Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lembrando de entrevista com Leo Castelli em Veneza

Leo Castelli e Roy Lichtenstein em foto no catálogo (cortesia de Gianfranco Gorgoni)
Reprodução
Com o catálogo recebido do I Mille Occhi - Festival Internacional de Cinema realizado entre 17 e 25 de setembro passado, em Trieste, na Itália, a observação de que o evento fez homenagem póstuma a Leo Castelli (nascido Leo Krauss - 04.09.1907-21.08.1999), que foi um dos mais importantes galeristas e marchands de arte americano.
Natural de Trieste, Leo Castelli manteve uma galeria de arte em Nova York, onde faleceu. Surrealismo, Expressionismo Abstrato, Neo-Dada, Pop Art, Op Art, Minimal Art, entre outros movimentos foram exibidos e propagados por ele.
Lembro que junto com o artista feirense Juraci Dórea tivemos contato com Leo Castelli, em Veneza, em julho de 1988, quando da XLIII Exposição Internacional de Arte - a Bienal de Veneza. Como se sabe, com sua obra aberta, de singularidade significativa em busca da afirmação de uma identidade brasileira e das raízes culturais, o projeto "Terra" de Juraci Dórea esteve exposto nos jardins de Veneza, entre 26 de junho e 25 de setembro daquele ano.
O encontro com Leo Castelli em um hotel veneziano foi para uma entrevista. Juraci Dórea questionando e Dimas Oliveira registrando em vídeo. Os artistas americanos Robert Rauschenberg e Jasper Johns, principalmente este, que também participava da Bienal de Veneza foram o foco principal da conversa, pois a obra deles sinalizava um distanciamento do Expressionismo Abstrato para a Pop Art.

Nenhum comentário: