Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

José Ronaldo palestra na Unef sobre gestão pública

Abrindo a VI Semana do Administrador, promovida pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), na noite de terça-feira, 8, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que o principal foco da gestão pública é a “melhoria constante dos serviços públicos para atender bem o cidadão". Durante cerca de 45 minutos, ele falou sobre os diversos aspectos da administração pública e depois respondeu perguntas formuladas pela platéia formada por estudantes, professores e profissionais da área.
Em tom didático, o ex-prefeito fez breve referência às diferenças entre a administração pública e privada, destacando que a segunda tem como meta a otimização empresarial e, naturalmente, o lucro. Segundo José Ronaldo, a primeira é mais cobrada porque a intensidade social é muito mais extensa. “O serviço público não tem clientes, tem cidadãos, com quem mantém uma relação intrínseca durante todo tempo”, destacou.
Os clientes, conforme observou, têm à disposição o Código de Defesa do Consumidor, enquanto o cidadão, diante da administração pública, dispõe da Constituição e leis complementares. Frisou que a administração, conforme prevê a legislação, deve obedecer alguns critérios, como moralidade, impessoalidade, legalidade, responsabilidade e, acima de tudo, a defesa dos interesses públicos prevalecendo diante dos particulares.
ÊXITO DA EQUIPE
O ex-prefeito elogiou os mecanismos hoje em vigor que permitem ao cidadão acompanhar e fiscalizar com maior eficiência o trabalho dos gestores públicos, como a imprensa, o Ministério Público Estadual e Federal. A atuação do cidadão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, conforme avaliou, é uma das mais eficientes ferramentas para melhoria dos serviços públicos e correta aplicação do dinheiro do povo.
Destacou, ainda, o planejamento das ações do governo e sua compatibilidade com o orçamento, que deve ser elaborado em parceria com a sociedade, com manifestações populares feitas em audiências públicas, palestras, reuniões em escolas, associações comunitárias. Disse que o respeito ao orçamento é fundamental para o sucesso da administração pública.
“Se a minha administração teve sucesso em Feira de Santana o mérito é da equipe competente que foi montada e, principalmente, do planejamento das ações. Todas as obras somente foram licitadas quando os recursos já estavam assegurados. Com isso, os pagamentos foram feitos em dia, atraindo a concorrência e reduzindo os custos”, revelou.
Depois da palestra, por mais de 30 minutos, em tom bastante descontraído, o ex-prefeito respondeu perguntas da platéia, ilustrando com casos interessantes ocorridos durante a sua trajetória política, desde a eleição para vereador, em 1982, com quase cinco mil votos, até a última gestão como prefeito, encerrada em dezembro do ano passado.
(Com informações do site de José Ronaldo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Deve ter sido uma bela palestra,pelo que pude deduzir de seu texto,Dimas.Ele deveria fazer esta mesma palestra prá muitos gestores públicos pelo estado e principalmente para alguns gestores de primeira viagem,como aquele amigo do "cara".Tem muita gente por aí,acabando com o patrimônio maior de uma cidade, do estado e do próprio país,que é a esperança do cidadão. Acho que quase ninguém,hoje,pensa ser possível ver ainda, um gestor que pense no povo,de verdade. Além do fator "incompetência" de alguns, ainda há essa associação que se faz do político às falcatruas e ao enriquecimento ilícito. Tenho que admitir que a internet veio colaborar e muito prá que possamos saber sobre os bons trabalhos ou não de nossos gestores; ter a transparência de seus atos é ótimo.Mariana

Anônimo disse...

José Ronaldo é um excelente professor, administrador, prefeito, orador e com certeza GOVERNADOR!!!