Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Indicadores de qualidade discutidos na Academia de Educação

Ao aprovar o seu Planejamento Estratégico, a Academia de Educação de Feira de Santana incluiu a realização de atividades visando maior aproximação com a comunidade educacional. Dentre essas atividades, encontra-se a realização de um seminário anual, tendo o primeiro deles acontecido na terça-feira, 15, como uma forma de homenagear o professor pelo seu dia.
O I Seminário Nacional de Educação contou com a presença da representante do Compromisso Todos Pela Educação professora Andréa Pineda, do presidente do Conselho Estadual de Educação professor Astor de Castro Pessoa e do representante do programa Avalia – Assessoria Educacional Renato Júdice, além dos acadêmicos Geraldo Leite, Raimundo Gama, Maria Cristina Menezes, Yara Cunha, José Raimundo de Azevêdo, Fernando Pinto de Queiroz, Célia Christina Carvalho e Josué Mello.
A presidente da Academia, professora Anaci Paim, em seu pronunciamento na abertura dos trabalhos, enalteceu a importância do seminário como uma oportunidade para intensificar o diálogo da Academia com a comunidade educacional, buscando discutir temas da atualidade. Destacou também o papel do professor na melhoria dos indicadores a partir do desenvolvimento de uma prática educativa de valorização do aluno, ressaltando aspectos pedagógicos inovadores.
O evento contou ainda com a presença da secretária da Educação professora Ana Rita Almeida Neves, além de dirigentes de escolas municipais e estaduais, professores, estudantes universitários, representante da APLB e de outros órgãos locais, proporcionando um debate motivador ao final da primeira mesa técnica, por se tratar de um tema relacionado com a vivência profissional, com o cotidiano dessas pessoas.
Houve também a oportunidade de discutir um case sobre a realidade nos municípios de Santo Estevão e Amélia Rodrigues, quando a acadêmica Célia Christina Carvalho abordou o tema "A Educação Básica Como Fator de Desenvolvimento Local", mostrando em que medida a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vem exercendo o seu papel de agente de desenvolvimento local através da melhor formação dos professores da Educação Básica.
A programação cultural incluiu um momento musical por uma aluna do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), performance teatral pela professora Lélia Victor Fernandes, além de sorteio de vários brindes.
Ficou disponível para visita a exposição dos painéis contendo a biografia dos patronos da Academia de Educação de Feira de Santana, que agora se encontra na Biblioteca Municipal Arnold Silva.
Ao encerrar os trabalhos, Anaci Paim, apresentou a mensagem da Academia de Educação aos professores, abordando trechos da publicação de Paulo Freire, "A Pedagogia da Esperança", destacando o papel e a importância do professor na melhoria da qualidade da educação e ressaltando a educação como condição básica para a transformação social
Ela concluiu fazendo o convide, para a sessão pública do dia 27 de novembro quando a acadêmica Yara Maria Cunha Pires estará apresentando a vida e a obra de Alice Costa, patronesse da cadeira número um, da qual é titular.
(Com informações de Marilene Barreto, secretária da Academia de Educação)

Nenhum comentário: