Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 10 de maio de 2008

Jornalismo vs. Imparcialidade

Imparcialidade no jornalismo é mito. O que existe é jornalismo de causas, que apóia causas específicas. Não tem sentido a questão da imparcialidade no jornalismo. Jornalista tem que estar engajado em causas. Nenhum escapa. O conceito de imparcialidade é difícil de ser atendido. É muito difícil para qualquer meio de comunicação se defender como imparcial.
Toda mídia tem de ser de referência. Cada qual possui sua linha editorial. O que vale é transparência, a opinião do jornalista que escreve. Já foi dito que “a imparcialidade é desumana”. Importante é a honestidade intelectual, que nada tem nada a ver com imparcialidade.
O Blog Demais pratica também o jornalismo crítico. Não tem pretensões de fazer jornalismo neutro, principalmente quando trata de política. Tem ponto de vista, posição clara e não esconde seu viés. Trata de fatos, que são recortes da realidade, faz seleção de questões que considera interessante.

6 comentários:

Renato Ribeiro disse...

Parabéns Dimas pela nota,quem exige imparcialidade no jornalismo com certeza nunca observou as regras de convivência entre a comunicação social e os políticos que estão no poder, todo jornalista ele tem sua tendência, seja de direita ou esquerda, querer dizer que isso não deve acontecer chega ser hipocrisia, cada profissional tende mais para o lado que lhe é conveniente, até por uma questão de sobrevivência no mercado, o que o jornalista não pode deixar de ser é ético, oportunizar para que aqueles que pensam diferente de suas convicções e ideologias possam se manifestar criticamente, de forma respeitosa, na nossa sociedade algumas pessoas confundem suas preferências políticas com jornalismo e só concordam com aquilo que lhes convém ideologicamente dizendo, apenas um detalhe não deve ser esquecido, os detendores das concessões de rádio, Tvs e também alguns jornais, estão nas mãos dos políticos, ninguém nesta área consegue se manter apenas de ideologia e pensamento, diferente disso só a utopia de acreditar que existe algum jornalista 100% isento, os que tentam fazer isso, com certeza estão desempregados.

Thomas disse...

O pessoal confunde reportagem com jornalismo como um todo. Só pode ser isso. Mas engraçado que só invocam a imparcialidade quando estão na condição de atacados. Quando estão atacando, não se lembram disso.

O réporter é que tem a tarefa de retratar fatos como seqüestros, assaltos, incêndios, catástrofes. Jornalista trata de opinião. E a sua função é justamente expressá-la, já que normalmente sabe fazer isso melhor do que a maioria dos cidadãos comuns. Cabe ao leitor procurar aqueles com opiniões coincidentes, criticando os divergentes no que achar pertinente, mas nunca invocando uma suposta "lei da imparcialidade" quando estão apanhando. O choro é livre, mas chorem com coerência.

Anônimo disse...

Quem quiser imparcialidade que vá ler o blog de Colbert, que só fala das ações dele.

Unknown disse...

Como diria o querido Prof. Fred Didier Jr. nas salas da Faculdade de Direito da UFBA: Neutro é detergente.

Parabéns pela honestidade.

Anônimo disse...

Quem faz jornalismo sério e independente é TV Brasil, a TV Lula. que é pública e foi criada e é patrocinada pelo governo.

Anônimo disse...

O pior nos comentários do pessoal de Colbert e do PT são as falhas constantes de digitação, os erros abomináveis de português, de concordância, de gramática, de regência. Seguem o apedeutismo implantado por Lula.