Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Livro sobre a obra de João Ubaldo será lançado no Cuca dia 31

Depois de ter sido lançado com sucesso na França, o livro "Construções Identitárias na Obra de João Ubaldo Ribeiro", da professora RitaOlivieri - Godet terá lançamento também no Brasil, mais precisamente em Feira de Santana. O evento está agendado para as 20 horas do dia 31 deste mês, no Foyer do Teatro do Centro Universitário de Cultura eArte (Cuca).
O trabalho é inteiramente dedicado ao estudo de romances,contos e crônicas do autor de "Viva o Povo Brasileiro". A capa, obra da artista plástica Nanja, acrílico sobre tela, "Série Barcos", 1998, tem arte final de Mariana Nada.
Com 288 páginas, o livro, uma publicação conjunta das editoras Uefs, Hucitec e da Academia Brasileira de Letras, “é leitura indispensávelpara todos os interessados nas relações literatura e identidade nacional e cultural, nas relações literárias e culturais interamericanas, literatura brasileira contemporânea e na constituição da nação e, mais especificamente, para aqueles que se detêm na produção literária de João Ubaldo Ribeiro”, afirma a professora Zilá Bernd, da UFRGS/CNPq, na apresentação da obra.
Segundo ela, o livro constitui-se na mais completa reflexão até hoje publicada sobre a obra do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.
Apresentação instigante
O ensaio é dividido em quatro capítulos que são precedidos por instigante apresentação teórica sobre a questão identitária. O primeiro, com o título “Identidade, Território e Memória”, aborda "Viva o Povo Brasileiro". O segundo, intitulado “Identidade, Território Eutopia”, trata de "Vila Real" e "O Feitiço da Ilha do Pavão".
Já no terceiro capítulo, que traz o título “Voz e Identidade”, a autora analisa "A Casa dos Budas Ditosos", do ponto de vista da voz autorial e "Viva o Povo Brasileiro" e "Diário do Farol", tendo como foco a violência e o sujeito totalitário. O quarto e último capitulo “Estratégias Narrativas e Problemática Identitária”, aborda alguns contos e as crônicas contidas em "Um Brasileiro em Berlim", onde a relação do autor com a alteridade é tratada com originalidade.
Rita Olivieri-Godet é professora titular de Literatura Brasileira na Universidade de Rennes 2, França e diretora do Departamento dePortuguês. Brasileira, especializou-se nas relações entre literatura e identidade, tomando como corpus privilegiado a produção literária dos séculos XX e XXI. Foi professora titular de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Publicou vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras e livros sobre literatura e cultura brasileiras no Brasil e na França.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria Cuca/Uefs)

Nenhum comentário: