Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Booker Pittman" leva Prêmio Vivo do 5º Festival Cinema de Arte de Salvador

Escolhido pelo voto popular, o documentário "Booker Pittman", de Rodrigo Grota, exibidodurante a programação do 5º Festival Cinema de Arte de Salvador, ganha o PrêmioVivo de Melhor Curta-Metragem e será reapresentado ao público nos cinemas do Circuito SaladeArte de 31 de outubro a 6 de novembro, precedendo as sessões diárias da programação.
Sobre o filme
Mostra a passagem do jazzman norte-americano Booker Pittman (1909-1969) por Londrina em 1950. Este é o segundo episódio da "Trilogia do Esquecimento", série iniciada por “Satori Uso” (premiado em Gramado em 2007) e que será encerrada provavelmente em 2009, com o curta “Haruo Oara - Pausa Para a Neblina”.
"Booker Pittman" é uma ficção que ganha um impresionante retrato preto e branco, realçados pela fotografia, com iluminação detalhista e soberba, citações à nouvelle vague, grandes closes e flashes carregados de muito simbolismo. Há um ritmo musical importante, que rege toda a produção cinematográfica, com liberdades poéticas – vez que a trilha alterna takes de John Coltrane -, mas permeado de mainstream das grandes bandas e também de bossa nova.
Fragmentando, cheio de digressões, desvios e falsas aproximações, o filme joga sobre o espectador várias dúvidas e sentimentos, fazendo-o montar seu próprio mosaico de interpretações. Uma preocupação do produtor era não concluir a história como um documentário convencional. Então o diretor escolheu a vida irregular, repleta de interrupções e caminhos diversos de Booker, para estruturar o curta.
“Seria mais fácil fazer um filme mostrando a vida do Booker a partir de uma narrativa tradicional, contextualizando de forma clara o personagem e os seus conflitos - isso talvez até agradasse um público maior, pois a maior parte dos espectadores já está acostumada com um certo tipo de cinema lhe dá tudo de forma mastigada, pontuada, digerível. A vida e a postura do Booker em relação ao mundo nos exigiam outra coisa uma abordagem impressionista, que fugisse de representações dramáticas”, afirma Grota.
Sobre o diretor
Rodrigo Grota nasceu em Lodrina, tem 29 anos, é cineasta, escritor, jornalista, crítico e professor de cinema. Como jornalista investigativo realizou uma matéria sobre o tráfico de drogas que inclusive concorreu a prêmios ao lado de jornalistas como Tim Lopes. Realizou vários curtas, mas chamou a atenção de todos com o filme “Sotori Uso”, um falso documentário sobre um falso poeta, realizado por um falso cineasta. Antes dirigiu “O Quinto Postulado” (2006); “Inimigo Público Nº 1” (2005) e “Londrina em Três Movimentos” (2004).
É também um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cinematográfico de Londrina, sendo presidente da Kinoarte, instituto de cinema e vídeo da cidade que é uma associação sem fins lucrativos com quatro objetivos: produzir, exibir, preservar filmes, alem de realizar projetos de formação audiovisual (www.kinoarte.or.br) e, além de tudo isso, ainda organiza a Mostra Londrina de Cinema, que já está em sua 10ª edição.
Dados Técnicos
Orçado em R$ 85 mil e com patrocínio da Prefeitura de Londrina, as filmagens do curta foram realizadas entre os dias 7 e 11 de agosto de 2007 em Londrina e região. Boa parte do filme foi rodada no Espaço Kinoarte, a sede da Kinoarte. Para construir um cabaré da Londrina dos anos 50, a Kinoarte alugou um galpão de 600 metros quadrados no centro da cidade. O cenário incluiu um quarto de hotel dos anos 50, um estúdio de jazz da Nova York de 1964, uma casa em Dallas em 1922, além de um palco do começo dos anos 30 em Kansas City.
Ficha Técnica
"Booker Pittman", Brasil, 2008.
Gênero: Documentário, Drama, Musical
Duração: 15 minutos
Tipo: Curta-metragem
Preto & Branco
Direção: Rodrigo Grota
(Com informações de Alexsandra Pinheiro, da Assessoria de Imprensa do Circuito SaladeArte -www.salaearte.art.br)

Nenhum comentário: