Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Vacina contra a idiotice reinante


"A leitura deste livro é uma vacina contra a idiotice!". O livro é "A Volta do Idiota", dos mesmos autores do "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", Plinio Apuleyo Mendoza (colombiano), Carlos Alberto Montaner (cubano) e Álvaro Vargas Llosa (peruano), com prólogo de Mario Vargas Llosa. Acabo de receber um exemplar, presente de um grande companheiro de Rotary Club, que prefere ficar no anonimato.
"Ao longo de todo o século XX, os líderes populistas da América Latina levantaram bandeiras marxistas, praguejaram contra o imperialismo e prometeram tirar seus povos da pobreza. Sem exceção, todas essas políticas e ideologias fracassaram, o que levou ao recuo dos homens fortes e das ilusórias utopias da esquerda. Agora, uma nova geração de revolucionários tenta ressuscitar os métodos ineficazes de seus antecessores. O venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales são os expoentes desta nova esquerda "carnívora", ainda presa à mentalidade da Guerra Fria. Outra esquerda, vegetariana, que governa no Chile e no Brasil, tenta evitar os erros do passado. Mas o fato é que idiota latino-americano está de volta". A afirmação é dos autores. A edição é da Odisséia Editorial, 2007, e o livro tem 240 páginas.
"O Manual do Perfeiro Idiota Latino-Americano", lançado em 1996, tratava sobre a espécie dos idiotas que era responsável pelo subdesenvolvimento da América Latina. O novo livro denuncia as idéias nacionalistas e populistas, que ressurgiram com força na América Latina. O livro faz uma análise dos regimes implantados Hugo Chávez, Evo Morales e Néstor Kirchner. Também conta sobre os equívocos os riscos da "esquerda vegetariana, que assumiu o poder no Brasil, no Uruguai e no Peru". Os autores ainda apresentam a contrapartida, com as "experiências bem-sucedidas de países que optaram por estratégias liberais de crescimento, como o Chile".
Já estou começando a leitura, pois, de fato, devemos nos vacinar contra a idiotia reinante entre políticos e até intelectuais.

Nenhum comentário: