Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 31 de maio de 2008

"Envolvimento na política não é para padres e religiosos"

A Igreja Católica tem posição contrária em relação a candidaturas de seus clérigos em cargos eletivos. Veta, inclusive, o engajamento de membros da igreja no pleito, através da participação em comícios ou em outras manifestações.
Em Feira de Santana, sabe-se da pré-candidatura pelo PMDB do Frei Cau, da Ordem dos Frades Capuchinhos, que não está diretamente ligada à Arquidiocese Metropolitana, mas que segue as recomendações do Código Canônico de que religiosos não podem ser candidatos. O frei será suspenso do “uso da ordem”. A suspensão implica na proibição de celebrar missas, por exemplo. Em caso de ser eleito, serão quatro anos de suspensão.
Para o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, "envolvimento na política é para cristão leigo, não para padres e religiosos".
O que diz o Código do Direiro Canônico
A matéria que rege a questão se encontra no Código de Direito Canônico, de 1983, especificamente nos cânones 285, parágrafo 3º e 287, parágrafos 1º e 2º.
A) O cânon 285 diz no §1º : “Os clérigos se abstenham de tudo aquilo que é inconveniente ao próprio estado, segundo as disposições do direito particular”.
§ 2º- Evitem aquilo que, mesmo não sendo indecoroso, é alheio ao estado clerical.
§ 3º- Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos, que implicam participação no exercício do poder civil.
§ 4 º - Sem a licença do Ordinário próprio não se incumbam da administração de bens pertencentes a leigos, nem exerçam ofícios seculares que implicam obrigação de prestar contas.
B) O cânon 287 diz: §1º “Os clérigos sempre favoreçam de modo máximo a manutenção entre os homens da paz e da concórdia fundada na justiça“.
§ 2º “Os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do bem comum”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Colbert pode então perder seu mais forte candidato - uns 500 votos - se ele resolver seguir a orientação superior de não concorrer a vereador.

Anônimo disse...

É normal esta sanção da Igreja Católica o Presidente do Paraguai Fernando Lugo que é um Bispo Católico também sofreu esta sanção por conta de sua candidatura.

Thomas disse...

Engraçado é ver que, igual à igreja católica, alguns puxa-sacos de Colbert querem que o jornalista Dimas também não se envolva mais em política, abandonando o tema e dedicando-se apenas ao cinema e à literatura. Não se deixa pautar, Dimas. Pelo visto está incomodando essa turma que não cansa de vir aqui dizer que o blog é insignificante. Nunca vi tantas pessoas desperdiçarem tanto tempo com algo que dizem não incomodar.