Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 23 de junho de 2009

Revisão de clássico do suspense

James Stewart e Kim Novak em "Um Corpo Que Cai"
Foto: Reprodução
Na tarde desta terça-feira, 23, a revisão, em DVD, do clássico "Um Corpo Que Cai" (Vertigo), do mestre do suspense Alfred Hitchcock, 1958. O roteiro de Alec Coppel e Samuel A. Taylor foi baseado no livro "D'Entre les Morts", escrito em 1954 por Pierre Boileau e Thomas Narcejac.
A trama do filme é complexa com seus dramas psicológicos mas Hitchcock dosa o suspense com um romance que envolve. O diretor brinca com as aparências.
Kim Noval vive três personagens - o de Madeleine (loura), o de Judy Barton (morena) e o de Judy fazendo-se passar por Madeleine - e a reviravolta que acontece com elas é destaque da trama.
Além do roteiro e da direção de Hitchcock, que aparece, como sempre em seus filmes, em uma cena, "Um Corpo Que Cai" se destaca pela fotografia de Robert Burks e música de Bernard Herrmann.
"Um Corpo Que Cai" é de fato uma obra prima do cinema, sendo considerada por muitos a maior realização de Alfred Hitchcock, que com este filme criou o "zoom out", técnica que faz com que o espectador sinta a vertigem que o protagonista tem.
A sinopse: Em San Francisco, Scottie, um ex-detetive (James Stewart) com sentimento de culpa, perturbado pelo passado e com acrofobia (medo de alturas), mesmo aposentado, é contratado para vigiar a esposa, Madeleine (Kim Novak), de um amigo (Tom Helmore) com tendências suicidas. Após resgatá-la de uma queda na baía, ele fica obcecado pela bela e atormentada mulher. Mas, tudo fica mais complicado quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
O crítico Leonard Maltin saudou "Um Corpo Que Cai" como "um filme excepcional que demanda múltiplas interpretações".
Curiosdade: em Portugal, o título do filme é "A Mulher Que Viveu Duas Vezes".

Nenhum comentário: