Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 16 de março de 2009

Governo Municipal relata ações contra dengue ao Ministério Público

O prefeito Tarcízio Pimenta enviou ao Ministério Público, voluntariamente, um relato completo de tudo o que vem sendo feito em Feira de Santana para combater a dengue. Os relatórios foram enviados para as promotoras Itana Viana, coordenadora do Grupo de Defesa da Saúde do Ministério Público, e Nayara Valtércia Gonçalves Barreto, coordenadora do Ministério Público em Feira de Santana. “O Ministério Público tem revelado uma preocupação especial com a questão da dengue e nós decidimos adiantar para as promotoras todas as nossas ações que estamos colocando em prática para reforçar a luta contra a doença”, frisou o prefeito.
A seguir, o teor completo do que foi enviado ao Ministério Público:
"Ao tomarmos conhecimento da justa preocupação do Ministério Público com o desempenho dos gestores municipais no combate à dengue, decidimos enviar-lhe informações sobre as providências que temos posto em prática para reforçar a prevenção, certos de que estamos cumprindo com o nosso papel de, tanto proteger, quanto conscientizar a comunidade de que esta responsabilidade é de todos".
Divulgação de dados
No dia 27 de fevereiro, o Governo Municipal realizou uma coletiva para a imprensa, com o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário de Saúde João Carlos Cavalcante, e chefe da Vigilância Epidemiológica, a bioquímica Janice Estrela. Foram divulgados para a comunidade a estatística sobre notificações de supostos casos, o nível de infestação e os bairros mais afetados pela doença.
Campanha publicitária
Desde o dia 27 de fevereiro que o Governo Municipal reforçou a divulgação de informações sobre a dengue, com veiculações no boletim diário produzido pela Secretaria de Comunicação Social, entrevistas e uma campanha publicitária no rádio e na TV.
Monitoramento em hospitais
A Secretaria de Saúde faz um monitoramento diário em todos os hospitais da cidade, para detectar precocemente qualquer possível caso grave da doença e adotar as imediatas providências. Há ações desenvolvidas nos plantões epidemiológicos na rotina e nos finais de semana. O objetivo é fazer a busca ativa de casos nos principais hospitais de referência:
Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)
Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA)
Hospital da Criança
Hospital São Matheus
Hospital Emec
Hospital Unimed
Os procedimentos são:
Fazer de imediato a coleta dos exames: sorologia e isolamento
Enviar para 2ª Dires os casos de outros municípios
Lançar os casos na planilha e encaminhamento para o Sinan
Enviar cópia da ficha para o Laboratório
Encaminhamento das amostras para o Lacen
Preencher o relatório do plantão e deixar na pasta especifica.
Capacitação de profissionais
A Secretaria de Saúde promoveu, há 15 dias, mais um seminário de aperfeiçoamento para profissionais de saúde sobre a dengue, além de distribuir boletins e baneres com informações científicas a respeito do manejo clínico para pacientes vítimas da doença. O Governo Municipal também teve a iniciativa de realizar um encontro com secretários de Saúde de municípios circunvizinhos, fomentando uma ação conjunta no combate à dengue em toda a região.
Convocação de agentes
O prefeito Tarcízio Pimenta publicou uma portaria, na imprensa, convocando imediatamente para o trabalho de campo agentes de endemias que estejam em desvio de função. Determinou também que terão o ponto cortado aqueles que não obedecerem ao chamamento.
Caravana de Combate
O Governo Municipal também criou, desde 1º deste mês, a Caravana de Combate à Dengue. Trata-se de um esforço concentrado contra a doença nos bairros com maior número de notificações. A caravana é formada por profissionais de saúde e pessoal da Secretaria de Serviços Públicos, levando informações aos moradores, recolhendo vasilhames descartados aleatoriamente, conclamando a população a fazer sua parte.
Comitê Gestor
O governo municipal também criou um Comitê Gestor de Combate à Dengue, composto de órgãos públicos e a sociedade civil organizada, que se reúne às segundas-feiras, para traçar as estratégias que serão desenvolvidas durante a semana na guerra contra a doença.
Terrenos baldios
O Governo Municipal tem atacado também a problemática dos terrenos baldios. Dezenas de notificações oficiais já foram publicadas em jornais de circulação local, contra proprietários não localizados, pois o intuito da Secretaria de Serviços Públicos é multá-los e faze-los pagar a despesa da limpeza, podendo chegar ao extremo de medidas mais enérgicas. O prefeito Tarcízio Pimenta já solicitou da Procuradoria Geral do Município orientações sobre a possibilidade de ações legais.
Disque-Dengue
O Governo Municipal também criou o disque-dengue, um número específico para que a comunidade comunique qualquer suspeita de foco ou de paciente vitimado pela doença. O serviço é gratuito por meio do número 0800 284-6656.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Nenhum comentário: