsonline.com.br/
Lista Completa »

Anônimo disse...

Metade das famílias brasileiras vive com menos de R$ 415 per capita, aponta IBGE

09/10 - 10:03 , atualizada às 14:20 Redação





A Síntese dos Indicadores Socais, feita com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), mostra que, em 2008, metade das famílias brasileiras ainda vivia com menos de R$ 415 per capita. Os dados foram revelados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o instituto, 44,7% das crianças e adolescentes de até 17 anos viviam, em 2008, com uma renda familiar per capita de meio salário mínimo. Outras 18,5% com apenas ¼ de salário mínimo, o que representava pouco mais de R$ 103.

A pesquisa enfatiza que a distribuição de renda no País continua bastante desigual. No Nordeste, o rendimento médio foi de R$ 250 per capita, contra R$ 500 no Sudeste.

Apesar disso, o Pnad mostra que há uma tendência de melhoria do rendimento, principalmente entre os muito pobres. Em 1998, as pessoas que viviam com até ¼ de salário mínimo representavam 32,4%. Em 2008, esse número caiu para 22,6%. O Nordeste registrou a queda mais significativa, passando de 54,3%, em 2003, para 41,3%, em 2008.

O estudo destaca que a renda da família está diretamente ligada à frequência escolar. Quanto maior a renda, maior o número de crianças estudando. Segundo o IBGE, de 0 a 3 anos, a taxa foi de 18,5% para as famílias que viviam com até ½ salário mínimo per capita, enquanto para as que viviam com mais de 3 salários mínimos per capita foi de 46,2%.

Considerando a frequência escolar dos adolescentes de 15 a 17 anos, ela foi de 78,4% entre os 20% mais pobres e, 93,7%, nos 20% mais ricos.

“Chefes de família”

De acordo com o IBGE, houve um aumento significativo em 10 anos das mulheres que se dizem “referência do domicílio”. O número passou de 25,9%, em 1998, para 34,9%, em 2008.

Leia mais sobre: IBGE

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Metade dos brasileiros acima dos 25 anos não completou a educação básica


http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/09/metade+das+familias+brasileiras+vive+com+menos+de+r+415+per+capita+aponta+ibge+8784106.html

Anônimo disse...

EIS A QUESTÃO
Este blog relata a história de uma professora que luta por melhores condições de ensino na escola públi
CA

http://educadornecessario.blog.terra.com.br/

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O candidato governista em campanha deveria ser sincero com os eleitores e mostrar o triste quadro de desamparo das escolas públicas municipais resultante de oito anos de descaso com a educação.

30.03.08
O CONFORMISMO DAS MAIORIAS


Há uma crença muito difundida de que o povo brasileiro é conformado. Muito embora, inicialmente, não venha aceitar as coisas que lhes são impostas. Depois de certo tempo se acomoda e passa a aceitá-las. Exemplos clássicos podem ilustrar esta crença: o caso do confisco da poupança no governo Collor; o aumento das passagens dos transportes coletivos sem justificativa na melhoria de seus serviços; os sucessivos escândalos envolvendo os políticos e que as investigações encontram os culpados, mas estes, invariavelmente, não são punidos ou, caso sejam, as penalidades são suaves (Mas não é que o presidente Lula, teceu rasgados elogios ao deputado cassado Severino Cavalcanti que foi pego em flagrante comprovado de corrupção?!). Se a pressão para o convencimento a estas coisas for intensa a resistência inicial se transforma em conformismo e acomodação. Então se chega à conclusão: Não adianta que não vai dar em nada.


Se isto serve de consolo, não estamos a sós no quesito do conformismo. Estudos clínicos realizados pelos psicólogos sociais comprovam que apenas 30 % das pessoas submetidas a uma campanha de convencimento acabam não sucumbindo a ela (Asch, 1951).


Philip Zinbardo e outros, em 1971, realizaram um estudo conhecido como experimento da Prisão de Stanford. Durante quinze dias, voluntários com perfis psicológicos semelhantes deveriam encenar os papéis de guardas e prisioneiros. Com a condição de abandonar o estudo quando quisessem.

(...)

Vai ver que é por causa dessa tal Teoria da Conformidade proposta por Asch que os professores acreditam que as assembléias só devem acontecer para reivindicar aumento de salário. O baixo desempenho na aprendizagem dos meninos e meninas, a avalanche de estagiários nas salas das escolas municipais, as precárias condições de trabalho são preocupações secundárias. Afinal, nunca houve nenhuma convocação para se construir um movimento em favor dessas causas. Muito embora a diretoria prometa a apresentação de um dossiê que mostra as “reais” condições das escolas municipais. Quem sabe se este for veementemente apresentado, os professores acabem desviando o foco de suas reivindicações?

Anônimo disse...

http://www.escolanocinema.com.br/categorias2.asp?cod_serie=23&cod_materia=32



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Sala 4 - sábado - 10/10 - Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, às 15h10

FLORDELIS – EXIBIÇÃO DIGITAL

Direção: Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa – Brasil - 2009 – 90 min - 12 anos
Gênero:
Drama
Elenco:
FlordeLis, Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella, Deborah Secco, Marcelo Antony, Letícia Spiller, Cauã Reimond, Aline Moraes, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Ana Furtado.

Sinopse: Baseada em fatos reais, o filme conta a história de uma professora, ex-moradora da favela do Jacarezinho, Rio de Janeiro, e sua luta para adotar 50 crianças. Perseguida pela polícia, ela foi ajudada por Herbert de Souza (Betinho) e, em contrapartida, ajudou um ex-traficante do crime (Reynaldo Gianecchini) a se formar em Direito.

Anônimo disse...

É um site para se ter gravado nos favoritos. Realmente, muito útil..

Ele corrige automaticamente sua escrita, já atualizado com a nova ortografia.

Exemplo: digitando a frase "As conseqüências do anti-semitismo são desastrosas, uma péssima idéia"
A resposta veio assim: "As consequencias do antissemitismo são desastrosas, uma péssima ideia".

http://ramonpage.com/ortografa/