Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uefs comemora centenário de Eurico Alves Boaventura com Colóquio Internacional

A Universidade Estadual de Feira deSantana (Uefs) e o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) marcam o centenário do poeta baiano Eurico Alves Boaventura realizando, em 29 deste mês, o Colóquio Internacional Eurico Alves Boaventura: "História, Poesia, Sertão". O evento inclui conferências, exposição de fotos e poemas, além de mesas redondas. Conta com o apoio cultural da Fapesb, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Boulevard Shopping e Serviço Social d Comério (Sesc).

Maria Eugenia Boaventura, professora titular de Literatura Brasileira na Unicamp (SP) e filha de Eurico fará a conferência de abertura. Ela falará às 19 horas, no Teatro do Cuca, seguido-se exposição comemorativa no Museu Regional de Arte, com curadoria de Selma Soares Oliveira e Antonio Augusto Boaventura.
As atividades prosseguem no anfiteatro módulo II da Uefs, dia 30, pela manhã, com a conferência “De Paisagens e Afetos na Poesia de Eurico Alves Boaventura”, a ser proferida pela professora Rita Olivieri Godet. Rita é professora titular da Universidade de Rennes 2, França e diretora do Departamento de Português. De origem brasileira, foi professora de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana. Ainda nesse dia, serão realizadas mesas redondas sobre “Narrativas da Cidade”, “Religiosidade e Etnicidade”, “Imagens e Visibilidade do Sertão”.
No dia 31 o evento inclui a conferência da professora Jerusa Pires Ferreira, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Alemanha. Feirense de nascimento, Jerusa é Livre Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-SP), e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC (SP). À tarde, mesas redondas vão debater temas como “Estratégias de Fixação da Memória”, e “Imagens em Movimento: Roteiros e Diálogos do sertão”.
A conferência de encerramento será com o escritor Antonio Torres, que falará sobre “Eurico em Alagoinhas: Uma Temporada de Luz e Sombra”. Torres é considerado a maior vocação de romancista surgida na Bahia depois da geração de Jorge Amado e Adonias Filho.
Acervo
Bacharel em Direito, Eurico Alves Boaventura (1909-2009), foi um dos principais poetas do grupo modernista baiano surgido em torno da revista "Arco & Flexa". Colaborou em vários periódicos de Salvador e do Nordeste. Deixou muitos textos inéditos, alguns deles publicados postumamente, como "Fidalgos e Vaqueiros" (Universidade Federal da Bahia– 1989). "Poesias (Fundação Cultural do Estado da Bahia - 1991).
No Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, está implantando o Memorial Eurico Alves Boaventura, com a obra e o acervo do escritorfeirense, doados pela viúva Maria Luiza e filhos.
Os interessados em participar do evento, poderão inscrever-se gratuitamente até esta exta-feira, 24, na direção do Cuca e no módulo II da Uefs.
(Com informações de Socorro Pitombo, Assessoria Cuca/Uefs)

Nenhum comentário: