Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 13 de setembro de 2009

Secopa: “Companheiros” X Povo

Por Tiago Martins *

O Governo Estadual afirma não ter recursos para contratar novos policiais, inclusive não nomeando os atuais delegados já concursados, e deixando dezenas de cidades baianas sem nenhum delegado. Os dados deste ano mostram que menos de 10% do orçamento estadual foi investido na segurança, e sem recursos não se pode implantar melhorias no setor, o que acaba gerando esse verdadeiro clima de terror e insegurança atual. O Estado da Bahia diz também não ter orçamento para tirar a “Saúde da UTI” e nem “alfabetizar o povo carente”.
Porém para contemplar os ‘companheiros’ em cargos públicos não existe crise! Mesmo o Estado da Bahia tendo uma Secretaria de Esportes atualmente comandada por Nilton Vasconcelos Jr. (PC do B), o governador criou através de decreto a Secretaria Para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e nomeou para o cargo principal Ney Campelo, também do PC do B. Que a Copa do Mundo é um evento que merece uma atenção especial ninguém se contrapõe; agora, se criar uma nova Secretaria Extraordinária para isso, quando a equipe econômica do Estado afirma que a crise obriga com que o Estado realize uma contenção de custos, nos parece ser um disparate, sem qualquer sentido de lógica administrativa!
Uma nova secretaria significa forçosamente a criação de uma nova estrutura, com a criação de outros cargos hierarquicamente inferiores, a saber: superintendentes, diretores, coordenadores, assessores, pessoal do gabinete, motoristas, enfim uma gama de subalternos, todos eles ocupantes de cargos burocráticos e estratégicos de todo o órgão recém criado, pois não é crível que se crie uma Secretaria Extraordinária para funcionar exclusivamente com um secretário.
Se a questão era recolocar na máquina publica estadual mais um "companheiro" do PC do B, que deixou a pouco a Secretaria de Educação de Salvador, porque não se criar uma Assessoria Especial do Governador para acomodar o “companheiro comunista”? Essa Assessoria, no mínimo, dividiria com a Prefeitura, que também tem um "assessor da Copa", as tarefas de articular os assuntos do evento da Copa 2014. No particular, a Prefeitura Municipal de Salvador nos pareceu ser mais sensata, em que pese ter acomodado o representante do PPS, seu ex-crítico e adversário político.
Deve ser lembrado que o próprio PC do B, anteriormente, havia se posicionado contrário à criação da Secopa, por acreditar que essa nova Secretaria poderia esvaziar a Secretaria de Esportes. Porém ao ser notificado que o titular da pasta seria outro membro do próprio partido, mudou o discurso e passou a apoiar a iniciativa do Executivo.
Nessa linha de raciocínio não mais me surpreenderia a criação de uma “Secretaria Para Turistas na Bahia Durante a Copa” para gerir as atividades especificas do Turismo durante a Copa do Mundo de 2014, sob a chancela administrativa do PSB, partido que já comanda a Secretaria de Turismo, e a “Secretaria de Preservação do Verde dos Gramados” para assessorar a Secretaria Meio Ambiente, que atualmente é comandada pelo PV. E porque não? Assim outros "companheiros" seriam contemplados, e não se falaria mais em novos investimentos para Segurança, Saúde, Educação, Habitação... e outros setores menos expressivos politicamente, não é mesmo governador?

* Tiago Martins é pedagogo, presidente da Associação de Ex-Alunos da Famettig e secretário geral da Aliança Nacional da Juventude.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Tiago!! Sua análise é bastante pertinente e contundente. De fato, Wagarezza está criando mais uma forma de se aproveitar dos recursos públicos em tempos de crise MUNDIAL... e de olvidar as áreas mais importantes: segurança pública, saúde e educação!!! Essas sim deveriam receber investimentos pesados pois beneficiam toda uma nação...é só observar o sucesso q a administração japonesa tem com o seu investimento pesado nessas mencionadas áreas. Não precisamos sermos administradores para sabermos que todo planejamento e contenção de GASTOS DESNECESSÁRIOS é de bom alvitre.

Que bom que todos os baianos estão exergando a verdadeira face desse governo inoperante e fraco, movido ao bel prazer dos interesses políticos com fins eleitoreiros... como dizem os Titãs: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte".

Eles acham q vão conquistar votos ao criar essa nova secretaria pq sabem q a mioria do povo brasileiro se deixa levar pela utopia das copas mundiais, qdo essas servem ao propósito político de "hipnotizar" os povos enquanto os dirigentes de países elaboram seus pacotes econômicos e etc...

Um roubo por debaixo dos panos ... e quem paga é justamente o povão que trabalha, sua e se dedica a esses festivais esportivos... (aqui não faço nem a apologia do governo Wagner muito menos da politicagem e dos interesses escusos que movem o futebol mundial...).

Unknown disse...

EXCELENTE ARTIGO! Parabéns... Infelizmente é isso que o PT esta fazendo com a administração da Bahia... LOTEANDO... São 02 lotes para o PP; 02 lotes para PCdoB; 01 lote para o PDT; e por ai vai! Muito bem lembrado: uma vez que o PCdoB ganhou outro lote do PT, provavelmente o PV e PSB também vão querer ampliar seus espaços no governo Wagner e para garantir uma reeleição vale mais apenas satisfazer os “companheiros” do que investir em “SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO... e outros setores”! Perfeita observação...
Atenciosamente, Paulo Sergio.

Anônimo disse...

Parabéns,Tiago, pelo excelente artigo! Como sempre, é o povo trabalhador e pagador de impostos o mais lesado. Depois que esses petistas chegaram ao poder, as roubalheiras e falcatruas ultrapassaram todos os limtes. Nunca se abusou tanto da grana pública; público e privado prá eles é a mesma coisa.Tudo é válido. Desta vez, também acho que o povo deverá estar mais consciente.Tomara! Mariana

Unknown disse...

Ao Dimas Oliveira e equipe do Blog Demais,

Quero parabenizar vocês pelo artigo sobre o SECOPA. Muito boa visão e criticidade! Espero que nossos irmãos baianos estejam atentos a esse fato e possam responder a esses desmandos e aos cabides de empregos em outubro de 2010. É fácil fazer um político trabalha... Basta não reelegê-los.
Só espero que nosso governador não queira realmente criar a “Secretaria Para Turistas na Bahia Durante a Copa” e a “Secretaria de Preservação do Verde dos Gramados” para deixar o PSB e PV com duas secretarias, se igualando ao PCdoB e PP.
Grande Abraço,
Vitor Bastos

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo critico, realmente foi uma análise é bastante pertinente e realista! Sem dúvida a SECOPA chegou para acalmar o PCdoB em relação as DUAS Secretarias do PP. Agora o placar está empatado PCdoB 2 X 2 PP. Espero que realmente o PSB, PV, PDT não queiram empatar nesse placar também... Isso não é mais um cabide de emprego... É o armário completo!
Atenciosamente,
Jorge Carvalho

Anônimo disse...

Que absurdo.... que vergonha... será que não podemos denunciar este estado de coisas de uma forma mais enfática??? Não dá para ficar assistindo a toda essa "novela latina" de forma passiva... temo que tomar uma atitude e já...

Anônimo disse...

Oposição contra contas de Wagner

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) anunciou nesta segunda-feira (14) que votará pela rejeição das contas do governo do Estado, referentes a 2007. O documento será apreciado na Comissão de Finanças e Orçamento nesta terça (15), a partir das 9h. “O TCE (Tribunal de Contas do Estado), ano passado, aprovou as contas com ressalvas, como recomendou o conselheiro Zilton Rocha. Foram essas ressalvas que levaram, neste ano, o conselheiro Pedro Lino a pedir a rejeição das contas do governo relativas a 2008, ou seja, o segundo ano de governo de Wagner. Isso porque aquelas ressalvas não foram sanadas. Mas o relatório de Pedro Lino foi rejeitado porque o TCE optou por um julgamento político. Porque todo mundo está vendo o rombo nas finanças do estado, que está prestes a ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que gasta mais com pessoal do que o que arrecada”, justificou o membro do colegiado, deputado Carlos Gaban (DEM). Como o governo tem ampla maioria na Casa, a ala contrária deve fazer muito ruído, mas a aprovação deve ser confirmada.

(Evilásio Júnior)