Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais Livro e Mais Leitura


Novo portal na Internet e guia com orientações para secretários de Educação e de Cultura foram apresentados em Brasília


O ministro da Cultura, Juca Ferreira (Foto), presidiu na manhã de quarta-feira, 7 , em Brasília, o Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios, que reuniu representantes do Governo Federal, governos estaduais e municipais, da sociedade civil e do setor produtivo, que lotaram as dependências do salão do Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
“Temos uma dívida histórica para com o livro e a leitura no Brasil, onde houve um razoável abandono de investimentos nessa área, acreditando-se que a modernidade e a contemporaneidade representavam o enterro do livro, o que não aconteceu”, disse o ministro. Ele afirmou que é preciso que as pessoas sejam treinadas para a leitura e que esta prática seja intensa, prazerosa, sendo três os grandes agentes para que isso venha a ocorrer: a família, as escolas e as bibliotecas.
Segundo Juca Ferreira, o Brasil tem mazelas históricas, como as desigualdades sociais, a incapacidade de se relacionar com os recursos naturais de maneira responsável e outras. “Mas o país entra numa nova era, retoma o desenvolvimento, e o livro faz parte de uma série de procedimentos que o Brasil terá de realizar para retificar o projeto de desenvolvimento”, enfatizou.
Para o ministro, política só se realiza quando chega na ponta, ou seja, na sala de aula, na família, nas bibliotecas, nas comunidades. Aproveitou para enaltecer a “alta sensibilidade do Congresso para com os assuntos culturais, referindo-se à aprovação do Plano Nacional de Cultura junto à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e da PEC 150.
Novo portal na Internet
O Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Educação (MEC), Secretaria Executiva do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e Instituto Pró-Livro (IPL), que se reuniram para lançar o projeto A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais (PMLL e PELL). Com o projeto serão estimuladas a criação e a implantação de planos de livro e leitura nas localidades brasileiras, sendo este um dos objetivos do PNLL. Todo esse trabalho contará com os serviços de capacitação e assessoramento às prefeituras e secretarias de educação e de cultura do país.
Para tanto, um novo portal na Internet, intitulado Mais Livro e Mais Leitura, será inaugurado no dia 15 de outubro. O projeto do site foi apresentado aos participantes do Fórum. Para acessá-lo, será necessário entrar no endereço eletrônico do Plano Nacional do Livro e Leitura (http://www.pnll.gov.br/). Nele haverá várias seções, como as reservadas ao cadastro dos órgãos que aderirem ao projeto, notícias, experiências bem sucedidas, depoimentos, perguntas frequentes e outras. Também foi editado um guia para a elaboração e a implantação dos planos, os quais foram distribuídos aos participantes do fórum. A pulicação também estará disponibilizada no portal.
Presenças
Além do ministro Juca Ferreira, fizeram parte da mesa o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, representando o ministro Fernando Haddad; secretário executivo do PNLL, José Castilho; presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura, deputado Marcelo Almeida; deputado Ângelo Vanioni; vice-presidente do Instituto Pró-Livro, Jorge Yunes; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rodolfo Pinto da Luz..
Também prestigiaram a abertura do fórum a secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles; presidente do IPL, Sônia Jardim; diretor do Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos; diretor do Observatório do Livro e Leitura, Galeno Amorim; escritor Afonso Romando de Sant’Anna, educadores, secretários de educação e de cultura de todo o país e vários profissionais e especialistas da área.
“Hoje, 7 de outubro, é uma data histórica nesse processo de grandes conquistas que o Brasil teve com as políticas de livro e leitura”, disse José Castilho, que enalteceu a união do governo e da sociedade civil para a criação dos planos estaduais e municipais.
Jorge Yunes assinalou que a idéia do fórum é nobre, que o caminho a ser seguido é mesmo o da junção do governo e da sociedade.
André Lázaro disse ver com muito entusiasmo esse trabalho e que o país precisa de mais livros, mas com a presença sempre bem-vinda do prazer da leitura. Segundo ele, a separação dos ministérios ajudou no desenvolvimento das políticas em torno do livro e da leitura.
O deputado Marcelo Almeida expressou, de forma eufórica, a satisfação de presidir a Frente Parlamentar da Leitura e Ângelo Vanioni enfatizou a importância da leitura para o exercício do questionamento, do entendimento da realidade. “A cultura nos prepara para o futuro”, disse ele.
(Com informações de Gláucia Ribeiro Lira, da Comunicação Social do MinC e fotos de Bruno Peres)

Nenhum comentário: