Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 17 de março de 2009

Maioria das obras de esgoto do PAC está atrasada ou parada

Levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil em 27 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes aponta que 54 das 96 obras de esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) financiadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) não foram iniciadas (27), estão atrasadas (24) ou foram paralisadas (três).
Apenas 42 obras estão com o andamento normal ou adiantadas - o que representa 43,75% do total de obras -, segundo a pesquisa do Trata Brasil, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) apoiada por diversas empresas com investimentos no ramo de saneamento básico. O instituto não definiu o status de uma obra.
Os dados do levantamento foram obtidos junto à Caixa e ao BNDES e correspondem ao período de fevereiro de 2007 até o início de março deste ano.
Segundo Leodegar da Cunha Tiscoski, secretário de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, as obras se encontram nesta situação pela falta de investimentos em saneamento em anos anteriores. "As obras do PAC em saneamento começarão a deslanchar neste ano. Quando foi lançado o programa, os estados, municípios e operadoras estavam desmobilizados, mas agora o setor está aquecido", afirma.
Segundo estudo de outubro de 2008 feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, aproximadamente 47,5 milhões de brasileiros que viviam em cidades em 2007, ou 25% da população urbana do Brasil, vivia em moradias que não dispunham de condições adequadas de saneamento básico - coleta direta ou indireta de lixo, rede coletora de esgoto ou fossa séptica e acesso à água canalizada de rede geral.
Veja obras e verba do PAC
(Com informações contidas em nota do "UOL Notícias")

Nenhum comentário: