Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Feira de Santana fecha primeiro semestre com 780 novos empregos

Por Roberto Lima
Com um saldo de 457 empregos criados em junho, Feira de Santana acumula 780 novos postos de trabalho em 2009. Este é o segundo mês consecutivo de crescimento do emprego no mercado formal (empregados com carteira de trabalho assinada). As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, com análise do Centro de Estatística da CDL de Feira de Santana.
O saldo de junho é resultado da diferença entre as 2.624 admissões e os 2.167 desligamentos, gerando saldo positivo de 457 novos postos de trabalho.
Essa é mais uma informação positiva que, com outros indicadores recentes, a exemplo do crescimento de 4% nas vendas do comércio e da expansão de 7,5% na indústria, demonstram que é consistente a recuperação da economia baiana e feirense e que, possivelmente, estaremos dando um salto qualitativo entre o primeiro e o segundo semestre.
Setores econômicos
Os setores que mais se destacaram em Feira de Santana em abertura de postos de trabalho no mês foram, em ordem decrescente: Serviços (184), Construção Civil (158), Indústria de Transformação (74), Comércio (57) e Serviços Industrias de Utilidade Pública (2). Os setores de atividades que demitiram mais do que contrataram, ou seja, com saldos negativos foram: Agropecuária (-12), Extração Mineral (-6).
Primeiro semestre
Nos seis primeiros meses do ano, foram abertos 780 novos postos de trabalho com carteira assinada, diferença entre 15.544 admissões e 14.764 demissões, concentrados fundamentalmente em dois setores: Serviços (990) e Serviços Indústrias de Utilidade Pública (*) (282). Os resultados negativos da Indústria de Transformação (-329) e do Comércio (-175) refletem menos dinamismo no semestre, mas com recuperação nos meses de maio e junho.
Com relação aos 10 municípios com maiores saldos de emprego em junho foram: Salvador (3.045), Juazeiro (1.154), Casa Nova (764), Feira de Santana (457), Vitória da Conquista (398), Barra do Choça (288), Encruzilhada (201), Correntina (145), Catu (145) e Maragogipe (138).
Na capital do Estado, foram registrados 3.045 novos empregos. Entretanto, em função dos desligamentos ocorridos em outros municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o saldo total da RMS ficou em 1.474 novos empregos. Em contrapartida, aproximadamente 75% das oportunidades de emprego surgidas em junho ficaram a cargo dos municípios do interior.
Tendência semelhante foi observada nacionalmente, uma vez que os grandes centros urbanos do país responderam, aproximadamente, por pouco mais de 20% das vagas geradas.
Tais resultados indicam que a descentralização econômica tem contribuído com o fortalecimento de pólos em outras regiões com diferentes vetores de desenvolvimento no interior do Estado.
(*) Serviços Industriais de Utilidade Pública: produção e distribuição de energia, tratamento e distribuição de água e correios.
(Com informações de Carla Matos, da Assessoria de Comunicação - CDL)

Nenhum comentário: