Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Eixo Bolivariano quer esmagar a imprensa livre"

Deu no "Ex-Blog do Cesar Maia", a partir do jornal "El País", edição de 7 de setembro:
O assédio contra a mídia se agrava na Venezuela, Equador, Bolívia e Nicarágua: a censura e as ameaças a jornalistas disparam o alarme na região. “Medidas estão sendo tomadas para asfixiar a imprensa”, diz o presidente da SIP. A alergia de Evo Morales a jornalistas é compartilhada por seus aliados bolivarianos. Nesse sábado, o governo venezuelano anunciou o fechamento de 29 emissoras de rádio - que se somaram às 34 já fechadas em agosto - e novas sanções contra a assediada Globovisión. Também o canal equatoriano Teleamazonas e várias rádios também poderão ter os dias contados se for adiante o cancelamento de licenças exigido no último domingo pelo presidente Rafael Correa. E em Manágua, Daniel Ortega atacou novamente os jornalistas no domingo, acusando-os de servir "aos inimigos do povo".
2. A SIP, que reúne 1.300 publicações do continente, deu voz de alarme. "Nos últimos três anos está se impondo um padrão de assédio sistemático aos meios de comunicação independentes na Venezuela, Equador, Bolívia, Nicarágua e, em menor grau, na Argentina", explica de Bogotá Enrique Santos, presidente da SIP. "Os presidentes empregam contra eles uma linguagem agressiva e beligerante. Tudo isso acompanhado de medidas específicas para asfixiá-los”. O preocupante com Hugo Chávez e seus aliados, insiste a SIP, é que embarcaram em uma ofensiva de Estado contra a liberdade de expressão.
3. As ações empreendidas pelos mandatários bolivarianos vão muito além dos atritos tradicionais entre o poder e a mídia, e apontam para uma estratégia de controle da informação e limitação da liberdade de imprensa. Uma estratégia que repete o mesmo esquema: começa com insultos e desqualificações, segue com agressões físicas por parte de grupos de choque governistas, assédio judicial, medidas de asfixia (como a distribuição de pautas publicitárias ou impostos no Equador), e o fechamento de meios de comunicação. Simultaneamente, esses governos, estão formando poderosas redes de imprensa com fundos públicos para usá-las como aparato de propaganda.

Um comentário:

Anônimo disse...

O daqui deve estar se coçando de vontade de imitar o índio pidão e oportunista. Toda a atenção ao assunto...Mariana