Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 23 de março de 2009

Desembargador federal do Trabalho faz palestra e lança livro

O livro "Orientações Jurisprudênciais do TST Comentadas", de Raymundo Antônio Carneiro Pinto e Cláudio Mascarenhas Brandão, será lançado nesta cidade na quarta-feira, 1º de abril, às 19h30, na casa de eventos Spazio, em promoção da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, por meio de sua Comissão de Cursos e Estudos Jurídicos, e da Faculdade Anísio Teixeira-FAT. Na oportunidade, será palestrante o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, Raymundo Antônio Carneiro Pinto.
O acesso será mediante a entrega de dois pacotes de fralda geriátrica, M ou G, que serão doados ao Lar do Irmão Velho.
A palestra dará direito a certificado de três horas. Todos os certificados serão entregues através da Faculdade Anísio Teixeira. Locais de inscrição: FAT, OAB (no Fórum Filinto Bastos) e OAB (na Justiça do Trabalho).
Palestrante
Raymundo Antonio Carneiro Pinto nasceu em Feira de Santana, onde freqüentou os cursos primário e ginasial. Completou seus estudos em Salvador, sendo aluno do curso clássico do Colégio Central da Bahia e, em seguida, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), graduando-se em dezembro de 1963.
Retornou à cidade natal, passando a exercer a advocacia. Com vocação para o magistério, deu aulas de início num colégio particular e, após aprovado em concurso público, foi nomeado professor de História do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), da rede estadual. Acumulou, também, experiência administrativa, tendo ocupado alguns cargos de confiança durante o primeiro governo de João Durval Carneiro como prefeito (1967-1971), destacando-se o de secretário de Educação e Cultura. Trabalhou, ainda, no Centro de Desenvolvimento Industrial (Cedin) como diretor administrativo e, depois, em Salvador, como diretor do Departamento Técnico Metropolitano.
Foi nomeado juiz do Trabalho substituto, em 1979, após aprovação em concurso público. Atuou em várias das antigas Juntas de Conciliação e Julgamento da 5ª Região da Justiça do Trabalho. Promovido a juiz titular em 1986, trabalhou a princípio em Juazeiro, sendo removido para Feira de Santana dois anos e meio depois. Sua última remoção ocorreu em 1996 para Salvador. Chegou ao Tribunal Regional do Trabalho, por promoção, em 2001, depois de um período de mais de um ano atuando na mesma corte como juiz convocado. Participou de inúmeros cursos, congressos, seminários e encontros na área jurídica, sendo que, em alguns, foi palestrante. Seu cargo atual, no TRT, é o de desembargador federal do Trabalho.
Além de magistrado de respeitável conceito, o desembargador Raymundo Pinto vem se firmando como escritor. Lançou o primeiro livro em 1971: "Pequena História de Feira de Santana". Escreveu "Enunciados do TST Comentados" em 1990, obra jurídica de sucesso que já alcançou, neste ano, a nona edição, com o título modificado (desde a oitava edição) para "Súmulas do TST Comentadas". Como autor de livro técnico, publicou ainda, sempre pela LTR Editora, "Mudanças no CPC e Reflexos no Processo Trabalhista", "Precedentes da Seção de Dissídios Individuais do TST" e "Guia Prático de Linguagem Forense". No campo da ficção, produziu o romance "Orfandade de um Ideal", lançado em 1993, sendo autor de vários contos. É membro da Academia Feirense de Letras desde 1991.
(Com informações de Ruy Sandes Leal Junior, da Comissão de Cursos e Estudos Jurídicos da Subseção da OAB de Feira de Santana)

Nenhum comentário: