Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Polêmica e idiotices

A matéria "Aluno da BA deve ser 'inferior', diz coordernador da UFBA", "Ele disse que inferioridade de QI poderia explicar, por exemplo, o gosto pela música do Olodum", de Tiago Décimo, na seção "Vida & Educação", na edição on-line de "O Estado de S. Paulo" (http://www.estadao.com.br/), está causando polêmica.
A íntegra da matéria:
O coordenador do Colegiado de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Natalino Dantas, atribui o mau resultado da faculdade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) à baixa inteligência dos estudantes. A UFBA é uma de quatro instituições fedrais de ensino de medicina que ficarão sob supervisão do MEC, por conta dos maus resultados nos dois indicadores de qualidade acadêmica.
"Deve haver uma inferioridade do alunado baiano com relação ao de outros lugares", afirma. "Talvez o baiano tenha déficits com relação a outras populações. Afinal, a prova foi a mesma em todo o País." O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia já instaurou procedimento administrativo para apurar a suposta discriminação do coordenador.
Dantas, que é baiano, citou que tal inferioridade de inteligência justificaria, entre outras coisas, o baixo desenvolvimento sócio-econômico do Estado, "apesar das grandes riquezas naturais", a popularidade do berimbau, "o típico instrumento de quem tem poucos neurônios", e a música de grupos tradicionais, como o Olodum, que ele qualificou como "barulho".
As afirmações causaram reações imediatas. O reitor da universidade, Naomar de Almeida, afirma estar indignado com as declarações, que considera "racistas e ignorantes", e promete atitudes imediatas contra o professor. "Esse professor não tem condições de continuar na função", afirma. Para o presidente do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues, Dantas pode ser comparado a Hitler.
A ação administrativa do MPF vai investigar a suposta discriminação "racial ou de procedência" do coordenador. O procedimento foi instaurado pelo procurador Vladimir Aras, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), ligada ao MPF. Ele também solicitou oficialmente informações da Reitoria da universidade sobre as providências que adotará em relação às declarações. "Como professor e coordenador do curso da UFBA, Dantas possui uma função pública e está sujeito à lei de improbidade administrativa na hipótese de dano moral difuso", afirma o procurador.
Blog Demais comenta:
Sobre a polêmica envolvendo o coordenador do Colegiado de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natalino Dantas, e a inferioridade intelectual dos alunos baianos, há que se fazer alguns comentários, com a participação de Thomas Rabelo:
1. O dito coordenador é ao mesmo tempo desonesto e imbecil. Desonesto porque sabe que imputar aos alunos do curso com um dos vestibulares mais concorridos de todos (o que por si só requer muito estudo e inteligência para se obter uma vaga) a culpa do ensino ruim na faculdade que coordena é uma mentira, e imbecil porque achou que todos iriam acreditar.
2. O reitor da Universidade acusa o coordenador de racismo. Ora, baiano nunca foi raça. No máximo poderia se falar em etnia ou algo do tipo.
3. O presidente do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues, disse que Dantas pode ser comparado a Hitler. Quanta falta de noção de proporção. Hitler cometeu genocídio, exterminando seis milhões de judeus, e pôs toda a população mundial em risco numa guerra que causou a morte de mais de 60 milhões de pessoas, civis em sua maioria. Natalino Dantas é apenas um idiota que disse uma idiotice. E João Jorge Rodrigues se equiparou a ele ao proferir outra idiotice.

Parceria

Postagem no Blog "Políticos do Sul da Bahia" sobre parceria com o Blog Demais:
O Blog “Políticos do Sul da Bahia” firmou uma parceria com o blog mais acessado da região de Feira de Santana, o “Blog Demais", que tem como administrador o conceituado jornalista Dimas Oliveira.
É só clicar no link abaixo:
Blog Demais
O jornalista João Matheus Feitosa, que faz o blog em Itabuna, é muito generoso em suas observações

Cuidado com os analistas

Por Olavo de Carvalho, em 30 de abril, no site "Mídia Sem Mascara" (www.midiasemmascara.org):
Todo mundo se interessa pela política e tem alguma opinião a respeito. Alguns fazem disso uma profissão. Comentaristas de jornal, cientistas sociais, professores universitários, analistas estratégicos pagos a peso de ouro pelas grandes empresas, todos se acham capacitados para desvendar os mistérios do poder e explicá-los ao comum dos mortais.
O público está de tal modo habituado à ruidosa presença dessas pessoas, que já conta com ela como um componente essencial da política mesma. Nenhum político se aventura a agir sem contabilizar a possível reação dos opinadores de ofício: o cenário que eles comentam é em grande parte criado por eles próprios. O poder que exercem é às vezes maior que o dos políticos mesmos.
Suas palavras se superpõem aos fatos e não raro os encobrem por completo, criando novas situações que nascem da pura imaginação do comentarista, mas no dia seguinte já se tornaram uma realidade com que é preciso contar.
O exemplo mais eloqüente foi talvez a Ofensiva do Tet , quando
a vitória dos americanos sobre o exército comunista do Vietnã do Norte foi transmutada em derrota pelo noticiário da TV americana e acabou, por isso mesmo, gerando efeitos políticos equivalentes aos de uma derrota militar genuína.
Designar como derrota uma vitória militar explorada em sentido político contrário pela propaganda adversa é, com toda a evidência, uma figura de linguagem, uma metonímia. E tomar figuras de linguagem como descrições literais da realidade é sintoma de grave confusão mental. Uma vez disseminada, a confusão gera situações políticas reais que podem em seguida ser usadas como "provas" retroativas para legitimar como verdade literal a transposição metonímica que deu origem ao engano.
A quase totalidade do que hoje se denomina comentário político é constituída tão-somente de retro-alimentação desse mecanismo alucinatório. Por isso é que, quanto mais analistas estratégicos, comentaristas de mídia e cientistas políticos se ouvem discursando no palco do mundo, menos compreensíveis se tornam os processos políticos reais e menos previsíveis, para eles como para seus ouvintes, os desenvolvimentos mais óbvios das situações de fato.
Quantas dessas mentes iluminadas puderam prever, no meio dos anos 80, a queda da URSS?
O grande sucesso editorial de 1987 foi Ascensão e Queda das Grandes Potências, de Paul Kennedy, que anunciava como iminente a derrocada dos EUA e a subida da URSS à condição de potência dominante. Pior: o fator que ele apontava como causa essencial do declínio era o crescimento desmedido do orçamento militar - justamente o expediente usado logo em seguida por Ronald Reagan para vencer a Guerra Fria.
Mas o maior vexame acadêmico daquela década parece não ter deixado nenhuma lição para a década seguinte. Uma vez consumada a dissolução da URSS, quantos luminares do comentário político puderam prever que o movimento comunista não se extinguiria com ela, mas, ao contrário, cresceria formidavelmente e logo estaria em condições de "reconquistar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu"?
Praticamente não houve, entre aquelas criaturas maravilhosas, quem não se apressasse em noticiar o fim do comunismo , seja para celebrá-lo apressadamente no altar da economia de mercado, seja, ao contrário, com o intuito perverso de dar ao comunismo sua melhor oportunidade de fazer-se de morto para assaltar o coveiro.
Nessas duas ocasiões, as poucas vozes sensatas que enunciavam conclusões baseadas na realidade foram sufocadas pela tagarelice majoritária. Ludwig von Mises e Eric Voegelin previram muito claramente o fracasso da URSS, mas ninguém ligou. Lev Navrozov e Anatoliy Golytsin passaram por loucos quando disseram que o fim do regime soviético era um upgrade do movimento comunista.
Se a capacidade de previsão é a marca distintiva do conhecimento científico, não vejo como escapar à conclusão de que a ciência política atualmente aceita como tal nas universidades e na mídia é uma fraude retumbante. Mas muitos de seus praticantes não têm mesmo a mínima intenção de conhecimento: o que querem é produzir efeitos políticos para os quais a confusão e o erro são em geral os instrumentos preferenciais.
Alguns deles usam apenas a máscara do prestígio científico como um ladrão se disfarça de padre ou de velhinha. Outros, mais cínicos, confessam que não são devotos da ciência no sentido usual da palavra: são "agentes de transformação social". Não querem compreender a realidade, mas transmutá-la à sua imagem e semelhança. Se, tomando sua declaração expressa como mera auto-ironia elegante, o público prefere antes confiar nos seus diplomas de ciência política e continuar levando esses indivíduos a sério como analistas idôneos, ele o faz em prejuízo próprio.
De fato, a transposição metonímica da realidade não é somente uma falsificação pontual. É a destruição da possibilidade mesma do estudo científico da sociedade e da política. Vinte e quatro séculos atrás, Platão e Aristóteles inauguraram esse estudo com a distinção fundamental entre o discurso do agente político e o discurso da análise teorética .
É claro que este último pode, em seguida, ser incorporado ao primeiro e transformar-se ele próprio em meio de ação política. Mas confundi-los já na base é dissolver o conhecimento na manipulação, a inteligência na vontade de poder. É nisso que consiste a quase totalidade daquilo que, nas universidades e na mídia, se entende como ciência política.
Publicadooriginalmente pelo jornal "Diário do Comércio", em 28 de abril
* Olavo de Carvalho é jornalista, escritor, filósofo e Editor do "Mídia Sem Máscara".

Alvo de postagens

O deputado Colbert Martins Filho (PMDB), candidato declarado do ministro Geddel Vieira Lima à sucessão municipal, tem sido constante alvo de postagens no Blog Demais. Neste mês de maio, que está se encerrando, foram dez notas: "Blog de Colbert", "Partido de Colbert multado", "Colbert e o GPS", "Não foi o Blog Demais quem inventou apelido para Colbert", "Colbert Filho sofre de confusão mental", "Lixo é o melhor lugar", "Comentário anônimo", "Não está aí nem vem chegando", "Ó paí, ó", "Sapato alto", e "Júnior vs. Filho"

PPS discute "Saúde Pública e Violência Urbana"

Aconteceu nesta quarta-feira, 30, no Hotel da Bahia, em Salvador, o II Seminário do Partido Popular Socialista (PPS) sobre a cidade de Salvador, com a temática "Saúde Pública e Violência Urbana", coordenado pelo pré-candidato do PPS à Prefeitura da capitaç, Miguel Kertzman.
No primeiro seminário foi discutido o "Plano Diretor de Desenvolvimento Como uma Oportunidade Perdida e Questões Relacionadas ao Planejamento Urbano". Já o segundo teve a temática abordada pelos especialistas Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva, Suzana Varjão, coordenadora da ong Estado de Paz, e Maria Fernanda Perez, do Núcleo de Estudos da Violência - USP, contando com a presença de dirigentes e filados do PPS não apenas de Salvador, mas também de outras cidades baianas.
Além dos filiados, estiveram presentes no evento a professora argentina Silvia Schenquer, especialista em Violência Juvenil, Armando Lessa, presidente do PSDB de Salvador, e o pré-candidato a prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB).
Segundo Tiago Marins, vice-presidente do PPS, "a saúde pública é um importante indicador da qualidade de vida da população e, em Salvador, a situação dos postos municipais de saúde mostra o péssimo estado que se encontra o povo da nossa capital".
O presidente do PPS de Salvador, vereador Virgílio Pacheco, afirmou que os seminários vão continuar abordando temáticas sobre Salvador e defendeu o modo de construção do programa de governo do partido que não se restringe a diagnosticar erros e problemas da cidade.
(Com informações de Tiago Martins)

Travesti diz que Ronaldo sabia que estava com homossexual

O travesti André Luiz Ribeiro Albertino, que usa o nome de guerra de Andréia Albertini, disse em entrevista nesta quarta-feira, 30, que o jogador Ronaldo sabia que estava contratando os serviços de um homossexual na noite de domingo, 27. "Ronaldo sabia que estava lidando com um travesti, ele não é cego", disse.
Segundo André Luiz/Andréia, o jogador esteve com ele/ela e mais dois travestis em um motel da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na noite de domingo e realizaram um "programa sexual". O travesti afirmou também que Ronaldo o enviou à favela Cidade de Deus para comprar cocaína. Quando retornou ao motel, o jogador se recusou a pagar pelos serviços e pela droga, alegando que "não sabia" que o trio era formado por homossexuais e não por mulheres.
Ronaldo contou aos policiais que, ao perceber que se tratavam de travestis, não manteve relação sexual. Conforme declarou o delegado Carlos Augusto Nogueira, dois homossexuais aceitaram R$ 1 mil do jogador para deixar o motel sem fazer o programa, mas André Luiz?Andréia teria cobrado R$ 50 mil. Para ele, "ao que tudo indica, o Ronaldo foi vítima de um golpe".
A Polícia abriu dois procedimentos para apurar a caso. Um deles vai investigar a suposta tentativa de extorsão sofrida pelo jogador e outro à denúncia de André Luiz/Andréia de que o jogador teria ameaçado agredi-la para não fazer o pagamento do programa.
Nestes tempos de pós-modernidade, onde se considera normal relacionamento homossexual, onde a opção sexual de cada um deve ser aceita pela maioria, o tratamento que a mídia vem dando ao caso não estaria revelando discriminação, considerando como "escândalo" o relacionamento entre homossexuais?
O certo é que o caso custou o fim do relacionamento do jogador com a namorada, Maria Beatriz Anthony, e poderá causar o rompimento do seu contrato vitalício com a Nike. Ainda pode revelar que homossexuais também cometem crimes.
(Com informações de sites e blogs nacionais)

Imagens dos filmes em cartaz









Fotos: Divulgação
1. Robert Downey Jr. como Tony Stark, play-boy bilionário que é o alter-ego do "Homem de Ferro"
2. Jessica Alba em "Awake - A Vida Por um Fio"
3. Julie Delpy e Adam Goldberg em "Dois Dias em Paris"
4. Kate Bosworth em "Quebrando a Banca"
Estes quatro filmes são as novidades nas telas do Orient Cineplace a partir desta quarta-feira, 30.

América ajuda Europa

Está no livro "Pós-Guerra - Uma História da Europa Desde 1945", de Tony Judt, que um dos fatores que contribuíram para o renascimento europeu foi a ajuda americana à liberalização do comércio, o otimismo e o leite grátis.

Sobre violência comunista

Está no livro "Pós-Guerra - Uma História da Europa Desde 1945", de Tony Judt: Jean-Paul Sartre chamava a violência comunista de "humanismo proletário".

Ano ainda tem dez feriados

Depois de 1º janeiro, Dia da Confraternização Universal, de feriados que são dos chamados tradicionais, pois consagrados à comemoração decorrente de costume popular, como o Carnaval, em 5 de fevereiro, uma terça-feira, e costume religioso, a Quarta-Feira de Cinzas, em 6 de fevereiro, este até o meio-dia, datas que não têm nenhum amparo legal - a dispensa do trabalho restringe-se à mera liberalidade patronal. Depois da Sexta-Feira Santa, em 21 de março, da cota municipal, do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que caiu numa segunda-feira, sendo feriado nacional. Depois da Micareta, entre os dias 17 e 20, com a realização da Micareta, festa local, que não foi feriado em nenhum dia, chega o Dia do Trabalho, nesta quinta-feira, 1º de maio, que é feriado nacional. Ainda neste mês de maio, no dia 22, o feriado municipal de Corpus Christi, data móvel, sempre em quinta-feira.
Em junho, outro feriado municipal, o São João, no dia 24, que em dia de terça-feira. Em 2 de julho, caindo numa quarta-feira, o feriado estadual pela Independência da Bahia. No dia 26 deste primeiro mês do segundo semestre, sábado, dedicado à Senhora Santana, padroeira local, o quarto e último feriado municipal.
Sete de setembro, o Dia da Pátria, quando se comemora a Independência do Brasil, será comemorado num domingo. O feriado é nacional. Outro feriado nacional é 12 de outubro, que também cai num domingo. O dia é da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também se comemora o Dia das Crianças.
Mais dois feriados classificados como nacionais no mês de novembro: Dia de Finados, em 2, um domingo; e Proclamação da República, dia 15, um sábado.
Por fim, o feriado nacional de Natal, em 25 de dezembro, que cai numa quinta-feira este ano. Os dias 30 e 31 de dezembro não são considerados úteis para o sistema financeiro: as agências bancárias não funcionam nestes dias.
Data em que os poderes executivos, nacional, estadual ou municipal decidem liberar total ou parcialmente do trabalho os servidores públicos respectivos, existe o ponto facultativo, que não trazem qualquer vinculação ou obrigação para os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Um exemplo é o Dia da Cidade, que desde 2001 é comemorado em 18 de setembro, que em 2008 cai numa quinta-feira.
Assim, dos 13 feriados - oito nacionais, um estadual e quatro municipais -, o ano ainda tem pela frente dez deles.

Relação entre mãe e filho valorizada



Foto: Saulo Kainuma


"Iguatemi. Completo como amor de mãe" é o conceito da campanha do Dia das Mães, criada pela Idéia 3 para o Shopping Iguatemi Salvador. A idéia é valorizar o aspecto emotivo que envolve a relação de mãe e filho. A campanha que traz a modelo Luisa Hermeto e seu filho João é composta por VT, outdoor, spot, anúncios de jornal e revista.
(Com informações da jornalista Fabiane Lima Pita, da Idéia 3 Comunicação)

Musical educativo aborda higiene pessoal de forma lúdica

"Eka Meleka" é atração de maio no projeto "Domingo Tem Teatro"

Não é raro encontrar crianças fazendo birra na hora de ir pro chuveiro, escovar os dentes e pentear o cabelo, certo? Para fazer a molecada deixar de dar tanto trabalho aos pais e contribuir para a conscientização da importância da higiene pessoal, a Cia Cuca de Teatro convida, durante o mês de maio, o musical infantil "Eka Meleka" para subir aos palcos feirenses. Com texto e direção de Mário Dias, o espetáculo será apresentado nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), sempre às 10h30, como atração do projeto mais aclamado da Cia Cuca de Teatro, o "Domingo Tem Teatro".
"Eka Meleka" conta a história de Ângelo e Juliana, amigos inseparáveis que tentam convencer outra amiga, Renatinha, da importância dela estar sempre limpinha e estudar muito. Para isso, eles a levam para um mundo encantado, onde encontram personagens que habitam o imaginário infantil, como anjos, fadas e duendes. Para Mário Dias, diretor da montagem, o objetivo de "Eka Meleca" é chegar ao universo das crianças pelo exemplo, demonstrando que a educação pode ser transmitida aos mais jovens de maneira lúdica, divertida e sem fugir da inocência, que é a característica básica destes seres em formação.
Em cartaz há sete anos em Salvador, a peça "Eka Meleka" já foi assistida por mais de 60 mil pessoas, com apresentação constantes em escolas públicas e particulares da cidade. Sobre a temporada em Feira de Santana, o diretor demonstra ansiedade. “A nossa expectativa é grande. Já passamos por Ilhéus, Vitória da Conquista e Camaçari, onde tivemos uma aceitação fantástica”, destaca Mário.
Elenco: Lika Ferraro (Vovó Clara e Carlota Fedentina), Márcia Andrade (Fada Rosinha e Juliana), Rodolfo Mozer (Ângelo), Ruhan Alvares (Anjinho Tico e Duende), Naia Prata (Renatinha). Ingresso: R$ 6,00.
(Com informações de Fernanda Carvalho, da Frente & Verso Comunicação Integrada)

FTC participa da 8ª Corrida Rústica Maria Quitéria

Os cursos de Nutrição e Fisioterapia da FTC Feira de Santana participam da 8º Corrida Rústica Maria Quitéria. O evento, promovido pela Associação Cultural dos Atletas Corredores de Feira de Santana (Acad), com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, será realizado nestaa quinta-feira, 1º de maio, a partir das 7h30. Contará com a participação de dois atletas quenianos, além de conhecidos atletas brasileiros, como Marily e Teixeira.
O curso de Nutrição da FTC vai promover várias ações, a exemplo de antropometria, além de orientar para uma alimentação saudável e distribuir folder contendo orientações nutricionais para praticantes de exercícios físicos. Alunos do 1º e 2º semestre do curso de Fisioterapia realizam ações educativas direcionadas para os atletas, sobre a anatomia da coluna vertebral, monitorização cardíaca e mensuração da saturação de hemoglobina, além de sessões de massoterapia no “quick massage”. A finalidade é integrar os alunos numa ação de identidade do curso e promover o bem estar dos atletas.
Premiação
Em sua oitava edição, a Corrida Rústica Maria Quitéria continua incentivando o esporte na Bahia e trazendo premiações. São mais de R$ 13 mil reais em prêmios, divididos entre o 1º e 5º lugares, feminino e masculino e demais categorias.
Pela primeira vez, a corrida será realizada totalmente no centro da cidade. Anteriormente, largava no distrito Maria Quitéria, com destino a Feira de Santana. A largada nesta quinta-feira está prevista para as 7h30, na avenida Getúlio Vargas, no estacionamento em frente do Paço Municipal Maria Quitéria, com chegada no mesmo local.
(Com informações da jornalista Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC Feira de Santana)






Riachuelo inaugura loja no Iguatemi sexta-feira

Acontecerá nesta sexta-feira, 2 de maio, no Shopping Iguatemi, a inauguração da loja Riachuelo. Com 94 lojas em todo o Brasil, presente em 23 estados brasileiros e Distrito Federal, a Riachuelo é a segunda maior empresa de varejo de moda no país.
A loja de Feira irá dispor de cinco seções: moda feminina, masculina, infantil, moda casa e calçados, assim como as demais lojas. A Riachuelo prioriza a moda e mantém-se antenada com tendências nacionais e internacionais, mas de uma forma mais democrática: preservando os bons preços e melhorando constantemente a qualidade dos produtos.
Os clientes do Iguatemi terão agora mais uma nova opção de loja para realizar suas compras.
(Com informações de Ivana Lima, do Departamento de Marketing do Shopping Iguatemi Feira)

Ministério Público pede interdição do Complexo Policial Investigador Bandeira

O Ministério Público Estadual, em visita na manhã desta quarta-feira, 30, ao ComplexoPolicial Investigador Bandeira, pediu a interdição do local, invocando a falta de estrutura física e de equipamentos para a condução dos trabalhos.
O deputado estadual Tarcízio Pimenta (DEM) vê na ação do MP, "uma resposta inequívoca sobre a realidade em que o setor de Segurança Pública passou a conviver, a partir do governo Wagner".

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio em quase todo o mundo (no Brasil este dia é feriado nacional, criado por Lei nº 662 de 6 de abril de 1949). O seu objetivo é homenagear aqueles que, com o seu esforço, cooperam para a grandeza da pátria e o bem-estar da humanidade.
O trabalho é de tal modo importante, que já nos primeiros tempos do cristianismo o apóstolo Paulo escreveu: “Aquele que não trabalha, não coma”, como que a lembrar que ninguém deve viver do trabalho alheio. O homem deve ter dignidade, e desejar manter-se graças ao seu próprio esforço; deve sentir-se orgulhoso de colaborar para o bem comum e realizar o seu trabalho.
Nenhuma forma de trabalho é vil. É tão importante aquele que varre as ruas como o presidente da República. Toda ação que visa a um fim útil é trabalho. A criança que vai à escola e faz com amor suas lições está trabalhando, tanto quanto o seu mestre, que a ensina. A mãe que cuida dos filhos, o filósofo que pensa, o artista que cria, todos estão trabalhando.
Disse Jesus que o trabalho é um dos atributos de Deus: “O Pai trabalha sempre”. Sobre o trabalho escreveu Gabriela Mistral, poetisa chilena: “Toda a natureza é um anelo de servir. Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva. Onde haja uma árvore para plantar, planta-a tu; onde haja um erro para corrigir, corrige-o tu; onde haja um trabalho de que todos se esquivem, aceita-a tu”.
(Extraído do "Informativo do Legislativo", edição nº 17, Coruripe, Alagoas)

Blog de Colbert

Desde segunda-feira, 28, que o deputado federal Colbert Martins Filho está com um blog - o Blog de Colbert (www.colbertmartins.blogspot.com).

Em José Simão

“E sabe por que o Lula não comentou o caso (do jogador Ronaldo)? Porque ele não consegue falar ‘três travestis’! Imagine, então, ‘três tristes travestis’”. Em José Simão, na "Folha de S. Paulo".

Avanço constante




Fotos: Basílio Fernandez

Mais três imagens que mostram o avanço constante da obra do Teatro Virtual, primeira etapa do Museu Parque do Saber, que a Prefeitura constrói ao lado do abandonado, pelo Governo do Estado, complexo do Teatro e Centro de Convenções.



"Governo do Estado inadimplente"

O radialista e jornalista Renato Ribeiro postou em seu blog (www.programaradioreporter.blogspot.com/), na terça-feira, 29, a nota "Governo do Estado inadimplente", que o Blog Demais transcreve, em negrito:
Apesar da promessa de mudança de postura com relação ao cumprimento das obrigações com o setor de comunicação feitas pelo secretário Robinson Almeida, o governo Wagner não toma jeito, fazendo valer aquele ditado "Devo não nego, pago quando puder". Se fosse um cliente privado até se aceitaria este argumento, levando-se em consideração as adversidades do mercado. Porém, quando se trata da instituição Governo do Estado chega a ser constrangedor para os veículos - rádios, jornais e TVs - cobrarem o que lhes é de direito. Trata-se de um jogo de empurra e desculpas esfarrapadas por parte da empresa Aura Comunicação e a Agecom, que coloca em cheque a credibilidade do governo. O programa Rádio Repórter, por exemplo, tem faturas em aberto desde o mês de outubro do ano passado. A situação é vexatória, inúmeras ligações de cobrança foram feitas e já estamos pensando inclusive de que forma iremos protestar títulos deste governo caloteiro.

Partido de Colbert multado


O juiz José Cícero Landin, que já atuou em Feira de Santana, responsável pela Propaganda Eleitoral em Salvador, condenou na terça-feira, 29, o prefeito João Henrique Barradas e o PMDB ao pagamento de multa, no valor de mais de R$ 20 mil, pela realização de propaganda eleitoral antecipada, através do uso de adesivos para automóveis com os dizeres "Agora é 15" (ilustração).
Em Feira de Santana, são vistos alguns - poucos mesmos, pois não existe motivação - adesivos com os mesmos dizeres. Agora é cedo e depois será agora é tarde.

Deu em "Política Livre"

PT de Feira de Santana em clima de insegurança total
Há uma grande expectativa no PT com relação aos recursos impetrados pelo deputado estadual Zé Neto contra as prévias que escolheram o deputado federal Sérgio Carneiro candidato do partido a prefeito de Feira de Santana. O PT decide na segunda-feira se aceita ou não a ação de Neto, o que, em caso positivo, pode causar uma reviravolta na situação do partido no município, mas ontem surgiram comentários de que a executiva estadual da legenda pode declinar da apreciação, remetendo o assunto de volta para o diretório municipal da cidade ou transferindo-o para a executiva nacional. O clima de insegurança estabeleceu-se definitivamente no PT de Feira, o que alegra imensamente as candidaturas adversárias do PMDB e do DEM, que têm nomes altamente competitivos.
Pois é, a briga intestina de José Neto e Sérgio Carneiro imita a de Hillary Clinton e Barack Obama, candidatos prévios dos Democratas à Presidência dos Estados Unidos, favorecendo os adversários, lá e cá.

Está em Cláudio Humberto

Nota “Expectativa baiana”:
“A grande expectativa na Bahia, esta semana, é saber se o governador Jaques Wagner (PT), pela enésima vez no exterior (desta vez ele foi aos Emirados Árabes), vai encontrar tempo para visitar o Estado, no feriadão.”

Colbert e o GPS

Em 1996, Josué Mello perdeu as eleições para José Falcão porque em um debate não soube dizer a localização do povoado Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria.
Agora, antes das eleições municipais, o deputado federal Colbert Martins da Silva, candidato a prefeito do ministro Geddel Vieira Lima, em entrevista no programa "Rádio Repórter", ancorado por Renato Ribeiro, na Rádio Subaé, respondeu a uma questão formulada por um ouvinte, sobre ele não conhecer o município de Feira de Santana como o prefeito José Ronaldo conhece, que não precisaria conhecer, pois hoje se dispõe do GPS (Global Positioning System).
Este Sistema de Posicionamento Global foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente, necessitando entretanto de um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites. Assim, nada garante o funcionamento do serviço.

Rio São Francisco: "Transposição é um conjunto de mentiras"

"A transposição de águas do Rio São francisco é um conjunto de mentiras, o projeto não vai beneficiar mais do que ),2% do semi-árido". De Aziz Ab'Saber, 82 anos, o mais respeitado geógrafo do Brasil.

Sobre bobagem

"Mesmo que 50 milhões de pessoas digam uma bobagem, a bobagem continua sendo bobagem". Do filósofo inglês Bertrand Russell (1872-1962).

Rio São Francisco: "Transposição é grande equívoco"

O engenheiro civil e hidrólogo Manoel Bonfim Ribeiro, ex-diretor do Dnocs e da Codevasf e ex-consultor da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente, palestrou na terça-feira, 29, na reunião almoço do Rotary Club de Feira de Santana.
Com conhecimento de causa, ele criticou a transposição do Rio São Francisco - obra do Governo Federal orçada em R$ 4,5 bilhões, que consiste no desvio das águas do São Francisco por 720 quilômetros de canais de concreto abertos na caatinga. Para Manoel Bonfim Ribeiro, a obra "é um grande equívoco, é desprovida de significado". Ele salientou que "não vou conseguir paralisar a obra, mas deixo para a posteridade que nem todo mundo era louco".
Até 2007, como contou, existiam 23 grandes obras hídricas paralisadas no semi-árido nordestino. "Este ano mais quatro empreendimentos foram abandonados pelo Governo Federal nas ribeiras do São Francisco, equipamentos expostos ao tempo e à sanha de malfeitores. Seriam mais de 200 mil hectares irrigados produzindo alimentos e que iriam gerar mais de um milhão de empregos, parte das metas do presidente Lula”, revelou Ribeiro.
Seu livro, recentemente publicado, "A Potencialidade do Semi-Árido Brasileiro", que foi lançado na oportunidade, detalha os caminhos das águas que irão ser transportadas pelos canais. Deverão ser despejadas em oito açudes que já detêm 13 bilhões de metros cúbicos de água nos seus bojos.
Com as palavras do eminente especialista o claro entendimento sobre a questão da água no Nordeste. O problema do semi-árido não é de escassez de água, mas de falta de conclusão de obras. Enfim, um problema de distribuição.

Feira de Santana no circuito mundial com lançamento de "Homem de Ferro"



"Homem de Ferro" entra em Feira e em todo o mundo
Divulgação
A partir desta quarta-feira, 30, que “Homem de Ferro” entra em cartaz em Feira de Santana, na maior sala do Orient Cineplace, em concomitância com capitais e principais cidades do mundo. A cidade mais uma vez no circuito de estréias internacionais.
Trata-se de mais um filme baseado nas histórias em quadrinhos (da Marvel Comics). O personagem é um inventor bilionário, Tony Stark - inspirado pela personalidade do ícone norte-americano Howard Hughes (personagem de “O Aviador”, com Leonardo Di Caprio), que cria uma armadura para conseguir ficar vivo, surgindo o “Homem de Ferro”. O personagem foi criado em 1963 por Stan Lee, que aparece em ponta. No elenco estão Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges e Samuel L. Jackson.
Outras novidades em cartaz desde o último dia de abril, o filme de suspensee “Awake – A Vida Por um Fio”, o drama “Quebrando a Banca” e a comédia romântica “Dois Dias em Paris”, dirigido e interpretado por uma mulher, Julie Delpy, que trata sobre um casal que decide ir a Paris para tentar reavivar o relacionamento, mas enfrenta problemas com os pais e ex-namorados dela. Drama sobre jogos de aposta “Quebrando a Banca" é baseado em fatos reais, que originaram também um livro. Trata sobre um grupo de universitários do prestigiado Massachussetts Institute of Technology (MIT) que monta um esquema para contar cartas nas mesas de blackjack - também chamado de 21 (título original do filme) - em Las Vegas, aplicando golpes na cidade do jogo. No elenco, Jim Sturgess, Kevin Spacey, Kate Bosworth e Laurence Fishburne.

Não foi o Blog Demais quem inventou apelido para Colbert

EU ACHO QUE DIMAS DEVE JOGAR NO LIXO O ADJETIVO ESTÚPIDO E PERJORATIVO DE MR. BEAN PARA O FUTURO PREFEITO COLBERT, ALÉM DA POLÍTICA ATUAL NÃO TOLERAR ATAQUES PESSOAIS E TOLERAR SIM DIFERENÇAS DE IDÉIAS E PROJETOS. FICA FEIO PARA UM HOMEM DESTA IDADE TRATAR OUTREM COM TAMANHA DESCÔRTESIA.
Esta mensagem anônima (cadê a coragem de se revelar?), com incorreções, foi enviada ao Blog Demais, que a publica só para os demais leitores conhecerem como escrevem mal os simpatizantes do deputado federal Colbert Martins, sem pontuação, com letras maiúsculas, com acentuação errada (descôrtesia não tem acento, o correto é descortesia), e grafando pejorativo com um erre inexistente.
Por fim, não foi o Blog Demais quem inventou o apelido de Mr. Bean para o parlamentar que quer ser prefeito (pela quarta vez). Até em Brasília ele é conhecido como o atrapalhado personagem do cinema e da televisão.

Programação de cinema muda nesta quarta-feira











Período de 30 de abril a 8 de maio

LANÇAMENTO MUNDIAL
HOMEM DE FERRO
(Iron Man), de Jon Favreau, 2008. Com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges e Samuel L. Jackson. Ação e aventura. Tony Stark é um herdeiro bilionário de uma indústria de armas. Ele não tem a menor idéia de onde vem seu dinheiro e não tem a menor crise de consciência. Ao ser feito prisioneiro no Afeganistão, tem a vida salva por um aldeão e ambos têm um plano para fugirem, depois que criam uma armadura. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 126 minutos. Horários: 13h30 (neste sábado e no domingo), 16 horas, 18h35 e 21h10. Sala 4 (264 lugares).
LANÇAMENTOS
AWAKE – A VIDA POR UM FIO
(Awake), de Joby Harold, 2007. Com Jessica Alba, Hayden Christensen e Lena Olin. Suspense. Um jovem precisa passar por um transplante de coração, tendo que enfrentar sua mãe para que possa se casar com a namorada antes da cirurgia. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 90 minutos. Horários: 13 horas (neste sábado e no domingo), 15, 17, 19 e 21 horas. Sala 1 (243 lugares).
DOIS DIAS EM PARIS (2 Days in Paris), de Julie Delpy, 2007. Com Julie Delpy e Adam Goldberg. Comédia romântica. Casal estressado, que vive em Nova York, tenta recuperar o relacionamento viajando para Paris, a cidade natal dela. Mas ele enfrenta problemas, pois ela está sempre reencontrando antigos namorados. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 101 minutos. Horário: 21h20 . Sala 3 (167 lugares).
QUEBRANDO A BANCA (21), de Robert Luketic, 2008. Com Jim Sturgess, Kevin Spacey, Kate Boeworth e Laurence Fishburne. Drama. Alunos superdotados de uma faculdade, com identidades falsas, liderados por um professor de matemática e gênio da estatística, desenvolvem um método capaz de quebrar vários cassinos de Las Vegas. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 123 minutos. Horários: 13h10 (neste sábado e no domingo), 15h40, 18h10 e 20h40. Sala 2 (160 lugares).
DOIS DIAS EM PARIS (2 Days in Paris), de Julie Delpy, 2007. Com Julie Delpy e Adam Goldberg. Comédia romântica. Casal estressado, que vive em Nova York, tenta recuperar o relacionamento viajando para Paris, a cidade natal dela. Mas ele enfrenta problemas, pois ela está sempre reencontrando antigos namorados. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 101 minutos. Horário: 21h20 . Sala 3 (167 lugares).
CONTINUAÇÃO
SUPER-HERÓI - O FILME
(Superhero Movie), de Craig Mazin, 2008. Com Drake Bell, Leslie Nielsen e Pamela Anderson. Comédia. Um jovem adquire superpoderes e decide usá-los para combater o mal. Só que sempre que tenta salvar alguém ele acaba matando-o acidentalmente. Cópia dublada. Em terceira semana. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 85 minutos. Horários: 14 horas, 15h50, 17h40 e 19h30. Sala 3.

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Shopping Iguatemi, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Especialistas discutem transplantes da FTC

“Transplantes” é o tema que será discutido durante encontro no auditório da FTC Feira de Santana, nesta quarta-feira, 30, a partir das 8h30. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), contando com a participação de Heraldo Moura, coordenador de Transplantes do Estado e de coordenadores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da FTC.
O encontro será aberto pelo doutor Eraldo Moura, que falará sobre o Programa Estadual de Transplantes. Em seguida, o médico oftalmologista Pedro Gantois fará uma abordagem sobre Transplante de Córnea, enquanto o urologista Edson Paschoalin discutirá questões ligadas ao Transplante Renal.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC)

PSL também apóia candidatura de Tarcízio Pimenta

Líderes do PSL decidem antecipar apoio ao candidato de José Ronaldo

O Partido Social Liberal (PSL) decidiu apoiar o candidatura do deputado estadual Tarcízio Pimenta à Prefeitura de Feira de Santana. O anúncio oficial está previsto para sexta-feira, 2 de maio, às 18 horas, no Feira Palace Hotel, com as presenças dos vereadores Jair de Jesus e Cíntia Machado, representantes do PSL.na Câmara Municipal, e do ex-vereador José BeneditoHora.
O ato, que também contará com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, presidente regional do Democratas e coordenador da frente partidária que vem sendo consolidada em torno da candidatura de Tarcízio, teria sido antecipado após entrevista do deputado federal Colbert Martins Filho, candidato do PMDB, em uma emissora de rádio local, na qual teria desdenhado das lideranças locais do PSL.
Em discurso na Câmara Municipal, a vereadora Cíntia Machado, líder do PSL na Casa, afirmou que o peemedebista estaria fazendo "confusão mental, pois esquece até que o líder do PMDB na Bahia, o ministro Geddel Vieira Lima faz gestão, em Salvador, para que o PSL venha a apoiar a candidatura à reeleição do prefeito João Henrique".
A vereadora concluiu assinalando que "isto mostra que o PSL tem valor, e é por isso que o deputado (Colbert Filho) é tricampeão de derrotas no município, onde perdeu três eleições consecutivas para prefeito e deve chegar ao tetra na próxima eleição".
De seu lado, Tarcízio Pimenta, que preferiu guardar distância da polêmica entre o PMDB e o PSL, recebeu com entusiasmo o terceiro apoio à sua candidatura, em menos de duas semanas. Os primeiros partidos a declinar apoio ao candidato do prefeito José Ronaldo foram o PRB, que tem o aval do articulador político da Igreja Universal do Reino de Deus, o ex-deputado Bispo Márcio Marinho, e o PR, presidido pelo senador César Borges, representado em Feira de Santana pelo advogado Milton Brito, presidente da Executiva Municipal.
"O importante é que o nosso nome, com o apoio do prefeito José Ronaldo, continua aglutinando forças políticas para que possamos chegar à Prefeitura e dar continuidade a este projeto político-administrativo que vem sendo tão bem recebido pela população de Feira de Santana", pontuou Tarcízio.
(Com informações de Jorge Magalhães, da assessoria de comunicação do deputado Tarcízio Pimenta)

Trabalho estimulante

Realmente estimulante a visão do trabalho do artista plástico Gilson Rodrigues, em pauta no Museu Regional de Arte, que abriga mais de 30 telas da série "Novas Carrocerias", em plotagem, que integra o projeto “Cobra Que Não Anda Não Engole Sapo”. A crítica de arte Matilde Matos - esteve presente no vernissagem, na noite desta quarta-feira, 29, - é quem dá a senha na apresentação. "Um trabalho criativo e original que certamente desperta o interesse de quem o contempla", considera.
Muito bem formatada, a exposição de Gilson Rodrigues é a primeira do ano no espaço mantido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). No semblante do artista, a satisfação estampada pelo sucesso da mostra. O mesmo aconteceu com o reitor da Uefs José Carlos Barreto, com a diretora do Cuca Selma Oliveira, com o curador do Museu Gil Mário Menezes e com Ligia Motta, coordenadora da Galeria de Arte Carlo Barbosa.
De Salvador, acompanhando o artista, ainda estiveram presentes o artista plástico e crítico de arte Justino Marinho e a produtora cultural Claudine Toulier. O Blog Demais anotou as presenças dos artistas plásticos feirenses Juraci Dóra, Luiz Gomes, Jorge Galeano, Antônio Brasileiro, Nanja, Sílvio Portugal, Marcos Moraes, Rosalice, Bena Loyola, Zito, George Lima, além de Lucy Barbosa, da Fundação Carlo Barbosa, Suzi Caribé, José Raimundo de Azevêdo e Sara Pires, Irma Amorim, Lilia Campos, Maslowa Freitas, Geraldo Lima, Célia Zaiin, Adriano Lima, Cely Rodrigues, Raimundo Luiz Lopes, Maíra Barbosa, Eduardo Kruschewsky, Roberval Barreto, entre outros.
Aguarde postagem com fotos do vernissage.

Prefeito palestra em Conferência de Rotary

Feira de Santana é a cidade sede da XVI Conferência do Distrito 4390 de Rotary International, a Conferência do “Sim Compartilhado”, evento interestadual que ocorre entre esta quinta-feira, 1° de maio, e sábado, 3, no Centro de Cultura Amélio Amorim. O prefeito José Ronaldo de Carvalho estará presente na mesa de abertura da sessão solene, na noite de quinta, às 20h30, quando fará saudação aos rotarianos de parte da Bahia, de Alagoas e de Sergipe, integrantes de 60 clubes de Rotary.
José Ronaldo também é um dos palestrantes principais da Conferência. Na manhã de sexta-feira, 2, às 10h30, o prefeito vai falar sobre “Avanços e Perspectivas da Gestão Pública”, com debate em seguida.
O evento do governador 2007-2008 do Distrito 4390 Germínio Orlando Braga, maior do ano rotário, contará ainda com as presenças do representante pessoal do presidente do Rotary International Wilfrid Wilkinson Wanderlino Arruda; de Mario de Oliveira Antonino, rotariano do Recife, que palestrará sobre o tema “Rotary: Um Instrumento de Transformação na Sociedade Contemporânea”; e de dom frei Luiz Flávio Cappio, bispo diocesano de Barra, que vai tratar sobre o tema “Rio São Francisco: Fonte de Vida”.

Beleza



Belo aspecto do interior do Paço Municipal Maria Quitéria, séde da Prefeitura de Feira de Santana.
Foto: Basílio Fernandez

Último dia para ver "Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro"


Katie Holmes em "Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro", no Orient Cineplace
Divulgação
Nesta terça-feira, 29, último dia para a visão da comédia “Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro”, distribuição da Califórnia Filmes, que foi objeto de promoção, exclusiva em Feira de Santana, de convites deste Blog Demais - foram 60 unidades distribuídas.
Como o Blog Demais afirmou em postagem anterior, o filme é destinado principalmente ao público feminino. A direção é de Callie Khouri, que como roteirista ganhou Oscar com "Thelma & Louise", e o trio principal é formado por mulheres: Diane Keaton, Queen Latifah e Katie Holmes.
Elas trabalham no banco central americano e tramam um plano simples de desviar milhares de cédulas inutilizadas que vão ser destruídas. O trio é bem-sucedido em uma série de roubos ao banco. Todas acreditam que dinheiro compra a felicidade.
As sessões programas no Orient Cineplace são: 14h20, 16h30, 18h45 e 21 horas, na sala 1 (243 lugares).

Vernissage de Gilson Rodrigues


Uma das telas de Gilson Rodrigues, no Museu Regional de Arte
Divulgação
Nesta terça-feira, 29, às 20 horas, no Museu Regional de Arte, o artista plástico Gilson Rodrigues abre a exposição de "Novas Carrocerias", o seu trabalho em plotagem, que integra o projeto “Cobra Que Não Anda Não Engole Sapo”.
A mostra fica aberta ao público entre 30 de abril e 20 de maio, numa realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), juntamente com a Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Por certo atrai a atenção do público-alvo, que vai acorrer para a abertura.

Lixo é o melhor lugar

A postagem "Colbert Filho sofre de confusão mental", a partir de informação divulgada no Blog do Jair Onofre (www.jaironofre.blogspot.com), a qual dá conta de que vereadora Cíntia Machado (PSL) reagiu com dureza ao saber que o deputado federal Colbert Martins Filho disse não conhecer quem está à frente do PSL em Feira de Santana, atacando que "Colbert Filho sofre de confusão mental, ele é um tricampeão de derrotas e será tetracampeão", tem causado frisson e muito reboliço entre os simpatizantes do candidato a prefeito de Geddel Vieira Lima.
O Blog Demais apenas transcreveu a nota, que achou interessante. Daí ter jogado inúmeras mensagens recebidas no lixo - melhor lugar para textos agressivos e anônimos.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Colbert Filho sofre de confusão mental"

Está no Blog do Jair Onofre (www.jaironofre.blogspot.com) que a vereadora Cíntia Machado (PSL) reagiu com dureza ao saber que o deputado federal Colbert Martins Filho disse não conhecer quem está à frente do PSL em Feira de Santana. "Colbert Filho sofre de confusão mental, ele é um tricampeão de derrotas e será tetracampeão", disse Cíntia Machado.

Seminário na FTC Feira proporciona atualização profissional

O curso de Enfermagem da FTC Feira de Santana promove nesta terça-feira, 29, o I Seminário de Gestão de Saúde em Administração Hospitalar. O objetivo é proporcionar conhecimento aos estudantes e atualização aos profissionais para que possam atuar em gestão de organizações de saúde, exercendo as funções de direção, gerência, coordenação, assessoria e liderança.
O evento, uma realização da disciplina Administração em Enfermagem, 7º semestre, será realizado das 8 às 18 horas, no auditório da faculdade, com a participação das professoras da FTC Feira, Charline Portugal, Celeste Carvalho, Yole Dultra e Karoline Pimentel. As inscrições estão sendo feitas no Serviço de Saúde da faculdade, com Edna Vieira.
Qualidade e excelência
Para a professora Charline Portugal, orientadora do evento, o que se pretende no seminário é apresentar uma visão abrangente e atual de como elaborar mecanismos de segurança, compartilhando com a equipe formas humanizadas e coerentes para desenvolver um trabalho de qualidade e excelência. Ela entende que a insegurança é gerada pela possibilidade de errar, de deixar de fazer ou de ser cobrada.
O seminário propõe a análise e discussão das profundas transformações por que passa o setor de saúde, na tentativa de contribuir para a maior qualidade do serviço, tentando suprir a demanda de pessoal qualificado, capacitando e atualizando profissionais de diversas áreas do conhecimento.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC Feira de Santana)

FTC encerra com sucesso curso de Extensão em Jornalismo Digital


1) Parte da turma de profissionais de Comunicação com o diretor Heraldo Morais e o professor Marcos Palácios
2) Jornalistas refinam a capacidade de buscas na Internet
Fotos: Divulgação

A Assessoria de Imprensa da Rede de Ensino FTC encerrou no sábado, 26, o curso de Extensão em Jornalismo Digital, dirigido aos profissionais da Comunicação de Feira de Santana. A aula do professor Marcos Palácios prendeu a atenção dos participantes, que tiveram a oportunidade de construir um blog jornalístico, um agregador de RSS (sistema de envio automático de dados), além de refinar a capacidade de buscas na Internet.
Foram 24 horas/aula, ministrada por renomados mestres, como Sérgio Mattos, Alberto Oliveira, além de Marcos Palácios, que apresentaram o que há de mais contemporâneo na imprensa: o jornalismo digital. O professor Heraldo Morais, diretor geral da FTC Feira, recebeu Marcos Palácios e os jornalistas convidados, além da equipe da FTC, integrada pelas jornalistas Heloisa Sampaio e Wilma Nascimento.
Para o jornalista Dimas Oliveira, do Blog Demais, o curso proporcionado pela FTC foi relevante pelo conteúdo programado. “Considero que houve um alargamento da percepção pelas informações transmitidas pelos professores, especialistas em Jornalismo Digital. A FTC marca um significativo tento junto aos profissionais da comunicação”, destaca.
Treinamento prático
Geraldo Lima, do site "Infocultural", entende que o curso foi extremamente proveitoso para os profissionais, que tiveram um treinamento prático no uso dos recursos da Internet. Agradecidos e motivados, os jornalistas feirenses, querem muito mais. Sugeriram que a FTC promova outros cursos direcionados ao aprimoramento profissional, inclusive em nível de pós-graduação nessa área, tão carente em Feira de Santana.
As atividades foram encerradas pela jornalista Heloisa Sampaio, coordenadora de imprensa da Rede de Ensino FTC, ressaltando a filosofia da instituição de disseminar conhecimentos às comunidades interna e externa. Como dirigente do Sindicato dos Jornalistas por muitos anos, a atualização profissional sempre foi uma prioridade para Heloisa que, hoje, atuando na FTC, uma faculdade de tecnologia, sentiu a necessidade de repassar esses conhecimentos para os colegas da capital e do interior.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC Feira de Santana)

"Rotativo News" debate sobre o futuro de Feira de Santana

Para debater os problemas de Feira de Santana e fomentar a discussão sobre o futuro do município, acontece na Rádio Sociedade, nesta quarta-feira, 30, das 15 às 18 horas, o programa especial "Rotativo News Debate: Feira Qual o Seu Futuro?", sob o comando do radialista Joilton Freitas. O programa é veiculado de segunda-feira a sexta, entre 15 às 16 horas. Para Joilton, além de informar e entreter, o programa "Rotativo News" também "procura colaborar com o crescimento ordenado da cidade".
O especial irá debater importantes temas, como: os caminhos que estão sendo traçados pelo município considerado a Princesa do Sertão, uma cidade que tem quase 600 mil habitantes, com um comércio forte e a condição de ser maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, Feira será um dia uma grande metrópole?
Essas e outras perguntas serão respondidas por representantes de setores produtivos e sociais, como enfatiza Joilton Freitas. Para tratar sobre esses relevantes assuntos o programa escolheu como seus convidados: presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alfredo Muller Falcão; secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira; presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs), Luís da Costa Neto; secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito; presidente do Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana, Delcio Mendes; do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto.

Bahia de Todos os Filmes nesta terça-feira no Cuca



O projeto Bahia de Todos os Filmes que já acontece há dois meses na sala de projeção da Biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com o Imagens: Cinema na Uefs, passa a acontecer também no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a partir desta terça-feira, 29, às 18 horas, na sala de vídeo, com o filme “A Cidade em Múltiplos Olhares”. As exibições serão realizadas nas terças, sempre uma vez ao mês, com entrada franca.
Os interessados em participar deste projeto estão convidados a vir até o Cuca assistir, discutir e aprender sobre filmes e documentários. É uma oportunidade de assistir os filmes: "Contraste SSA", de Gelson Moura, 2005, documentário, cor, 15 minutos; "URBEgente", de Nadja Virginia, 2007, vídeo-poema, cor, 7'23''; "Hip-Hop Com Dendê", de Fabíola Aquino e Lílian Machado, 2005, documentário, cor, 15 minutos.

Andamento das obras do Teatro Virtual

O Blog Demais tem acompanhado com freqüência o andamento das obras do Teatro Virtual, primeira etapa do Museu Parque do Saber, que a Prefeitura constrói no bairro São João, colocando Feira de Santana sem fronteiras, no futuro. As fotos são de Basílio Fernandez, da Fundação Cultural Egberto Costa, registradas na quinta-feira, 24.




























sábado, 26 de abril de 2008

60 contemplados com convites de "Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro"

Katie Holmes e Queen Latifah em "Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro", da California Filmes, até terça-feira em cartaz

Divulgação


Depois de 20 ouvintes do programa “Rádio Repórter”, na Rádio Subaé, ancorado por Renato Ribeiro, ganharem vinte convites para assistência ao filme “Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro”, na terça-feira, 22, e de 20 leitores do Blog Demais serem sorteados na quinta-feira, 24, a vez do último bloco de 20 ganhadores, também leitores do Blog Demais, da promoção em parceria com a California Filmes terem o privilégio de cinema de graça. No total, 60 contemplados.
Os premiados são: Antonioni Santana, Célia Paolilo, Eliana Silva, Gilton Almeida, Henrique Carneiro, José Júnior Leal, Josélia Leal, Ludmila Silva, Madalena Ramos, Maria das Graças Bastos, Maria de Lourdes Guimarães, Marieta Miranda, Maura Sérgia, Michel Vilas-Boas, Nanci Portugal, Ricardo Silva, Tamylla Novais, Thaís Rabello, Valnei Santos e Wero Pinto.
Os ganhadores da promoção que ainda não assistiram ao filme têm segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, em quatro horários diários para assistência ao filme: 14h20, 16h30, 18h45 e 21 horas.

Onde anda

No filme "O Vampiro Ralipiu", ícone do movimento Super 8 em Feira de Santana, realizado em 1975, por Dimas Oliveira e Nailson Chaves, a presença no elenco de Gastão Correia, que também teve aparição em outro filme dos superoitistas, "Corpo a Corpo", de 1976.
Nunca mais tinha ouvido falar de Gastão Correia, que sumiu de Feira de Santana. Na tarde deste sábado, 26, fiquei sabendo de onde anda. Gastão Clóvis Lima Correia tem o título de mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp) e é professor titular do curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, sendo orientador de monografias defendidas no Mestrado do Custo de Filosofia.

Parceria com outros blogs

O Blog Demais mantém parceria e está lincado em outros blogs:
Blog do Programa Rádio Repórter
Blog do Tarcizio
Clube de Fotografia Gerson Bullos
Info Cultural
Marcello Aráujo Consultorias em Gestão Empresarial
Políticos do Sul da Bahia
Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana

Educação e Cinema

Artigo de Dimas Oliveira publicado no "Unef News":
O diálogo entre a educação e o cinema tem sido freqüente no curso de Comunicação Social da Unef, proporcionando a interação de ambos e a criação de espaços para a leitura da arte, o debate, a crítica.
Cremos que a proposta de cada professor é abordar questões teóricas em relação às leituras da imagem, à produção de sentidos com a linguagem cinematográfica e à possibilidade de aprender com a experiência de ler e interpretar cinema. Sempre vinculada à sua disciplina.
Com isso, o aluno é levado a ter também um conhecimento cinematográfico. No mundo contemporâneo, o cinema é fonte de informação e de conhecimento tão importante quanto os livros, a televisão e a Internet, ainda mais num curso de Comunicação Social.
No mundo em que estamos os meios de comunicação massificam com imagens. Imagens cinematográficas expressam valores e conceitos. Cabe ao receptor relacionar o diálogo entre a educação e o cinema nos filmes apresentados e a refletir. Certamente se tornará mais crítico com o que vê.
Vendo filmes de temáticas relacionados à imprensa, filosofia, sociologia, um suporte para as aproximações e ressonâncias da educação e do cinema e a conseqüente contribuição para o processo de formação social e cultural.

Público de filmes

Dos filmes que estão em cartaz em Feira de Santana, no Orient Cineplace, o mais visto no país é "Horton e o Mundo dos Quem!", que em seis semanas - está na sétima - teve público de 1.075.300 espectadores. Outros públicos: "Super-Herói - O Filme" com 348.741 espectadores nos três primeiros dias de estréia; e "Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro" com 190.598 espectadores em três semanas. Esses dois filmes estão em segunda semana em Feira de Santana.

Entrevista internacional

O governador Jaques Wagner está em mais uma viagem internacional. Desta vez em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O programa "Bom Dia, Feira", ancorado por Dilson Barbosa na Rádio Princesa, conseguiu marcar e vai fazer uma entrevista com ele, por telefone, nesta segunmda-feira, 28. A produção é de Ana Paula Santana.

Alargamernto da percepção

Neste momento, sábado, 26, às 10h30, o professor Marcos Palácios fala no Laboratório Digital da unidade da FTC de Feira de Santana, sobre "Jornalismo, Multivocalidade e Participação", "O Estado da Arte no Jornalismo Praticado Tendo a Web Como Suporte", "A Importância da Internet e Seus Recursos Para Jornalistas Atuando em Outros Suportes Midiáticos", "Refinando a Capacidade de Buscas de Informações na Internet", "A Blogosfera e Seu Lugar no Jornalismo Dialógico", "Prática de Construção de um Blog Jornalístico", e "Prática de Construção de um Agregador de RSS (Sistema de Envio Automático de Dados)".
Trata-se do tercerio e último módulo do Curso de Extensão em Jornalismo Digital proporcionado pela faculdade. Uma atividade relevante pelo conteúdo programado. Considero que houve um alargamento da percepção pelas informações transmitidas pelos professores, especialistas em jornalismo digital. A FTC marca um significativo tento junto aos profissionais da comunicação.

Overdose de Jessica Alba




Jessica Alba em "Awake - A Vida Por um Fio" (1), "O Olho do Mal" (2) e "Maldita Sorte" (3)
Divulgação
Primeiro, entre 18 e 24, com "Maldita Sorte" (Good Luck Chuck), 2007, fazendo Cam Wexler, a namorada de um jovem que tem uma maldição. Desta sexta-feira, 25, até terça-feira, 29, com "O Olho do Mal" (The Eye), 2008, interpretando Sydney Wells, uma violonista cega que recebe um transplante de córnea que permite que ela veja um mundo sobrenatural. A partir de quarta-feira, 30, com "Awake - A Vida Por um Fio" (Awake), 2007, no papel de Sam Lockwood, a mulher de um jovem que precisa de um transplante de coração.
A overdose de atuações é de Jessica Alba, que fez a Susan Storm/Mulher Invisível em "O Quarteto Fantástico", 2005, e "O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", 2007. Em 2005, atuou em "Sin City - A Cidade do Pecado", como Nancy Callahan.
A bela atriz norte-americana completa 27 anos na segunda-feira, 28.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Rotarianos da Bahia, Alagoas e Sergipe em Feira de Santana

Governador Orlando Braga promove
XVI Conferência do Distrito 4390
Vicen Ferreres



Feira de Santana é a cidade sede da XVI Conferência do Distrito 4390 de Rotary International, a Conferência do “Sim Compartilhado”, evento que praticamente marca a despedida do governador 2007-2008 Germínio Orlando Braga (Lígia Marina). Ocorre entre quinta-feira, 1°, e sábado, 3 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Rotarianos de parte da Bahia, de Alagoas e de Sergipe, integrantes de 60 clubes de Rotary, marcarão presença no maior evento do ano rotário, que tem a coordenação geral de Dázio Brasileiro Filho. Está confirmada a presença do representante pessoal do presidente do Rotary International Wilfrid Wilkinson EGD Wanderlino Arruda.
São seis palestras programas na Conferência: Mario de Oliveira Antonino tratará sobre o tema “Rotary: Um Instrumento de Transformação na Sociedade Contemporânea”; dom frei Luiz Flávio Cappio, bispo diocesano de Barra-BA, vai tratar sobre o tema “Rio São Francisco: Fonte de Vida”; prefeito José Ronaldo de Carvalho, vai falar sobre “Avanços e Perspectivas da Gestão Pública”; professor Clóvis Souza Nunes, coordenador nacional do Movimento pela Paz e Não-Violência (MovPaz), vai palestrar sobre “Construindo uma Cultura de Paz”; Eliziário Silveira Sobral, consultor de Estratégias do Fundo Anual para Programas (Zona 20 Norte), vai abordar o tema “Fundação Rotária: Missão Compartilhada”; e Carlos Augusto Carvalho de Bulhões tratará sobre o tema “Educação e Rotary: Compartilhando o Caminho”.
A sessão solene de instalação da XVI Conferência do Distrito 4390, será às 20h30 de quinta-feira, 1º, com abertura pelo governador 2007-2008 Germínio Orlando Braga. Na oportunidade, serão das as boas-vindas aos participantes pelo prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho.
Na seqüência, entretenimento cultural, e homenagem à Olímpia Rego Arruda, esposa do representante pessoal do presidente do RI pela primeira dama do Distrito 4390 Lígia Marina Galvão Braga, saudação ao representante pessoal do presidente do RI por Hugo da Cruz Dórea, instrutor distrital, mensagem do representante pessoal do presidente do Rotary International EGD 1994-1995 Wanderlino Arruda, do RC de Montes Claros Norte, Distrito 4760 e entrega de Títulos Paul Harris. Coquetel será servido aos participantes, às 23h10.
Na sexta-feira, 2, acontecerá a Assembléia dos Rotary Clubs do Distrito 4390, com encaminhamento pelo EGD Marcelo Bomfim Cavalcante, presidente da Subcomissão de Resoluções, Eleições e Moções, incluindo apresentação de propostas, discussão, resoluções do Distrito, eleição do delegado e do suplente para o Conselho de Legislação 2010 e aprovação do Relatório Anual Financeiro 2006-2007.
No sábado, 3, a apresentação da equipe do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), do Distrito 6510, de Illinois, Estados Unidos, formada por Adam Breeze, Jack D. Lance, Meredith A. Rhoads e Patricia M. Keller, tendo como líder Oval Myers, Jr.
Ainda na Conferência, durante o dia de sábado, a palavra do governador indicado 2009-2010, Elder Silveira Sobral, do RC de Itaporanga d’Ajuda, bem como a aclamação do governador eleito 2008-2009, Geraldo Pimentel Lima, do RC de Maceió-Leste, que também usará da palavra. Em seguida, o anúncio da cidade sede da XVII Conferência Distrital, homenagens e premiações, e espaço da tribuna livre. O representante pessoal do presidente do RI Wanderlino Arruda fará considerações sobre o evento e o governador Germínio Orlando Braga dará a Conferência por encerrada.
No sábado à noite, momento de confraternização e companheirismo, com jantar dançante do governador com show baile da orquestra Los Guaranis, no Spazio Eventos e Convenções.

Domingo Tem Teatro com "O Fantasma de Canterville"

"O Fantasma de Canterville" tem apresentação no domingo
Ricardo Prado
Depois de encantar o público feirense durante os finais de semana de abril, o grupo soteropolitano Os Bumburistas se despede do projeto Domingo Tem Teatro, com a peça "O Fantasma de Canterville". A história do fantasma que tenta assustar uma família de americanos em um castelo inglês terá sua última apresentação neste domingo, 27, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), às 10h30. Os Bumburistas foram os convidados do mês de abril da Cia Cuca de Teatro, grupo criador do projeto dominical que visa popularizar a arte.
"O Fantasma de Canterville" foi inspirado no clássico conto de Oscar Wilde. Com o típico humor inglês, repleto de ironias, aliado ao cenário com efeitos especiais e figurinos coloridos, a montagem é garantia de diversão para crianças e adultos. “O choque entre as tradições inglesas e o modo de vida consumista dos americanos, cria um humor inteligente que agrada aos adultos. O colorido da peça e as referências aos monstros de filmes de Hollywood deixam as crianças bem interessadas”, explica a diretora do grupo, Andréa Elia.
Para Elia, o que mais marcou esta temporada foi a receptividade do público feirense e a possibilidade de integração dos profissionais da capital com o teatro produzido no interior do estado. “A Cia Cuca está de parabéns pelo lindo projeto. É incrível ver a aceitação do público e o esforço dos pais para não perder a oportunidade de levar os filhos ao teatro”, elogia Andréia.
O ingresso custa R$ 6,00 e tem venda antecipada no local de apresentação e no balcão de ingressos do Shopping Iguatemi.

Curso de Extensão em Jornalismo Digital tem última aula na FTC

Com aula do professor Marcos Palácios, a Rede de Ensino FTC encerra neste sábado, 26, no Laboratório Digital da unidade de Feira de Santana, o Curso de Extensão em Jornalismo Digital. A atividade é voltada para profissionais de comunicação: Jornalismo, Televisão, Rádio e Web. O curso de três módulos de oito horas cada, com aulas sempre aos sábados, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, contou também com a participação dos professores Sérgio Mattos, em 29 de março, e Alberto Oliveira, em 12 de abril.
O objetivo do curso é disseminar conhecimentos, proporcionando treinamento prático no uso de recursos da internet para a prática jornalística, além de mostrar as características e recursos das plataformas on line e impressa para atrair o leitor e os cuidados com a linguagem nas duas plataformas, construção de reportagem multimídia e interativa, entre outros. O curso acontece não só em Feira de Santana, mas também em Salvador, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista.
Neste terceiro e último módulo, Marcos Palácios vai falar sobre "Jornalismo, Multivocalidade e Participação", "O Estado da Arte no Jornalismo Praticado Tendo a Web Como Suporte", "A Importância da Internet e Seus Recursos Para Jornalistas Atuando em Outros Suportes Midiáticos", "Refinando a Capacidade de Buscas de Informações na Internet", "A Blogosfera e Seu Lugar no Jornalismo Dialógico", "Prática de Construção de um Blog Jornalístico", e "Prática de Construção de um Agregador de RSS (Sistema de Envio Automático de Dados)".

Outra do Blog Reinaldo Azevedo

Faltam índios para tantas ONGs
No Brasil inteiro, há 750 mil índios. Só na Amazônia, confesso, não sei quantos são. Mas vamos fazer de conta que todos estão lá: 750 mil silvícolas para 100 mil ONGs resultam numa média de 7,5 índio por entidade. Digamos que metade delas se dedique, sei lá eu, a salvar o minhocuçu (tem isso por lá?), o mico-leão-da-cara-preta (idem), o papa-aranha, a papaconha preta e o miçoco... Aí teríamos 15 índios por ONG. Considerando que parte dos nossos bons selvagens de short Adidas, celular da Motorola e camionete Land Rover está fora da Amazônia, o número de índios por ONG volta a cair. Se cada uma pegasse a grana que recebe das mais diversas entidades para, de fato, cuidar da nossa brava gente, dava para botar todos os nativos na Sorbonne...

O verdadeiro oprimido

Está no Blog Reinaldo Azevedo:
Eu tenho uma saída para o chamado Terceiro Setor, que é como as ONGs gostam de ser chamadas. E, depois de um sério estudo, concluí que:
- as tartarugas estão fugindo das ONGs; já há gente demais para cuidar delas;
- o jacaré do peito amarelo já não suporta ser protegido por rapazes de barbicha e rabinho-de-cavalo e moças que curtem “cantoras intensas” da MPB;
- o índio está cansado de fumar aquele troço e bater o pé no chão só para os antropólogos do complexo PUCUSP curtirem um barato;
- estão faltando negros para tantas vagas no ProUni;
Em suma, É preciso que o tal Terceiro Setor descubra novos oprimidos. Eu tenho uma dica. Que tal proteger um pouco, para variar, o branco pobre, macho, adulto e heterossexual? Tadinhos. Ninguém liga pra eles. Não vêem a hora de ter uma ONG para cuidar dos seus interesses.
O branco pobre, macho, adulto e heterossexual é que é o verdadeiro negro do Brasil.
O branco pobre, macho, adulto e heterossexual é que é o verdadeiro índio do Brasil.
O branco pobre, macho, adulto e heterossexual é que é o verdadeiro micro-leão-da-cara-preta do Brasil.

Comentário anônimo

Sobre a postagem "Não está aí nem vem chegando", na quinta-feira, 24, que trata sobre o deputado federal Colbert Filho (PMDB) ter recebido do deputado federal Walter Pinheiro (PT) a coordenação da bancada baiana no Congresso, o Blog Demais recebeu comentário, que mesmo anônimo, vai ser publicado. O texto está cheio de erros e sem pontuação, que traduzindo diz:
No mínimo você não sabe mas a liderança da bancada baiana foi uma exigência do presidente Lula. No segundo turno você vai vê-lo aqui. Estamos entrando na campanha com tudo, inclusive com o lançamento do PAF, em junho. O PAF é o Programa de Aceleração do Futuro de Feira de Santana.
Tire o cavalinho da chuva, vista a camisa de Tarcízio com um pijama. Em outubro, aprecie o PFL perdendo nos cinco maiores colégios eleitorais da Bahia. De Feira a Camaçari, de Vitória da Conquista a Alagoinhas, de Ilhéus a Itabuna, de Barreiras a Juazeiro.
O Blog Demais comenta: Realmente, ninguém sabe dessa "exigência" de Lula. Em Feira de Santana, não deverá haver segundo turno das eleições. Lula também vinha outro dia e ninguém justificou o forfait. Depois do PAC empacado, vem PAF se espatifar? Feira já está no futuro com a administração do prefeito José Ronaldo. Por fim, o anônimo é ruim de conta, pois fala em cinco maiores colégios e cita oito deles.

Feminino é tema de seminário em Cachoeira

O seminário "A Celebração do Feminino: Comportamento, Moda e Estética" acontece na terça-feira, 29, às 13 horas, no Conjunto do Carmo, em Cachoeira. O evento tem como proposta discutir as questões da mulher. “A Celebração do Feminino: Comportamento, Moda e Estética” é um momento para fomentar as possibilidades de pesquisa sobre o gênero feminino a partir do conhecimento de aspectos teóricos e metodológicos aplicados às diversas áreas do conhecimento envolvidas no evento. É, também, uma forma de trazer à cidade cachoeirana e para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da interdisciplinaridade, os debates sobre a temática da mulher, possibilitando que, futuramente, outros eventos acadêmicos sejam realizados até de forma mais abrangente, incluindo outras temáticas do estudo de gênero.
O seminário será realizado com a apresentação de trabalhos elaborados por docentes do CAHL. Além desses, terá como convidada, a professora Ana Lúcia Uchoa Peixoto, diretora executiva do Museu do Traje e do Têxtil - D. Henriqueta Martins Catharino, do Instituto Feminino da Bahia, instituiçãoque abriga a coleção particular de uma das personalidades maissignificativas da história do feminismo no Estado. A atividade contará também com o mediador Fábio Joly e o debatedor Leandro Colling.
(Com informações da jornalista Renata Pitombo e de Elton Vitor Coutinho, estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Estudantes de Contábeis da FTC orientam sobre IR

Os interessados em fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 têm até esta sexta-feira, 25, para aproveitar a orientação sobre o preenchimento da declaração que está sendo prestada pela Cont. Jr. Projetos e Consultoria Contábil, juntamente com o colegiado e alunos do curso de Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana
Eles estão orientando e realizando o preenchimento para as comunidades interna e externa, em estande instalado na área de convivência da faculdade, das 19 às 22 horas. A atividade, que já vem sendo realizada em anos anteriores, faz parte do Projeto da Empresa Júnior do Colegiado de Ciências Contábeis, sob a orientação do professor Antônio Raimundo Gomes dos Santos, com o apoio de outros professores da área contábil.
(Com informações da jornalista Socorro Pitombo, da assessoria de comunicação da FTC)

Campanha do Iguatemi tem fotos de J.R. Duran

Cantora Larissa Luz posa para campanha


J.R. Duran clicou oito personalidades de Salvador para o lançamento da coleção de moda Outono-Inverno do Iguatemi. A campanha criada pela Idéia 3 retrata clientes do shopping vestindo a nova coleção. As fotos mostram atitude, beleza e estilo através das lentes do fotógrafo valorizando a personalidade dos participantes. A escolha das peças e a direção de fotos foram feitas de forma criteriosa buscando valorizar o consumidor do shopping através de uma diversidade de estilos. Jan Hlavnicka, diretor de arte da agência, participou de todo processo, acompanhando a produção e seleção das fotos, o tratamento das imagens e a finalização das peças.
A campanha conta com a participação da cantora Larissa Luz, do artista plástico Gustavo Moreno, da médica Carla Ferner, do arquiteto Marlon Gama, das estudantes Nicole Isensée e Larissa Mathias e do casal Rebecca e Adriano Rangel, ela dentista e ele empresário e será veiculada nas revistas "Nova", "Cláudia" e "Contigo", além de um multipage na revista "Iguatemi Salvador" de maio.

O que ver nas telas até terça-feira




Período de 25 a 29 de abril

LANÇAMENTOS
O OLHO DO MAL
(The Eye), de David Moreau e Xavier Palud, 2008. Com Jessica Alba, Alessandro Nivola, Parker Posey e Rachel Ticotin. Terror. Violinista cega desde a infância realiza um transplante de córneas, que a permite enxergar novamente. Porém logo ela começa a ver imagens aterrorizantes, sem saber o porquê. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 97 minutos. Horários: 13 horas (neste sábado e no domingo), 15h10, 17h10, 19h10 e 21h15. Sala 2 (160 lugares).
MEU NOME É TAYLOR, DRILLBIT TAYLOR (Drillbit Taylor), de Steven Brill, 2008. Com Owen Wilson, Nate Hartley e Troy Gentile. Comédia. Três garotos que estão iniciando o ensino médio logo no primeiro dia de aula são perseguidos, o que faz com que contratem Drillbit Taylor como guarda-costas. Só que eles não esperavam que Taylor fosse uma grande fraude, tentando enganá-los com uma série de treinamentos esdrúxulos. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 103 minutos. Horários: 19h15 e 21h15. Sala 3 (167 lugares).
CONTINUAÇÕES
LOUCAS POR AMOR, VICIADAS EM DINHEIRO
(Mad Money), de Callie Khoury, 2008. Com Diane Keaton, Queen Latifah, Katie Holmes e Ted Danson. Comédia. Dona de casa dedicada é surpreendida ao saber que pode perder sua casa e seu confortável estilo de vida quando seu marido é demitido do seu trabalho. Tentando evitar que isto aconteça, ela consegue um trabalho como zeladora em um banco, onde se torna amiga de duas outras mulheres. Cansadas de serem sempre subestimadas, elas decidem unir esforços para assaltar o banco. Em segunda semana. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 14h20, 16h30, 18h45 e 21 horas. Sala 1 (243 lugares).
HORTON E O MUNDO DOS QUEM! (Horton Hears a Who!), de Jimmy Hayward e Steve Martino, 2008. Animação. Simpático elefante ouve um pedido de socorro que parece vir de um grão de areia e decide ajudar. Cópia dublada. Em sétima semana. Classificação indicativa: Livre. Duração: 92 minutos. Horários: 13h20 (neste sábado e no domingo), 15h20 e 17h20. Sala 3.
SUPER-HERÓI - O FILME (Superhero Movie), de Craig Mazin, 2008. Com Drake Bell, Leslie Nielsen e Pamela Anderson. Comédia. Um jovem adquire superpoderes e decide usá-los para combater o mal. Só que sempre que tenta salvar alguém ele acaba matando-o acidentalmente. Cópia dublada. Em segunda semana. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 85 minutos. Horários: 13h10 (neste sábado e no domingo), 15h05, 17 horas, 18h55 e 20h50. Sala 4 (264 lugares).

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Shopping Iguatemi, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Não está aí nem vem chegando

Está na mídia que o deputado federal Walter Pinheiro (PT) decidiu entregar na quarta-feira, 23, a coordenação da bancada baiana no Congresso ao deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB). É que ele pretende disputar a sucessão municipal de Salvador.
Interessante é que Colbert Filho também pretende disputar a Prefeitura de Feira de Santana. Assim, o entendimento que se tem é que o parlamentar feirense não está aí nem vem chegando para a sucessão do prefeito José Ronaldo, para assumir o encargo da coordenação política em Brasília. Ou ele tem o dom da onipresença?

Nunca mais

Do deputado federal cearense Ciro Gomes: “Agradeço a Deus por não ter sido eleito em 2002”. Ele mesmo reconhece que não estava preparado para assumir a Presidência do Brasil. Pelo menos tem simancol para tirar o cavalo da chuva para sempre.

Tarcízio Pimenta também tem apoio do PR

José Ronaldo fecha em menos de três dias dois importantes acordos

O deputado estadual Tarcízio Pimenta (DEM) ganha mais um aliado à sua candidatura a prefeito de Feira de Santana. Desta vez é o Partido Republicano (PR), que fechou acordo com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, presidente regional do Democratas, em encontro no Feira Palace Hotel, na manhã desta quinta-feira, 24.
A aliança em torno do candidato do prefeito José Ronaldo será selada com o presidente da Executiva Municipal do PR, o advogado Milton Brito, que se fará acompanhar de um número expressivo de filiados.
Este é o segundo apoio político fechado pelo prefeito José Ronaldo, em menos de uma semana. O primeiro deles foi firmado na quarta-feira, 23, com o PRB, sob o aval do ex-deputado estadual Bispo Márcio Marinho, articulador político da Igreja Universal do Reino de Deus.
O presidente da Executiva do PR, Milton Brito, ao justificar o ingresso da agremiação partidária nas fileias que dão sustentação política ao prefeito José Ronaldo e, conseqüentemente, à campanha de Tarcízio Pimenta, foi categórico: "Tarcízio é a certeza da continuidade da grande obra político-administrativa implantada em Feira de Santana por José Ronaldo".
(Com informações de Jorge Magalhães, da assessoria de comunicação do deputado Tarcízio Pimenta)

Apoio da Igreja Universal a Tarcízio repercute

Jornais, rádios e blogs dão ênfase ao acordo firmado por José Ronaldo

A notícia da formalização de apoio do Partido Republicano Brasileiro, o PRB, à candidatura do deputado Tarcízio Pimenta (DEM) à Prefeitura de Feira de Santana, ganhou repercussão nos principais jornais e blogs baianos. O acordo que foi costurado na quarta-feira, 23, entre o ex-deputado BispoMárcio Marinho, articulador político da Igreja Universal do Reino deDeus (Iurd) e o prefeito José Ronaldo de Carvalho, presidente regional do Democratas, foi muito bem recebido tanto pelos evangélicos quanto pelos partidos alinhados à base de sustentação de José Ronaldo.
Nesta quinta-feira, 24, durante a sessão matutina na Assembléia Legislativa, o deputadoEliedson Ferreira (DEM), que ao lado do vereador José de Arimatéia (PRB) presenciou o fechamento da aliança entre o Democratas e o PRB, elogiou o prefeito José Ronaldo, "pela maneira séria e coerente como conduziu o processo de escolha do deputado Tarcízio Pimenta à sua sucessão".
Eliedson entende que "Ronaldo fez a escolha certa para dar continuidade a este trabalho de crescimento e desenvolvimento sócio-econômico que a Princesa do Sertão vem experimentando".
REPERCUSSÃO
Entre os jornais que divulgaram com destaque a entrada da Universal na campanha de Tarcízio Pimenta à Prefeitura de Feira de Santana estão "Tribuna da Bahia" e "Correio da Bahia". Entre os blogs a notícia foi postada no "Bahia Já", do jornalista Tasso Franco, "Bahia Notícias", do jornalista Samuel Celestino, neste Blog Demais e no "Blog do Tarcízio".
(Com informações do jornalista Jorge Magalhães, da assessoria de comunicação do deputado Tarcízio Pimenta)