Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Comendador Carlos Pitta







A noite de quinta-feira, 16, foi de muita emoção para o cantor e compositor feirense Carlos Pitta. Cercado de familiares, amigos – a maioria músicos – e autoridades, ele foi condecorado pela Câmara Municipal com a Comenda Maestro Tertuliano Ferreira dos Santos (foto, Vicen Ferreres). A homenagem foi uma iniciativa do ex-vereador Antônio Carlos Daltro Coelho, atualmente secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Designado pelo autor do projeto para saudar o homenageado, o vereador Antônio Joel Barbosa disse que Carlos Pitta “é um artista que só tem exaltado o nome da Princesa do Sertão pelos quatro cantos do mundo”. Segundo ele, não é difícil falar da trajetória de um profissional da música que tem 25 anos de carreira, 13 discos lançados e uma vida dedicada à música popular brasileira.
Em seu discurso de agradecimento e recordações, Carlos Pita cumprimentou os “companheiros de arte e de estradas” (recordou até de Dimas Oliveira), lembrou momentos marcantes da história musical de Feira de Santana, falou da importância do maestro Tertuliano Ferreira Santos e se emocionou ao falar do pai, Otto Schmidt. “Ele fez muito mais por Feira do que eu”, disse, acrescentando que é apenas um cantor, enquanto o pai foi “um artesão da vida”.
Pitta contou que pesquisou sobre a vida do maestro que dá nome à comenda e que, se estivesse vivo, teria 110 anos. “Uma personalidade tão marcante e significativa para Feira de Santana”, definiu. O homenageado remexeu a memória da cidade ao falar das filarmônicas e ressaltar a participação de músicos antigos e contemporâneos na construção do perfil do município, citando nominalmente dezenas deles.
Ele agradeceu aos mestres que passaram pela sua vida, em especial os maestros Nilo e Hamiltom Lima, este o responsável pela sua saída de Feira de Santana “para ganhar o mundo”.
Durante a entrega da comenda a Carlos Pitta, ocuparam o plenário seus familiares, incluindo os filhos Ian e Clara Campos Brasil Pitta, mais os vereadores Marialvo Barreto e Antônio Joel - tão somente os dois, mais o presidente Antônio Carlos Passos Ataíde marcaram presença em sua própria casa, o que é uma lástima em todas as sessões solenes, pois um claro e acintoso desrespeito aos homenageados.
Dentre os convidados, o presidente Augusto Cézar Orrico da Fundação Cultural Egberto Costa, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o deputado estadual Tarcízio Pimenta; deputado federal Sérgio Carneiro; capitão Flailton Frankles, representando o Comando Policial Região Leste; diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) Selma Soares, representando o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) professor José Carlos Barreto de Santana; professora Lélia Vítor Fernandes, que representou a Academia de Letras e Artes, e Eduardo Kruschewsky, presidente da Academia Feirense de Letras.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Nenhum comentário: