Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quinta-feira tem aberturas de exposições no Cuca

Trabalho de Florival Oliveira
Foto: Divulgação
Dois eventos de artes plásticas estão programados para o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), com abertura na quinta-feira, 8.
A exposição "Doce de Santo", projeto que reúne um coletivo de artistas, pensado para recortar e pontuar fragmentos de vivências da cultura popular será aberta às 20 horas, na Galeria de Arte Carlo Barbosa.
No Museu Regional de Arte acontece no mesmo horário, a exposição do artista plástico Florival Oliveira, que apresenta trabalhos de escultura em madeira. Realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Cuca e a Paulo Darzé Galeria de Arte, a mostra permanece em cartaz até 6 de novembro.
"Doce de Santo" tem a característica de um projeto processual, pois os trabalhos a serem apresentados criam possibilidades de complementação na medida em que novas obras são acrescentadas à proposta inicial, revela Luiz Cláudio Campos que divide a curadoria da mostra com José Henrique Barreto.
A idéia é propor a participação de 365 artistas, onde o experimento permite estabelecer um diálogo entre a matéria, a idéia e o fazer artístico ao longo do processo criativo: um artista para cada dia do ano e seu olhar diferenciado sobre o objeto de trabalho. Os integrantes da mostra propiciam um entrelaçamento das suas poéticas visuais e possibilitam a interlocução com a vivência de outros, pela criação de uma obra plural e processual.
Universo criativo
A arte de Florival Oliveira - já expôs em Feira de Santana quando existia a Galeria de Arte Raimundo de Oliveira, no inísico dos anos 90 - tem como chão a sua terra natal: Riachão de Jacuipe, mostrando saberes e fazeres de sua gente, o que faz tornar-se um tradutor do sentimento de universalidade do mundo que vive na sua aldeia, portas do sertão baiano. Estas são marcas de uma obra iniciada em 1976.
Sobre o seu aprendizado técnico, ele conta como aconteceu: folha de madeira compensado apodrecida na parede do galpão da escola e um desenho. “Recortei nestas placas soltas do entremeio a matriz da xilogravura. Foi a ação inserida no universo da gravura”, explica o artista que cursou Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), concluindo em 1980.
Exposições e prêmios
Florival participou de várias exposições coletivas e individuais, somando-se trinta anos de trabalho ininterrupto. Fora do Brasil expôs em 2002, na Bienal de Buenos Aires, Argentina. Em 2005, 14ª Arte-Bahia/2005, edición Argentina.
É detentor de prêmios como o Mambembão, 1978 - Teatro Livre da Bahia - Oxente Gente Cordel; Martins Gonçalves, 1978 - Teatro Livre da Bahia - Gracias a la Vida; Funarte - Xilogravura, 1980 - V Salão Nacional Universitário, Salvador; Animathon,1986, Filme de animação "Garrancho" - Office Nacional du Film du Canadá.
(Com informações da Assessoria do Cuca/Uefs)

Nenhum comentário: