Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 31 de maio de 2008

Socorro Pitombo é comendadora


Entrega da Comenda Maria Quitéria à jornalista Socorro Pitombo
Vicen Ferreres/Ascom


Quem foi - eu fui - à Câmara Municipal de Feira de Santana na noite de quinta-feira, 29, teve a oportunidade de conhecer uma parte considerável da história do jornalismo feirense, através do discurso da jornalista Maria do Socorro Pitombo Cristo, que foi contemplada com a Comenda Maria Quitéria. A concorrida solenidade de entrega de uma das mais significativas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo, conduzida pelo presidente Antônio Carlos Passos Ataíde, foi marcada por muita emoção.
“Sou apenas uma cidadã do mundo, uma mulher que trabalha com determinação, coragem, dignidade e paixão. Nada mais”, afirmou Socorro Pitombo, ao agradecer, “comovida, e com muita humildade”, conforme frisou, a honraria recebida. “Sinto-me duplamente honrada com esta comenda que traz o nome de uma mulher: Maria Quitéria de Jesus Medeiros. Batalhadora, valente, heroína, como, aliás, são todas as mulheres, cada uma a seu tempo e a sua maneira”, enfatizou.
O discurso da homenageada foi além dos agradecimentos. Ela discorreu sobre a sua trajetória no jornalismo em Feira de Santana, os avanços da profissão e a responsabilidade de ser profissional de comunicação. Afirmando ter orgulho da “geração que quis mudar o mundo”, Socorro Pitombo lembrou a efervescência cultural que marcou o ano de 1968 em todo o mundo, representada, sobretudo, por movimentos estudantis e musicais.
Para os jovens jornalistas Socorro Pitombo deixou um recado, do alto de uma experiência de quase quatro décadas: “Para aprender a escrever é preciso ler muito”. E lembrando a escritora espanhola Rosa Montero, ela afirmou que “deixar de escrever pode ser a loucura, o caos, o sofrimento. Mas deixar de ler é a morte instantânea”. Ela destacou ainda a atuação da mulher na área e disse que a receita para ser um bom profissional é, acima de tudo, amar o que faz.
O vereador Getúlio Barbosa, que dividiu com Genésio Serafim a autoria do projeto, falou da experiência profissional de Socorro Pitombo, marcada pela competência, seriedade e responsabilidade, e destacou os laços afetivos com a homenageada e sua família. O próprio vereador Getúlio Barbosa entregou a comenda a Socorro Pitombo que recebeu cópia do decreto do vereador José de Arimatéia e flores da secretária da Educação, Ana Rita Almeida Neves, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho na solenidade. A homenageada esteve acompanhada dos filhos Raphael Pitombo, que fez parte da mesa, Lara e Renata. Familiares e amigos da jornalista, principalmente colegas de profissão, lotaram o plenário e a galeria da Casa.

Nenhum comentário: