Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Eu quero a minha parte no aquecimento global!"

Deu no "Blog Reinaldo Azevedo":

Sim, eu sei que sou ignorante nesses assuntos de aquecimento global - os especialistas da área sempre sabem tudo e operam com uma fabulosa precisão. Descartando-se os também cientistas que dizem que tudo não passa de discurso apocalíptico, restam 100% de certezas. Continuemos.
Quando eu era criança - nem faz tanto tempo assim -, o mundo estava prestes a entrar na era do gelo. Estão vendo a capa da Time, acima? É de janeiro de 1977. É, coleguinhas, uma nova era do gelo estava chegando. Não, não é uma capa inventada pela turma que nega o aquecimento global. Está aqui, no site da revista. O Estadão, naquele tempo, também dedicou uma página ao apocalipse do gelo.
Então… Embora pesasse aquela ameaça sobre nós, lembro-me do calor no Dia dos Professores, por exemplo. Dava sítio, dava praia, tudo muito quentinho e gostosinho. Nem consultei o termômetro, mas calculo que, na era do aquecimento global, deve estar fazendo uns 12, 13 graus em São Paulo. Frio úmido, sabem?, daquele bem chato.
Todo mundo tem direito a um aquecimentozinho global - até os ursos brancos. Pro Tio Rei, nadica! Só este frio filho da mãe! Sim, já ouço o alarido: “Ignorante! O que interessa é a temperatura média etc”. Sim, sei de tudo. O fato é que, estivesse fazendo o tal calor senegalês, os apocalípticos estariam dando plantão e anunciando o fim do mundo. Aliás, em São Paulo, a metáfora “calor senegalês” está engavetada faz tempo. Se é para exagerar, podemos falar em frio finlandês - ainda faz frio da Finlândia, ou é lá que devo buscar a minha réstia de sol?
Já li todos os diagnósticos e prognósticos atormentados sobre os efeitos do aquecimento global no regime de chuvas, o que explicaria a aguaceira no Sul e Sudeste etc e tal. E há quem diga que tudo isso é bobagem porque fatores climáticos outros, que estariam aí com ou sem a ação humana da terra, explicam o fenômeno. É… Na disputa intelectual entre os apocalípticos e os que apontam os exageros e chutes da turma, estou com estes. Não entendo nada de clima, mas, de lógica, eu entendo. E os apocalípticos do aquecimento, depois de muita explicação, acabam sempre implorando: “Acreditem na gente; vai acontecer”. Não acredito! É bem mais fácil acreditar em Deus. Que se note: não credito é na “nossa” culpa. Calorzinho a mais e calorzinho a menos, a cada período, parece mesmo fazer parte do jogo.
O mundo não vai acabar. Não por isso - se Obama for muito molenga com os facínoras, o risco é grande, mas não adianta controlar o pum dos carneiros nesse caso. O Nobel do “Al Bore” foi mesmo de quê? De ficção?
E lá vem chinelada. Vamos combinar: eu também quero reclamar do aquecimento global. Mas exijo fazê-lo de short e camiseta.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o artigo de Reinaldo e confesso que também não entendo como estamos nesse cenário do aquecimento global. De uma coisa tenho certeza, pelo sim, pelo não, todas as vezes que ligo o ar condicionado, penso no aquecimento global e até prometo(sempre e não cumpro) que "...amanhã, eu não ligo, só hoje" e por aí. Se fazemos a coisa certa, não sei, mas com certeza já pensamos no assunto...e Reinaldo também.