Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mistura de estilos e reprodução de memórias em mostra no Museu Regional de Arte

Dois artistas feirenses, dois estilos distintos, trabalhos diferentes. Em comum, o vínculo com as origens, mesmo ganhando o mundo. Assim são César Romero e Leonice Barbosa, que lançam novos álbuns na próxima quinta-feira, 27, às 20 horas, no Museu Regional de Arte, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento, que dá continuidade ao projeto Memórias - Pintores de Feira de Santana, da Fundação Carlo Barbosa, inclui a abertura inaugural de exposição de pinturas dos artistas, que ficará em cartaz até 27 de dezembro.
Os álbuns trazem reproduções coloridas, que funcionam como encartes, contendo depoimentos sobre os artistas, currículos e fotos. O de CésarRomero é composto de 14 páginas, com texto trilingüe (português, espanhol e inglês), de autoria do próprio artista, intitulado Depoimento a Feira deSantana. Já o de Leonice Barbosa traz textos de Laurice Barbosa e César Romero, bilingüe (português e inglês).
Os artistas
Autodidata, o feirense César Romero fez as primeiras incursões nas artes plásticas em l967. A partir de então, vem participando de mostras coletivas (400) e individuais (37) só no Brasil. Fora do país, contabiliza 50 coletivas e sete individuais. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Ao longo da sua carreira, foi contemplado com 30 prêmios de pintura, quatro de fotografia, com participação em três Salas Especiais. Possui trabalhos em 45 museus brasileiros.
Leonice Barbosa também é autodidata. No começo da carreira dedicava-se à pintura em tecido, para depois exercer suas habilidades artísticas em telas. Começou pintando fachadas de igrejas, sobrados e casas simples, construções típicas de sua terra natal. Em 1991 expôs pela primeira vez na comemoração de aniversário da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em Salvador. Daí não parou mais, apresentando-se em coletivas e individuais, museus e galerias de arte de Feira de Santana, Salvador e várias cidades da Bahia e de outros Estados.
Na temática dos trabalhos de Leonice estão lugares e situações do cotidiano do sertão, casas da fazenda e da periferia de pequenas cidades. Há na obra da artista a coerência em registrar as raízes e identidades sertanejas. A ternura pelos humildes, a magia do dia-a-dia fixa uma realidade que emana do povo, em sua mais ampla autenticidade.
A Fundação Carlo Barbosa tem como objetivo preservar o acervo deixado pelo artista, divulgar sua obra e de outros criadores, além de elaborar eexecutar projetos e realizar cursos, conforme explica Lucy Barbosa, diretora-presidente da entidade. Ela ressalta que o projeto visa também despertar novos talentos, principalmente entre as camadas mais humildes, valorizando a arte, riqueza maior da cultura de um povo. "A Fundação adota uma posição de vanguarda, quando prestigia a arte, cria e executa projetos na área da cultura", complementa.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação Cuca/Uefs)

Um comentário:

Anônimo disse...

Dimas, fui obrigada a migrar para o blogspot. O novo endereço do belos é: www.belosemal.blogspot. com. Espero vc lá. Tem outro endereço: www.belosemalvados.blogspot. com - mas perdi a senha desse (rs) e não o estou administrando. Vale o de cima, ok? Abraços.