Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 27 de maio de 2008

Indicado ao Prêmio Tim de Música 2008 tem a ver com Feira de Santana


Músico Cristovão Bastos
Reprodução
O Prêmio Tim de Música, em sua sexta edição, acontece nesta quarta-feira, 28. De um total de 768 CDs e 114 DVDs inscritos, foram selecionados 104 indicados, em 16 categorias. A cerimônia de entrega do prêmio, que este ano, faz homenagem a Dominguinhos, será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação de Marieta Severo e Marcos Palmeira.
Concorrendo pela primeira vez ao Prêmio Tim de Música, Paulinho da Viola recebeu o maior número de indicações este ano, sete, com o disco "Acústico MTV".
O cantor foi indicado nas categorias "Melhor Disco de Samba", "Melhor Cantor de Samba", "Melhor Cantor Voto Popular", além de ter a hegemonia na categoria "Melhor Canção", sendo o autor das três concorrentes: "Bela Manhã", "Talismã" e "Vai Dizer ao Vento". O disco disputa ainda o prêmio de "Melhor Arranjador", para Cristóvão Bastos, que vai disputar com Jota Moraes por "Sambista Perfeito", de Arlindo Cruz; e Maurício Maestro por "Boca Livre e Ao Vivo" - Boca Livre.
Compositor, pianista e arranjador, Cristóvão Bastos é respeitado e admirado por grande parte da música brasileira. Ele tem a ver com Feira de Santana. Nesta cidade moram seus filhos Cristovão e Bernardo. A mãe deles, Ludimila de Oliveira, produtora cultural e estudante do curso de Jornalismo da Unidade de Ensino Superior (Unef), é feirense.
Cristovão Bastos precisou de mais de 30 anos de carreira para gravar o primeiro disco solo, "Avenida Brasil", em 1996, que inclui parcerias com compositores consagrados. Ele estudou teoria musical e acordeom desde cedo, formando-se aos 13 anos. Sua estréia profissional foi aos 18 anos, tocando piano numa boate em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro. Parceiro de grandes nomes como Chico Buarque - com quem compôs "Todo Sentimento" -, Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, entre outros, Cristóvão vem criando arranjos para discos e shows de Edu Lobo, Gal Costa, Leny Andrade e Nana Caymmi, além dos nomes já citados. Em 1999, fez a direção musical e os arranjos do show e do disco duplo gravado ao vivo, "Gal Costa Canta Tom Jobim". Em 1998, a cantora Clarisse Grova gravou "Novos Traços", disco de músicas inéditas de Cristóvão e Aldir Blanc. Barbra Streisand gravou "Raios de Luz", parceria dele com Abel Silva, em 1999, no disco "A Love Like Ours". Com Blanc, Cristóvão compôs "Resposta ao Tempo", tema de abertura da minissérie "Hilda Furacão", da Rede Globo, em 1998, que alcançou grande sucesso, e "Suave Veneno", da novela homônima, também da Globo, em 1999, ambas gravadas por Nana Caymmi. Seu mais novo trabalho, "Curtindo a Gafieira", foi lançado em 1º de abril passado.
Nos quase 40 anos de carreira, Cristóvão Bastos recebeu diversos prêmios, entre ele oito Sharp, nas seguintes categorias e trabalhos: Melhor Música para "Resposta ao Tempo"; Melhor Arranjo de Samba para os discos "Paulinho da Viola" e "Parceria", de Paulo César Pinheiro e João Nogueira; Melhor Disco Instrumental para "Bons Encontros", em parceria com o violonista Marco Pereira; Melhor Arranjo Instrumental para o disco "Disfarça e Chora", do saxofonista Zé Nogueira; Melhor Arranjo de MPB para os discos "Tantos Caminhos", de Carmen Costa, e "Resposta ao Tempo", de Nana Caymmi; e Melhor Arranjo de Canção Popular com o disco "Agnaldo Rayol".
Ele também está no cinema. Fez arranjos para o filme "Boca de Ouro", com música de Edu Lobo, o mesmo autor da trilha do filme "Guerra de Canudos", para o qual fez arranjos e orquestrações. "Mauá: O Imperador e o Rei", foi a primeira trilha sonora que compôs sozinho. Participou como instrumentista de filmes como "O Homem Nu", entre outros.
(Com informações do site Clique Music)

Nenhum comentário: