Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Um clássico filme noir

Yvonne De Carlo e Burt Lancaster em "Baixeza"
Reprodução

Um clássico filme noir. Assim é "Baixeza" (Criss Cross), de Robert Siodmak, 1949, com Burt Lancaster, Yvonne De Carlo e Dan Dureya, que acabei de assistir, nesta terça-feira, 25.
Todos os elementos do gênero estão no filme, como o que um homem se dispõe a fazer quando está apaixonado por uma mulher fatal, ambiciosa. Está aí a baixeza do título brasileiro. Também o uso de flashbacks, a narração em off e o final trágico. Assim, personagens, atmosfera e visual formam elementos particulares da temática de filmes criminais americanos realizados a partir dos anos 40, pós Segunda Guerra Mundial.
Filme cult, "Baixeza" teve até um remake em 1995, com Steven Soderbergh realizando "Obsessão" (The Underneath), com Peter Gallagher e Elizabeth Shue - não conhecido.
Para quem for ver o filme: Tony Curtis, que interpretou outros filmes ao lado de Burt Lancaster (como "Trapézio", "A Embriaguez do Sucesso", "A Lista de Adrian Messwenger"), faz um pequeno papel, dançando rumba com Yvonne De Carlo, ao som de Esy Morales and His Rhumba Band.

Um comentário:

Anônimo disse...

Descobrir filmes como esse é um trabalho de garimpagem de pedras preciosas do cinema, principalmente do americano. "Baixeza" é realmente um clássico, que merece a visão, ou revisão, de quem gosta de cinema de qualidade.