Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Seminário na FTC discute atenção ao paciente com AVC

A pessoa que sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame, requer cuidados especiais, desde acompanhamento neurológico e tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia a orientações nutricionais. É para discutir esse atendimento que profissionais e estudantes de diversas especialidades estarão reunidos nesta sexta-feira, 18, e no sábado, 19, na FTC Feira, no Seminário Multiprofissional na Atenção ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A promoção é do Colegiado de Enfermagem, em parceria com o Serviço de Saúde da faculdade. Segundo a enfermeiranda Edna Vieira, coordenadora do evento, o objetivo é agregar teorias e conhecimentos à prática de ações voltadas para os portadores de AVC. Ela lembra que trata-se de uma patologia que provoca complicações neurológicas e sequelas que na maioria das vezes são irreversíveis, a exemplo da dificuldade de mobilidade e de comunicação oral.
A abertura do evento, na noite, será feita pelo neurologista Cleanto Lacerda, que vai falar sobre o tema “AVC: Avanços e Retrocessos”. Ele é graduado pela Faculdade Federal da Paraíba, tem residência médica em Neurologia e Neurocirurgia pela Faculdade de Brasília e integra o corpo docente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
No sábado, a programação terá início às 8h30, com palestra do enfermeiro Sebastião Edmilson Teixeira Oliveira, graduado, pós-graduando em UTI Adulto e professor da FTC Feira, sobre “Sistematização de Enfermagem em Paciente Portador de AVC”. Logo depois será a vez da fonoaudióloga Jaqueline Oliveira falar sobre “Atuação Fonoaudiológica em Paciente com AVC”. Ela é pós-graduada em Disfagia e Motricidade Oral.
Ainda pela manhã haverá mais duas palestras. A nutricionista Izana Rios Cunha, formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), pós-graduada em Nutrição Clínica e Terapêutica Nutricional e professora da FTC, falará sobre “A Terapia Nutricional em Paciente Portador de AVC”. Já a assistente social Maria Elza Machado, pós-graduanda em Saúde Pública abordará o tema “A Importância do Cuidar em Paciente Com AVC”.
A programação prosseguirá à tarde, com palestra sobre “A Humanização no Cuidar em Paciente Portador de AVC”, com a enfermeira do Samu Leonídia Umbelina, que tem pós-graduação em Emergência. “Fisioterapia em Paciente Portador de AVC” é o tema que será tratado pela fisioterapeuta Josiene Alves Lemos, graduada pela Universidade de Uberlândia (MG), pós-graduada em Fisioterapia Pediátrica e Psicomotricidade.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação, FTC/FSA)

Nenhum comentário: