Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Paulo Souto e "a frustração da população com o atual governo"

O site "Jornal Feira Hoje" veiculou a última parte de entrevista com o ex-governador Paulo Souto, presidente do Democratas na Bahia. Veja trechos:
A deputada Eliana Boaventura rompeu a ligação que mantinha com o DEM e ingressa na base de apoio do Estado. O que o senhor tem a dizer sobre a tomada de posição de sua ex-aliada?
Não quero fazer nenhuma análise do ponto de vista ideológico. Há muito tempo que ela estava vinculada ao grupo, mas neste momento resolveu mudar. Esqueceu a parte mais recente da história política, mas este é um problema da deputada. Entendo que ela tem toda a liberdade a tomar o rumo que quiser, afinal há uma cultura política em nosso país de adesão. Eu desejo que ela seja feliz na sua nova investida política.
A deputada vem tentando cooptar diversas lideranças do DEM oferecendo cargos no governo da Bahia. O senhor na qualidade de presidente do partido, como avalia esta postura adotada por ela?
Infelizmente esta é uma cultura que esta sendo estimulada pelo Governo do Estado. Vou citar como exemplo caso ocorrido recentemente, a substituição de três secretários em que durante 15 dias houve uma grande discussão para saber qual eram os partidos que vão reivindicar as secretarias. Ao longo de todo este tempo, não houve uma discussão mínima e nem a preocupação de se buscar quadros para ocupar as novas funções. Não houve adequação dos currículos dos candidatos para ocupar as pastas. O que se percebeu é que o governo estava preocupado em satisfazer uma ala do PP, PR e outros partidos. O mais preocupante é que recentemente foi feita uma reforma e outra já está marcada para o final de março e início de abril, quando nove secretários vão se desincompatibilizar de seus respectivos cargos para se candidatarem. A pergunta é: há alguma gestão que suporte isso? Não é possível se governar desta forma, eles não estão pensando na educação, na segurança pública, na saúde, etc. Só estão pensando em 2010, as demandas do povo ninguém do governo está pensando nisso.
A deputada com este jogo político vai fazer oposição ao seu grupo em 2010. Como o senhor avalia esta defecção, o Democratas estão sendo esvaziado por uma falta de discurso que contemple os despossuídos socialmente ou as pessoas estão mudando porque a única forma que conhece de fazer política é através do fisiologismo e clientelismo?
Eu não quero fazer observações de natureza pessoal, mas está evidente que não há nada de ideológico, eles estão apenas se associando ao governo para buscarem este tipo de apoio. Não estou falando isso por qualquer tipo de mágoa, sempre tive um bom relacionamento pessoal com o deputado Jairo Carneiro, mas só posso analisar dessa forma, essas mudanças.
O seu partido está pedindo a cassação do mandato de Jairo Carneiro por prática de infidelidade partidária, ou não?
O pedido de desfiliação dele foi encaminhado, como não poderia deixar de ser, à Executiva Nacional que está apreciando a questão e vai deliberar sobre isso (Obs.: O Democratas (DEM) recorreu na terça-feira, 1º, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reaver o mandato do deputado federal Jairo Carneiro).
Não é obrigação dos partidos defenderem a identidade ideológica de seus membros e quando estes trocam, com um mandato em mãos, de um partido para outro, eles não estão praticando estelionato eleitoral, já que os políticos foram eleitos para defender um conceito ideológico?
O partido deve sobretudo cumprir a lei e defender os seus interesses. Acredito que o Democratas vai fazer isso, caracterizado que estar o problema típico de infidelidade partidária.
O governo Wagner atraiu para a sua base de apoio o PDT e PP. O senhor pretende disputar a eleição de 2010 com o apoio de quem?
Temos alianças costuradas com o PSDB que vai ter um candidato forte para disputar a presidência da república. Estamos mantendo entendimentos com o PPS, PR e com outros partidos menores.
A presidência de Sarney no Senado não traz uma mancha no processo democrático brasileiro?
Essa situação no Senado está intolerável e o presidente da República influenciou bastante para que os problemas fossem esquecidos. O sentimento da população é de desaprovação.
Caso eleito o que o senhor faria diferente do que não fez durante os seus oito anos de mandato?
Eu não posso falar como candidato, isso só vai ser possível depois das convenções. O que me levou a aceitar a possibilidade de concorrer ao cargo de governador é o sentimento majoritário da população do estado de frustração com o governo atual, o que abriu a possibilidade de uma candidatura de oposição.

2 comentários:

Anônimo disse...

realmente estamos hiper frustrados com o J. Wagarezza... ele consegue a proeza de ser pior do que Waldir Pires foi... afff!!!

Anônimo disse...

Nada mais a comentar;Paulo Souto disse tudo.Agora, sem pensar em chapa puro sangue,vai ser mais fácil,até porque JWagner foi muito além do que o povo pode suportar.Mariana