Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Prefeitura demite médica que escalou charlatão para plantão


Secretário João Carlos Cavalcanti; ação imediata
Foto: Jorge Magalhães/Secom
A Secretaria de Saúde rescindiu o contrato com a médica que escalou, em seu lugar, para o plantão na Policlínica Dra. Emília Freitas Cruz, no Parque Ipê, o boliviano Ronald Paul Paz, que não é registrado no Conselho Regional de Medicina (Cremeb).
Ele foi preso em flagrante no domingo, 25, na saída da unidade, onde estava usando o carimbo e o número do registro profissional do médico Paulo Dourado, que não pertence aos quadros da rede municipal.
O secretário de Saúde João Carlos Lopes Cavalcante imediatamente determinou a rescisão contratual da médica, que prestava serviços à rede municipal de saúde há um ano e meio. Também foi aberta uma sindicância para apurar o fato, com prazo máximo de 30 dias para conclusão dos trabalhos.
Durante o plantão na Policlínica do Parque Ipê, Ronald atendeu a 36 pacientes que residem nos bairros Parque Ipê, George Américo e no Campo Limpo.
"Já determinamos visita médica imediata a estes pacientes para verificar caso a caso. Eles serão repassados às equipes do Programa Saúde da Família (PSF), às quais estão vinculados, para que sejam submetidos a novas avaliações", destacou o secretário.
Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi o recolhimento dos prontuários médicos para serem auditados. João Carlos ressalta que não foi constatado nenhum outro plantão médico na rede municipal que tenha sido coberto pelo charlatão.
Ronald Paul Paz foi preso em flagrante próximo à Policlínica do Parque Ipê, logo após deixar o plantão. Ele está sendo acusado de exercício ilegal da profissão, já que seu diploma não tem validade no Brasil. Ele teria estudado no seu país de origem.
O caso foi descoberto após ele ter encaminhado um paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade, que foi recebido por Paulo Dourado, plantonista da unidade hospitalar da rede estadual, que se surpreendeu ao ver seu carimbo com uma assinatura falsa no receituário. Depois, procurou a Polícia.
Conduzido ao xadrez do Complexo Policial Investigador Bandeira, Ronald foi flagranteado por falsidade ideológica e também por exercício ilegal da profissão.
(Com informações da Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário: