Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Discurso de saudação ao governador do Distrito 4390 de Rotary International

Na noite de quarta-feira, no salão da Fundação Jonathas Telles de Carvalho, o jantar que marcou a visita oficial do governador do Distrito 4390 de Rotary International Elder Silveira Sobral e sua esposa Célia, aos seis clubes de Rotary de Feira de Santana.
O discurso de saudação ao governador e esposa foi proferido pela companheira Yara Maria Portugal Lima e Cruz, presidente 2009-2010 do Rotary Clube Novo Horizonte.
Ela falou pelo clube que preside e pelo Rotary Club de Feira de Santana (presidente Gislene Neves Gomes); RC Feira Leste (presidente Silvio Gomes Schüffner); RC Olhos d'Água, (presidente Júlio Martins de Oliveira Neto); RC Nova Geração (presidente Maria Gorette Cerqueira); RC Subaé (presidente Rodrigo Inácio Novais Oliveira).
Veja a íntegra do discuro:
Ao ser escolhida para saudar o governador do nosso Distrito 4390, companheiro Elder Silveira Sobral e sua esposa Célia, em nome dos clubes de Rotary de Feira de Santana, senti-me honrada e grata aos companheiros pela confiança depositada em minha pessoa. Mas, ao mesmo tempo ansiosa: O que dizer para um governador que tanto conhece Rotary? O que trazer de novidade para alguém que tem uma história familiar rotária e que tantas contribuições têm dado em prol da causa rotária?
Discursos de saudação em Rotary sempre devem trazer mensagens de motivação para rotarianos e não rotarianos. Então, fiquei a pensar em que inspirar-me para saudar tão elevada personagem de nossa instituição? Vocês, companheiros Elder e Célia, representam aqui agora o nosso presidente do Rotary International, John Kenny e, como não poderia ser diferente pela própria essência da virtude dos ideais rotários, veio à nossa memória a grandeza e sabedoria de Paul Harris, fundador do Rotary, a primeira e a mais internacional das organizações de clubes de prestação de serviços integrada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, promovem alto padrão de ética profissional, bem como paz e compreensão mundial.
Paul Harris que através de seu exemplo de vida e legado impresso, tem vencido as barreiras do tempo, e nos convida a refletir, a informar, a motivar a consciencializar a todos sobre a verdadeira magnitude de Rotary.
Em um de seus escritos denominado "Esta Era Rotária", ele nos presenteia com a seguinte parábola: "O Elefante e os Seis Cegos".
"Seis cegos do Industão foram conhecer um elefante.
O primeiro dando de encontro ao lado do animal gritou: Valha-me Deus! Percebo que o elefante é tal qual uma parede. O segundo, encontrando o dente, ficou certo que o elefante é parecido com uma lança. O terceiro, agarrando-se à tromba que se retorcia, asseverou. O elefante é parecido com uma cobra. O quarto, esbarrando numa das grandes pernas disse: - o elefante é igual a uma árvore. O quinto, que acertou encostar a mão numa das orelhas, exclamou: esta maravilhosa alimária é parecidíssima com um leque! Finalmente o sexto, apoderando-se da cauda bamboleante, disse: O elefante é parecido com uma corda".
“E assim discutiam longamente esses homens do Industão, firme e insistentemente, cada um segundo o seu modo de pensar. Todos, porém
, enganados, apesar de cada qual ter certa dose de razão”.
Paul Harris nos ensina :
"Grande número de rotarianos se assemelha a estes seis cegos. Algum objetivo em particular, certa atividade especial ou ainda algum produto de Rotary os impressiona como sendo o mais importante, e certos disso exclamam: Isto é Rotary! Existem outros rotários que se interessam mais por determinadas atividades rotárias e não conseguem ver Rotary no seu conjunto. E continuam a perguntar: - O que é Rotary? E as percepções limitadas conduzem, geralmente, a conclusões desconexas, como foram as dos cegos a respeito do elefante”.
A parábola dos cegos nos remete à reflexão: O que é ver Rotary no seu conjunto? O que é ter conscencialização rotária? É o mesmo que ter uma visão holística do Rotary, ou seja, perceber Rotary no seu conjunto. Não ter consciencialização rotária é o mesmo que ter uma percepção limitada do Rotary. Tem uma percepção limitada do Rotary, quem acha que Rotary é apenas companheirismo, ou somente festa. Que é apenas sessão plenária, ou somente pagamento das mensalidades...
Tem uma visão holística do Rotary, quem conhece, compreende, propaga e luta por todo o bem que o Rotary faz no mundo. Por toda a defesa do meio ambiente, Por toda a união e companheirismo, Por toda a amizade, solidariedade, cooperação e harmonia que o Rotary semeia em toda a parte. Por toda a paz que o Rotary cria, não importa o país, a raça, a religião, a posição, nem a classe social de qualquer cidadão. Por toda a ética que nos ensina. Estes estão plenos de consciencialização rotária.
É um verdadeiro rotariano todo aquele que consegue sair de si mesmo e ir ao encontro do outro praticando a máxima rotária “Dar de si antes de pensar em si".
Porque "o Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características de Paul Harris, um ser humano de espírito elevado, sentimentos nobres e capacidade visionária".
Cabe a cada um de nós rotarianos aprendermos com Paul Harris, a transmitir os valores que elevam o rotariano ao patamar da consciencialização rotária, para que possamos assim, colocar em prática os ideais e objetivos do Rotary, em toda sua plenitude com a mesma intensidade com que Paul Harris o fez.
A grandiosidade do rotarianismo está no futuro, e não no passado. Esta é a manhã e não o entardecer do Rotary. Desde o nascimento do Rotary, o apelo por idéias penetrantes, conscientes e receptivas nunca foi tão insistente. A humanidade desperta cada vez mais para esse apelo e os líderes do futuro serão escolhidos entre aqueles que estiverem mais envolvidos com a ética e a filosofia do Rotary.
Que bom que o mundo possui milhares de bons rotarianos, de pessoas que estão sempre atentas às causas humanitárias e às necessidades dos menos favorecidos!
Que os rotarianos continuem sendo embaixadores da boa vontade, a ricos e pobres, a representantes de todas as raças e credos religiosos, e a membros de todos os partidos políticos; que continuem a disseminar tolerância, clemência, justiça, amabilidade, urbanidade e amizade aos habitantes deste mundo pequeno e aconchegante, o melhor pequeno mundo que conhecemos,
A vocês companheiros governador Elder e Célia, que estão neste momento sendo os embaixadores maiores de Rotary no Distrito 4390, os nossos cumprimentos pela brilhante gestão e por estarem levando avante e contagiando a todos com o lema o “Futuro de Rotary está em nossas mãos”.
Muito obrigada governador, Feira de Santana e os clubes de Rotary, se enaltecem com sua visita, nós rotarianos ficamos agradecidos e felizes por termos desfrutado de momentos tão agradáveis com pessoas tão simpáticas como vocês.
Que Deus os abençoe e continue protegendo-os nesta bela jornada pois, o FUTURO DO ROTARY E DO MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!
Feliz regresso! Muito Obrigada.

Nenhum comentário: