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sexta-feira, 6 de março de 2009

Feira ganha primeira escola em tempo integral

Aspecto da Escola Professora Célida Soares Rocha
Foto: ACM/Secom
Feira de Santana vai ganhar, na segunda-feira, 9, a Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, que funcionará em regime de tempo integral. A inauguração vai acontecer às 9 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e da secretária de Educação Anaci Bispo Paim. A unidade foi construída pelo Município na Rua Nova.
A nova escola vai atender a 172 alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Pedagogos, com especialização, vão atuar na unidade. As crianças também terão assistência médica e odontológica e o acompanhamento nutricional. “Estudos comprovam que a criança que passa mais tempo na escola tem muito mais condições de aprender e apresentar resultados significativos”, observa Anaci Paim.
No próximo ano a Prefeitura pretende implantar mais uma escola em tempo integral em um bairro com grande número de moradores, observando características específicas como demanda e situação de vulnerabilidade social de risco para as crianças.
Na Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, os alunos farão três refeições - a primeira é o lanche servido logo no início da manhã, depois, o almoço e, por fim, o lanche da tarde. Todas as refeições serão supervisionadas por um nutricionista.
A escola em tempo integral é baseada na proposta do educador Anísio Teixeira. “Não é uma mera oferta de atividades em turno oposto ao da escola convencional. Esta escola tem um currículo integrado, com proposições inovadoras e centradas numa metodologia dialógica em que o aluno é considerado sempre o sujeito ativo da sua aprendizagem e participa de todas as etapas do processo educativo”, explica Anaci Paim.
Incentivo à leitura e reforço escolar nas áreas básicas do conhecimento (português e matemática) são algumas das outras atividades também oferecidas às crianças. A proposta inclui ainda o aproveitamento de espaços diversos que podem favorecer uma aprendizagem prazerosa e significativa para os estudantes.
“A idéia é proporcionar visitas a diversos centros como o Museus Regional de Arte, Casa do Sertão, Parque do Saber, Parque da Cidade e outros. A mediação do professor, com um planejamento orientado e bem articulado, resulta numa experiência inovadora e extremamente significativa para as crianças”, ressalta a secretária.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

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