Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 26 de julho de 2008

Metáforas e simbologias para atacar regime ditatorial

Jan Stöckl em "O Baile dos Bombeiros", uma preciosidade
Reprodução
O tcheco Milos Forman, radicado nos Estados Unidos, é diretor de filmes como "Procura Insaciável" (Taking Off), 1971; "Um Estranho no Ninho" (One Flew Over the Cuckoo's Nest", 1975; , "Hair" (Hair), 1979; "Na Época do Ragtime" (Ragtime), "Amadeus" (Amadeus), e "O Povo Contra Larry Flint" (The People Vs. Larry Flint), 1996. Ganhou dois Oscar de Melhor Direção com "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus".
Neste sábado, 26, garimpei e assisti uma jóia do cinema tcheco, a comédia ligeira, sensível, mas de provocante conotação política contra regimes ditatorias, "O Baile dos Bombeiros" (Horï, Má Panenko), cuja tradução do original é "Fogo, Minha Garota", realizado em 1967, que tem Milos Forman como diretor. Ele retrata na tela o anseio por um país livre, sem regime ditatorial. Desconhecia a existência deste filme, que até teve uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Trata-se de uma sátira sobre um baile dos bombeiros, alegre e cheio de confusões, onde nada dá certo - de um concurso de beleza, no qual as participantes relutantes, envergonham os organizadores; um bingo no qual quase todos os prêmios ridículos são furtados.
Considerado um marco da chamada Nova Onda Tcheca, "O Baile dos Bombeiros" foi o primeiro filme colorido e último que ele realizou na antiga Tchecoslováquia antes de embarcar para os Estados Unidos. Mesmo com as metáforas e simbologias usadas para driblar a censura, o filme teve restrição imposta pelo regime comunista do país, sendo proibido e banido. As autoridades viram na história de um grupo de bombeiros que organizam um baile para presentear o seu comandante mais idoso, uma revelação dos problemas pelos quais o país passava. A demora na escolha da rainha do baile é uma crítica à burocracia; o atraso dos bombeiros para controlar um incêndio demonstra a ineficiência do Estado; os furtos das pequenas premiações de um bingo cometidos pelos participantes da festa fala sobre a falta de bens de consumo.
O filme também mostra que a tendência de governos totalitários em censurar obras de arte, de limitar o direito de expressão, é uma prova concreta de como são autoritários. "O Baile dos Bombeiros" é para ser percebido em seus detalhes. Enriquece a dvdteca deste cinéfilo.

Nenhum comentário: