Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vitória da Conquista volta seu olhar para a produção e discussão audiovisual


Em 2004, começou a ser concretizado um antigo sonho da terra de Glauber Rocha: ser palco de um evento consagrado em que o cinema é a estrela principal. Vitória da Conquista se inseria no circuito nacional de mostras e festivais audiovisuais, com a Mostra Cinema Conquista: "Um Olhar Para o Novo Cinema". Este ano, o evento chega à sua quinta edição, entre 6 e 11 de outubro, trazendo para o público algumas das mais importantes produções do audiovisual feitas no Brasil e no mundo, além de importantes discussões dos mais variados temas ligados ao cinema e ao audiovisual.
As edições anteriores obtiveram grande sucesso, graças à rica e renovadora produção exibida, aos renomados convidados que o evento já recebeu, como cineastas, atores, produtores, realizadores, pesquisadores e pensadores do cinema brasileiro, além da grande aceitação do público em prestigiar o evento e multiplicar seus olhares e leituras.
Com sessões no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e em praças públicas, o evento exibirá 15 longas-metragens (cinco internacionais e dez nacionais), além de 28 curtas-metragens e 12 vídeos baianos, num total de 55 produções audiovisuais.
Já as discussões, este ano giram em torno do tema "Cinema e Audiovisual no Brasil: Alternativas de Produção e Difusão", num seminário promovido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre os dias 7 e 9 de outubro. Paralela a essa atividade, haverá também a realização de oficinas, curso, lançamentos de livros e exposições. Toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público.
"O Homem da Montanha"
A Mostra terá como homenageado o cineasta, roteirista, jornalista e escritor baiano Orlando Senna. Um dos mais intensos realizadores do cinema da Bahia, desde a configuração do Cinema Novo, nos anos 60, Orlando sempre lutou pela viabilização do audiovisual brasileiro e pelas políticas de incentivo, passando pela agitação cultural do Tropicalismo e enveredando pelos caminhos do Cinema Marginal.
Entre 2003 e 2007, Orlando Senna se destacou como secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Entre as suas iniciativas, estão o chamado à rearticulação do cineclubismo brasileiro e a idealização da Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav), com o intuito de regulamentar as políticas públicas para o setor audiovisual, além de garantir o acesso do público às produções regionais de cinema e televisão. Depois dessa gestão, foi ainda diretor-geral da TV Brasil.
Como parte da homenagem, serão exibidos, na programação do Centro de Cultura, quatro filmes do cineasta, dois longas e dois curtas-metragens. Durante o seminário, que contará com uma conferência de abertura do próprio Orlando, serão lançados dois livros escritos por ele, além de sua biografia, assinada pelo jornalista Hermes Leal, intitulada "O Homem da Montanha". Será montada também uma instalação artística sobre o homenageado.
Realização
A mostra é uma realização da Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Uesb, pelo Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, com a correalização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista. A Mostra Cinema Conquista - Ano 5 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, por meio do Fundo Nacional da Cultura, e o Governo do Estado da Bahia - secretarias da Fazenda e da Cultura, por meio do Fundo de Cultura da Bahia.
(Com informações da Assessoria de Imprensa Mostra Cinema Conquista 2009, Agência vOceve Multicomunicação)

2 comentários:

Alaíde disse...

''Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Uesb''

Ate que enfim elogiou uma Prefeitura do PT :]

Anônimo disse...

MUITO BOA A INICIATIVA DE v. DA CONQUISTA... ALIÁS ESTA É UMA CIDADE QUE SEMPRE FOMENTOU A CULTURA E ISSO NÃO SE DEVE A NENHUMA ADMINISTRAÇÃO, PETISTA MUITO MENOS...