Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 17 de maio de 2008

Resenha de "Todos os Homens do Presidente"

Por Cezar Augusto Falcão Moreira

Em busca de informações coerentes sobre o arrombamento no edifício Watergate, onde cinco indivíduos foram presos em flagrante, os repórteres Bob e Carl do jornal "The Washington Post" são colocados para investigar se aquele crime não merece mais que simples páginas policiais, pois há uma desconfiança que ele possa esconder algo maior. É estranho, por exemplo, o fato de os presos terem advogados próprios.
O caso Watergate sugere ligações escusas com o gabinete dos Estados Unidos na época em que o presidente Richard Nixon trabalhava pela reeleição.
“Todos os Homens do Presidente” ilustra o ambiente das redações jornalísticas dos anos 70 e enfoca como a correria e o esforço pelas notícias “além das aparências” deixam os repórteres confusos e curiosos, até porque a maioria das fontes mal lhes atendia e temia conversar com eles. Percebe-se o poder que a imprensa exerce sobre as pessoas.
A trama do filme deixa todos curiosos do início ao fim, pois a procura pelas informações verdadeiras faz com que Bob e Carl sejam criativos para descobrir os mistérios sob as conversas das fontes (a exemplo das dicas enigmáticas de “Garganta Profunda”) e por fim obter a confiança de seus chefes de redação para a publicação da matéria. Por que o "The Washington Post" sofreu pressões até decidir publicá-la? E qual foi o resultado? A película é indicada aos interessados em jornalismo, principalmente em sua área investigativa, com doses a serem bebidas pelos estudantes deste curso de Comunicação Social.
* Cezar Augusto Falcão Moreira é estudante de Jornalismo II na Unef - Resenha feita para a disciplina Oficina de Texto

Nenhum comentário: