Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 14 de março de 2008

Negritude, branquitude, racismo

Na coluna "Tempo Presente", de Levi Vasconcelos, no jornal "A Tarde", edição desta sexta-feira, 14, uma interessante nota, "Pano para mangas", sobre negritude, branquitude, racismo:
E por falar em negritude, em entrevista que sai amanhã no caderno Cultural, o crítico e poeta Alexei Bueno, que é só entusiasmo e reverência quando fala de Castro Alves (161 anos, hoje), na sua alentada obra Uma História da Poesia Brasileira, já nas livrarias, tocou um ponto cuja explicação pode dar pano para muitas mangas. Perguntaram-lhe por que, tendo Castro Alves lutado tanto pela Abolição da Escravatura, os movimentos negros não o reconhecem como um de seus heróis. A resposta: "Porque são racistas; acham que a luta titânica que desembocou no 13 de Maio, um dos momentos mais dignos deste País, foi uma esmola. E que foi uma luta de brancos. Os movimentos negros estão mais preocupados em descobrir quilombos Brasil afora".
Foi assim, em cima da bucha, a resposta.
Aleluia! Mais um que afirma que existe racismo por parte dos movimentos negros no Brasil.

Nenhum comentário: