Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Três feriados em dia de segunda-feira e dois em domingo neste ano

Como todos os outros anos, 2009 começa com um feriado, de caráter nacional. Primeiro de janeiro é o Dia da Confraternização Universal. Depois, feriados que são dos chamados tradicionais, pois consagrados à comemoração decorrente de costume popular, como o Carnaval, na terça-feira, 24 de fevereiro, e costume religioso, a Quarta-Feira de Cinzas, 25 de fevereiro, este até o meio-dia. São datas que não têm nenhum amparo legal. A dispensa do trabalho deve-se à liberalidade patronal. Em Feira de Santana não tem Carnaval, mas o “feriado” sempre existe.
Por lei, são oito feriados nacionais, um estadual e quatro municipais, afora outros dias que são “enforcados”.
A Sexta-Feira Santa este ano será em 10 de abril. O feriado é da cota municipal. Ainda em abril, no dia 21, o dia de Tiradentes, que cai numa terça-feira, sendo feriado nacional. Neste mês, ainda sem período definido, a realização da Micareta, festa local, que é como o Carnaval.
Dia do Trabalho, em 1º de maio, é outro feriado nacional, este ano caindo numa sexta-feira.
Em junho, o feriado municipal de Corpus Christi, data móvel, sempre em quinta-feira, neste ano no dia 11. Ainda em junho, outro feriado municipal, o São João, no dia 24, que em dia de quarta-feira.
Em 2 de julho, caindo numa quinta-feira, o feriado estadual pela Independência da Bahia. No dia 26 do primeiro mês do segundo semestre, domingo, dedicado à Senhora Santana, padroeira local, o quarto e último feriado municipal.
Sete de setembro, o Dia da Pátria, quando se comemora a Independência do Brasil, será comemorado numa segunda-feira. O feriado é nacional.
Outro feriado nacional é 12 de outubro, que também cai numa segunda-feira. O dia é da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também se comemora o Dia das Crianças.
Mais dois feriados classificados como nacionais no mês de novembro: Dia de Finados, em 2, uma segunda-feira; e Proclamação da República, dia 15, um domingo.
Por fim, o feriado nacional de Natal, em 25 de dezembro, que cai numa sexta-feira este ano. Os dias 30 e 31 de dezembro não são considerados úteis para o sistema financeiro: as agências bancárias não funcionam nestes dias.
O ponto facultativo é data em que os poderes executivos, nacional, estadual ou municipal decidem liberar total ou parcialmente do trabalho os servidores públicos respectivos. A medida não traz qualquer vinculação ou obrigação para os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Um exemplo é o Dia da Cidade, que desde 2001 é comemorado em 18 de setembro, que em 2009 cai numa sexta-feira.

Nenhum comentário: