Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 2 de março de 2009

Curso de Fisioterapia da FTC tem visão diferenciada

Estimular o desenvolvimento de atividades práticas aliadas à teoria, como ponto de partida para a formação de um profissional com visão holística, na qual o usuário é avaliado de forma integral. Esta é a proposta do professor Márcio Costa de Souza (Foto: Divulgação), coordenador do curso de Fisioterapia da FTC Feira de Santana. Ele defende que o aluno tenha contato com a área em que vai atuar desde o primeiro semestre.
De acordo com o coordenador, que é titular da disciplina Clínica Geral e Farmacologia, essa visão integral do usuário é prevista pelas Diretrizes Curriculares de Fisioterapia, determinadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na prática, isso requer a promoção de ações que possibilitem estabelecer uma relação de proximidade entre o aluno e o usuário, ao longo do todo o curso.
Lembrando que o curso atualmente tem quatro turmas do primeiro ao quarto semestre, com aproximadamente 140 alunos, o professor Márcio Costa também aposta nos resultados das atividades científicas, a exemplo de seminários e mesas redondas. “É uma forma de garantir espaço para exposições e debates com profissionais da área que possam contribuir com a formação do educando”, diz.
Graduado em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina (1988), especialista em Correção da Postura e Tratamento da Dor e mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição, Márcio Costa assegura que o mercado, neste segmento da Saúde, não está saturado. Segundo ele, na verdade o que está saturada é a visão ambulatorial do atendimento, não somente em Fisioterapia, como em outras especialidades.
“Temos novas perspectivas, principalmente devido ao aumento da necessidade da atuação de fisioterapeutas em hospitais”, afirma o coordenador do curso da FTC Feira, ressaltando que já há uma exigência do profissional também na atenção básica à saúde, conforme portaria do Ministério da Saúde, que criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Além da abertura do campo de trabalho, a portaria, que abrange não somente Fisioterapia, como também várias outras especialidades, representa a possibilidade de acesso da população a “um serviço tão primordial no primeiro nível de atendimento à saúde”, como define Márcio Costa, que além das atividades acadêmicas atua como fisioterapeuta da UTI Cardiológica do Hospital das Clínicas, em Salvador.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação da FTC Feira de Santana)

Um comentário:

Magno Mercês disse...

Sou Biólogo e atualmente estudante do Bacharelado em Enfermagem, fui aluno do professor Marcio Costa e tive a oportunidade de conhecer a pessoa competente que ele é!
Sucesso Professor!

Magno Mercês