Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Planetários têm encontro em Feira de Santana

Cidade sedia XIV Encontro da Associação Brasileira de Planetários entre sexta-feira e segunda-feira

Feira de Santana sedia entre esta sexta-feira, 9, e segunda-feira, 12, o XIV Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O prefeito Tarcízio Pimenta participa da cerimônia de abertura, às 20 horas, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
Depois da abertura, palestra do professor doutor Ildeu de Castro Moreira (Foto: Reprodução), diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia da Coppe.
Quem é
O palestrante realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e divulgação científica. Tem cerca de 130 artigos científicos publicados em revistas especializadas, 150 trabalhos apresentados em congressos, publicou seis livros e orientou várias teses de mestrado e doutorado.
Ele desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica, dedicando-se também à edição de livros científicos e de divulgação. Foi editor científico da revista "Ciência Hoje" por vários anos, tendo colaborado também na "Ciência Hoje das Crianças", e membro do Comitê Editorial da revista "Journal of Nonlinear Mathematical Physics".
Ildeu de Castro Moreira também é membro do corpo editorial das seguintes revistas: "Revista Brasileira de Ensino de Física", "Física na Escola", "Cadernos Brasileiros de Ensino de Física", "História, Ciência, Saúde", "Epistemologiques", "Ciência e Educação" e correspondente no Brasil da revista "Alliage: Culture - Science - Technique". Foi coordenador das atividades de extensão do Instituto de Física da UFRJ e coordenador do programa Ciência Para Poetas, da Casa da Ciência da UFRJ. Atualmente, é membro do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPQ).
No sábado, 10, a programação de desloca para o Observatório Astronômico Antares. Às 8h30, palestra da professora doutora Thaís Russomano; às 10 horas, coffee break; às 10h15, assembléia ordinária da Associação Brasileira de Planetários; às 13 horas, almoço; às 15 horas, mesa redonda, sessão de pôsteres e visita ao Museu Antares; às 18h30, atividades para professores e estudantes locais.
A gaúcha Thaís Russomano tem mestrado em Medicina Aeroespacial pela Wright State University, Dayton, Ohio, EUA; é Ph.D. em Fisiologia Respiratória Espacial pelo Kings College London, University of London, Inglaterra; cursou na Nasa o Flight Surgeon Training Course - Johnson Space Center, Houston, Texas, EUA; é cientista convidada do Institute of Aerospace Medicine, Agência Espacial Alemã ( DLR ), Colônia, Alemanha. Atualmente é professora das Faculdades de Medicina e Ciências Aeronáuticas da PUCRS, do Mestrado em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUCRS; é coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Microgravidade da PUCRS,; professor visitante e pesquisadora visitante do Departamento de Fisiologia Humana e Medicina Aeroespacial, Kings College London, University of London, Inglaterra; é cientista convidada do Institute of Aerospace Medicine, Agência Espacial Alemã ( DLR ), Colônia, Também colabora para jornais e revistas com artigos sobre "Ciência Aeroespacial".
Ainda no sábado, realização de projeto educacional em Ciência Espacial para alunos/professores de 1º e 2º graus, intitulado "O ABC da Vida no Espaço".
No domingo, 11, as atividades voltam a ser realizadas no Museu Parque do Saber. Às 8h30, palestra do professor doutor Oscar Toshiaki Matsuura, divulgador científico e professor aposentado do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP).; às 10 horas, coffee break; às 10h15, assembléia extraordinária da ABP; às 13 horas, almoço; às 15 horas, comunicações orais de planetários (Sessão A); às 18 horas, apresentação do programa de planetário “O Aniversário de Pingo”; à noite, em horário a ser definido, sessões no Planetário do Museu Parque do Saber, abertas ao público.
Na segunda-feira, 12, no Observatório Astronômico Antares, às 8h30, comunicações orais de planetários (Sessão B); às 12 horas, encerramento do XIV Encontro da ABP.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

5 comentários:

Anônimo disse...

If you are goіng for best contents like myself, just visit this web site daily for the reason that іt
οffеrs qualitу contentѕ, thanks

Alsο visit my blog post www.xinboke0593.com

Anônimo disse...

This pагagraρh providеs сlear iԁea іn support of thе new users of blоggіng,
that аctually hoω to ԁο running a blog.



my webρagе ... snr.ac.th

Anônimo disse...

Ahаа, іts pleasant ԁialogue concerning thiѕ post here at
thіѕ wеbрage, I have гeаԁ аll that, ѕo аt this
time mе аlso сommenting at this plaсe.


Ηeге іs mу page ...
Cccam For Test
Also see my site - sell cccam

Anônimo disse...

Nice resрοnѕe in return of this іѕsue with ѕolid
аrguments anԁ telling all abοut that.


Here is my ωebpage ... wk2006cam.nl

Anônimo disse...

There's definately a lot to know about this issue. I like all the points you made.

Here is my page; mouse click the next article