Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Margarida foi presença significativa no momento em que viveu"

No ato de reabertura do Teatro Municipal Margarida Ribeiro, na noite de quinta-feira, 25, a presença de familiares da homenageada em memória. Estavam lá seus irmãos: Luciano Ribeiro e Valdna, João Antônio Ribeiro, José Ribeiro e Renilda, Francisco Ribeiro e Nelma, e Dalva Ribeiro, e filhos, além do amigo da família César Brito e Ângela. O professor Luciano Ribeiro (foto: Sílvio Tito/Secom) foi quem falou em nome da família.
Em tom emocionado e emocionante, ele disse:
Estamos aqui, nós, irmãos e irmãs, cunhados e cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, representando a família de Margarida Ribeiro. trazemos, para este momento, o apreço e agradecimento de nossos pais que, por motivo de doença, não podem comparecer a esse evento.
Senhor prefeito, o gesto da homenagem engrandece às duas partes: a quem homenageia e a quem é homenageado. O gesto de quem homenageia dignifica o seu autor, pois o coloca na capacidade de entender, e assim agir, de que pessoas, homens e mulheres são capazes de construir suas vidas, marcando-as por momentos que tornam inesquecíveis a sua presença na comunidade. Quem recebe a homenagem sente-se de que suas ações foram tão significativas que provocaram o devido reconhecimento. Por tanto, são parabenizados uns e outros.
Convivemos com Margarida Ribeiro. Somos seus irmãos. À época em que viveu, Margarida soube marcar presença nos atos e gestos de sua geração. Soube ser feminista sem perder a beleza e o encanto da mulher; soube ser militante política sem perder a ternura, mesmo com aqueles que não compreenderam seus ideais; soube representar nos palcos a realidade da vida sem fugir da realidade concreta do viver; soube ser independente sem perder o respeito e o carinho que formam o relacionamento da família. Enfim, Margarida foi tudo isso e seria muito mais se sua vida não fosse ceifada tão precocemente. Dizemos hoje aqui, o que temos dito nesses longos anos de ausência: Margarida foi presença significativa no momento em que viveu; foi e é o nosso carinho e o nosso amor; é a mais angustiante das ausências.
Agradecemos a renovação dessa homenagem e a entendemos como uma forma do Governo Municipal querer homenagear também aquela geração dos anos 60 que, significativamente, marcou época em todo o mundo, quer das simples ruas e praças de Feira de Santana às mais suntuosas de Paris ou Londres. Dos pequenos momentos de sons e festas, aos mais suntuososos shows dos Beatles, de modestas passeatas aos grandes confrontos com o poder, foi uma época que, deixando saudades, rearrumou os caminhos das novas gerações que se sucederam àqueles anos.
Obrigado senhor Prefeito, obrigado a todos que contribuíram para a reconstrução dessa casa e pelo ato que agora ocorre.
Que Deus abençoe a todos vocês.

Nenhum comentário: