Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Maradona mostra amor à causa..."

De Tasso Franco, no "Bahia Já":
1. O entusiasmo de Maradona ao vencer a seleção do Uruguai e classificar a Argentina para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, repetição alongada do mesmo amor à camisa e a Pátria no jogo contra o Peru, revelam uma diferença enorme entre Maradona e Dunga, o técnico do Brasil. Há de se dizer que, cada qual tem seu estilo, e, de fato isso é verdade, mas conta muito para uma Copa essa atitude do técnico argentino.
2. Aliás, pode se dizer tudo de Maradona, inclusive que foi cheirador de coca, viciado e outros bichos mais, mas, quando o assunto é a sua Argentina já vimos ele gordo e parecendo caído sem camisa girando a camisa da sua seleção, gritando, berrando, dando declarações vinculadas ao patriotismo e isso falta ao nosso técnico e até mesmo aos jogadores da seleção brasileira.
3. A Copa não é só uma competição esportiva. Existem vários outros fatores e o Brasil sabe disso porque já conquistou várias delas. No momento em que vacilou, no momento em que perdeu o amor à causa, perdeu.
4. Hoje, infelizmente, vemos a seleção com esse mesmo perfil com jogadores deslumbrados, outros apenas regulares como Daniel Alves que está sendo colocado na condição de craque, e um técnico que não vibra, não gesticula, não mexe no time quando deveria fazê-lo, impassível na beira do gramado esperando que o talento brasileiro resolva.
5. Então voltemos a Maradona porque a Argentina além de ter um time competitivo tem um técnico com esse quilate. E, ao contrário do que se supõe, amado na Argentina. Se alguém que esteja lendo esse comentário já teve oportunidade de ir a Buenos Aires pode constatar que Maradona é um ídolo e sua marca (poster, camisa, bonecos, flâmulas etc) é vendida em todos os pontos da cidade, em bancas de jornais, lojas e livrarias.
6. Agora, chegue em São Paulo, Rio ou Salvador e procure comprar um poster de Pelé numa banca de revista, uma caricatura do rei do futebol. Não encontra. E veja que Pelé é considerado um dos melhores jogadores de futebol desde que os ingleses inventaram esse esporte.
7. Por que isso? O Brasil não cultiva seus ídolos? Sim. O problema é que Pelé ficou distante, muito comercial, e tudo que ele fala sempre tem um merchandising no meio e isso é um horror. Você já viu Pelé vibrando pela seleção no estilo Maradona? Nunca. Tudo nele é contido, avaliado, e acaba soando como falso ainda que não seja.
8. Portanto, ou o Brasil abre o olho, sai do sapato alto e tem amor a camisa, amor a Pátria, ou babau. Não leva nada na África do Sul.

Um comentário:

Unknown disse...

Hum...nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Maradona simplesmente não me é simpático, nunca foi, por isso vou devagar. Mas Tasso tem razão, no que tange à falta de garra de nossos jogadores. Não entendo de futebol, com certeza, mas entendo de alegria e vontade de vencer. Felipão e Zagallo nesta hora, fazem muita falta. Tá insosso. Podem até ganhar, mas não vejo aquele clima de festa. Dunga que já vibrou tanto como jogador, agora parece que faz apenas cumprir sua obrigação de técnico. Tá chato mesmo.