Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Insegurança pública do Estado da Bahia


Por Tiago Martins

Como já não bastassem as ocorrências diárias de roubos, furtos, homicídios, entre outros crimes que ocorrem na Bahia, atualmente a capital do Estado vem sofrendo atentados criminosos e violentos nas ruas da cidade. A Polícia não é mais respeitada (e nem temida) pela marginalidade, que vem orquestrando ataques a módulos policiais, pelo terceiro dia consecutivo, em vários pontos de Salvador e (Vasco da Gama, Engenho Velho da Federação, Ribeira, Valéria, Uruguai, Areia Branca), e Região Metropolitana (Lauro de Freitas, entre outros).
Sem dúvida, a cidade de Salvador e seus cidadãos estão acuados pela bandidagem que, para demonstrar sua força, iniciou além de ataques aos módulos policiais, em diversos pontos da cidade, massacres em instituições estaduais, a exemplo da loja da Cesta do Povo do Alto de Coutos, além de promoverem verdadeiro terror urbano incendiando diversos ônibus que servem a população soteropolitana.
Diante do caos que vivemos a grande questão é: quando a ordem pública será restabelecida? Porque o governo estadual enfrenta o fato como uma questão política e não de segurança pública? Qual a verdadeira intenção do Governo do Estado que ao invés de equipar, treinar e aperfeiçoar as policiais estaduais, mantém sua preocupação em colocar na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública um seu aliado político (da base governista), em detrimento daquele que procurava alertar o Estado com debates sérios e atividades voltadas para demonstrar a deficiência da política governamental de segurança publica? Tal fato incomodava o bastante para que o Palácio de Ondina realizasse manobras para substituição do ex-presidente da Comissão, com medo de expor as entranhas do desgoverno? São questões que merecem a reflexão de todos os baianos, pois pior é o cidadão comum presenciar todo esse caos na segurança publica baiana e ouvir o chefe do Poder Executivo Estadual afirmar em entrevista radiofônica que a sua pseudo oposição está fazendo "muita pirotecnia" com a realidade dos fatos. Será que nosso governador não possui um assessor capaz de informá-lo que esses estampidos não são de fogos de artifícios, e sim tiros de armas de fogo? Tiros esses que já alvejaram policiais militares em seus postos de serviço e cidadãos comuns que por infelicidade acabaram passando pelos locais atacados pelos marginais.
Se realmente o governador acredita que a questão da Segurança Pública no Estado da Bahia está sob controle, não sendo necessário solicitação de ajuda à “Força Nacional de Segurança”, deveria ele então ceder o efetivo da Casa Militar para reforçar o policiamento ostensivo das ruas da nossa cidade e desfilar pela noite tranquilamente na companhia da primeira-dama, como prova de que nada de anormal estava acontecendo. Será que a sua coragem chegaria a essa patamar? Com a palavra Sua Excelência, dirigente-mor do Estado!


* Tiago Martins é pedagogo, presidente da Associação de Antigos Alunos das Faculdades Integradas Olga Mettig e secretário geral da Aliança Nacional da Juventude
Contato: tiagopineiromartins@hotmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

muito bem Tiago martins!

Unknown disse...

Parabéns pelo comentario! Vale lembrar que nessa Wagareza de governo VIOLENCIA também se escreve com "W" de WAGNER.
Em 2010 vamos acabar com essa WIOLENCIA!

Fabiana Andrade disse...

A violência só tem piorado. Somos vítimas do descaso do governo que rouba, corrompe, trafica e muito mais outras sem-vergonhices piores do que as cometidas pelos marginais.
Cadê o nosso dinheiro?

Unknown disse...

PARABÉNS PELO ARTIGO!
Quero só lembrar que "muita pirotecnia" é o Governo da Bahia ter um Secretario Estadual de Esportes (Nilton Vasconcelos do PC do B) e agora ter um Secretario da Copa! Esse povo faz tudo para conseguir um emprego para os "companheiros" até porque Ney Campelo do PC do B está sem nenhum cargo publico desde que deixou a Secretaria de Educação de Salvador.
AO INVES DE GASTAR COM CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS... WAGNER DEVERIA INVESTIR NA SEGURANÇA!

Anônimo disse...

Muito bom o comentário de Tiago Martins...e esse governador já vinha sendo avisado sobre o aumento da criminalidade e nunca fez nada prá melhorar aquele quadro de violência que já não era pouca coisa,a um ano.Parabéns pelo comentário,Tiago! Mariana

Anônimo disse...

Lembram do capitão Tadeu q desde 2007 já antecipava esse caos e violência?? Deu nisso... ninguém deu-lhe ouvidos...