Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Teatro de Idéias

Ciclo de discussões sobre textos de Maurice Merleau-Ponty
A Aliança Francesa de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) serão parceiros na comemoração do centenário de nascimento do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A programação, organizada pelos Programas de Pós-Guaduação em Filosofia e Ciências Sociais da Ufba, inclui um colóquio internacional, no final de agosto, um grupo de estudos e um ciclo de discussões sobre a obra do filósofo, ao longo do ano.
Retomando o formato do Teatro de Idéias, desenvolvido com sucesso no ano de 2006, na própria Aliança Francesa, o ciclo apresentará ao público as principais obras do pensador. Procurando dar voz à reflexão intelectual, fora do âmbito universitário, o projeto propõe-se a colocar a reflexão teórica em cena, exercitando o pensamento mais como diálogo do que como discurso.
Para isso, num contexto teatral, definido pelo cenário e pela iluminação, o coordenador da atividade (professor Monclar Valverde) e um convidado especial trocarão idéias sobre o livro selecionado para cada noite, explorando aspectos teóricos e históricos relacionados ao seu tema. Após o debate, o evento será encerrado pela exibição de um vídeo ou uma breve apresentação musical, assinalando a importância do tema da expressão na obra do filósofo.
Na próxima segunda-feira, dia 26, será apresentado e discutido o primeiro livro de Merleau-Ponty, "A Estrutura do Comportamento". O psicólogo, escritor e professor, da Universidade Católica do Salvador, Márcio Ferreira Barbosa, procurará reavaliar as contribuições deste texto pioneiro para os campos da filosofia, da psicologia e da pedagogia. Ao final, Simone Motta (voz) e Chico Oliveira (violão) apresentarão suas versões intimistas de Caymmi e alguns clássicos da Bossa Nova, cujo cinquentenário se comemora também neste ano de 2008.
O evento terá novas sessões nos meses de julho (dia 28), setembro (29) e novembro (24), sempre na última segunda-feira do mês, às 19 horas, com entrada franca, no Teatro Molière, na Aliança Francesa de Salvador, no alto da ladeira da Barra. Nessas datas, serão discutidos, respectivamente, os livros "Fenomenologia da Percepção", "A Prosa do Mundo", e "O Visível e o Invisível".
PÓS-GUERRA
Embora voltado principalmente ao ensino e à investigação no campo da filosofia, Merleau-Ponty dialogou intensamente com as ciências humanas e as artes, e sua obra vem tendo uma repercussão crescente, como se pode constatar pelas publicações dedicadas às suas idéias, em todo o mundo.
Inicialmente preocupado com as problemáticas do comportamento, da percepção e da linguagem, ele envolveu-se ativamente nas dramáticas situações do pós-guerra. Desenvolveu, então, uma aguda interpretação da ação política, sem deixar de lado as questões ontológicas, buscando sempre construir uma filosofia livre dos dualismos tradicionais (as oposições entre essência e aparência, alma e corpo, história e natureza etc.).
(Com informações da jornalista Renata Pitombo)

Nenhum comentário: