Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 12 de março de 2009

Primeiro edital da ação Cine Mais Cultura

Desta vez, serão 100 contemplados por meio do edital nacional. As propostas devem ser enviadas até o dia 20 de abril de 2009. Qualquer dúvida poderá ser tirada pelo endereço edital@cinemaiscultura.org.br. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil (http://www.programadorabrasil.org.br/) e oficinas de exibição.
A ação integra o Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br/) que faz parte da agenda social do Governo Federal e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista. Visando ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses pontos selecionados serão os Cines Mais Cultura ou, simplesmente, Cines.
O edital disponibilizará para os novos 100 Cines, contemplados pelo primeiro edital de 2009, o equipamento necessário para instalar salas deexibição digitais. São eles: uma tela para projeção de 210 polegadas (4m x 3m), um projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, quatro caixas não amplificadas de potência de 250 watts, um amplificador com 1200 Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e uma câmera filmadora digital mini DV 3CCD e monitor LCD em cores de 2,7 polegadas wide.
Já as oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines ao diálogo com a comunidade local para aparticipação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para a ação, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC)(http://www.cineclubes.org.br/).
Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (http://www.cultura.gov.br/site/sobre/secretarias/secretaria-do-audiovisual/).
Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega de relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da ProgramadoraBrasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.
No segundo semestre, a exemplo dos editais para Pontos de Cultura, inicialmente serão lançados editais em cada Estado signatário do Mais Cultura.
(Com informações de Rodrigo Bouillet, coordenador de ProduçãoCine Mais Cultura)

Nenhum comentário: