Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Seminário faz reflexão sobre Francisco Pinto

A vida e a trajetória política do feirense Francisco Pinto, ou simplesmente Chico Pinto, como ficou conhecido em todo o país, serão temas de seminário na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta quarta-feira, 19, e na quinta-feira, 20. O evento, aberto ao público, é definido pelos organizadores como “reconhecimento a um dos mais expressivos nomes da resistência a práticas do regime militar, período da História do Brasil caracterizado pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão”.
Organizado pelo Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (Labelu), o seminário “Chico Pinto - Democracia e Ditadura em Feira de Santana e no Brasil”, é visto como um momento de estudo e reflexão histórica sobre Feira de Santana, a Bahia e o Brasil nos tempos da ditadura (1964-1985). “Será um ato pela memória, porque não se pode esquecer que só a luta constrói a democracia. Esta lição Chico Pinto nunca parou de ensinar”, salienta Eurelino Coelho, professor da Uefs e coordenador do Labelu, laboratório de estudos e pesquisas vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs.
Para os organizadores, o exame da trajetória política de Chico Pinto e de suas experiências como prefeito e parlamentar abre um leque privilegiado de questões para a compreensão daquele período histórico. Dentre os palestrantes, encontram-se estudiosos da história política da Feira de Santana e do país, além de pesquisadores como a professora Suane Vasconcelos, que defendeu dissertação de mestrado sobre o discurso de Pinto.
Também participarão personalidades políticas de Feira e da Bahia dos anos 1960 e 1970 e representantes do grupo Autênticos do MDB. O grupo é fruto de articulação, no parlamento nacional, de políticos de oposição provenientes de diversos estados que se destacaram, nos anos 70, no combate à ditadura militar. Chico Pinto foi um dos líderes do grupo que incluía também os deputados Alencar Furtado (PR), Fernando Lyra (PE) e Marcondes Gadelha (PB), entre outros.
Está prevista, durante o seminário, a exibição do filme “Pinto Vem Aí”, do cineasta feirense Olney São Paulo (1936-1978), realizado em 1976, em 16 mm, com 25 minutos, sobre a vinda do político para esta cidade para participar de campanha eleitoral de Colbert Martins para prefeito, em 1976. As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro José Coutinho Estrella, no módulo II do campus da Uefs, com atividades pela manhã (a partir das 9 horas) e à tarde (a partir das 14 horas). A exibição do filme está prevista para a noite de quarta-feira, 19.
Confira a programação:
19 de setembro
9 horas – Abertura
10 horas – Mesa I – Chico Pinto: Trajetória e Lutas
Prof. Ms. Clovis Frederico Ramaiana – Uneb
Profª. Ms. Suane Vasconcelos – Pesquisadora
Prof. Esp. Rogério Fátima dos Santos – Uefs/Labelu
14 horas - Mesa II: Ditadura e Resistência: Feira de Santana e Bahia
Prof. Dr. Emiliano José – Facom – Ufba
Haroldo Lima – Presidente ANP
Rocha Martinez – Advogado
Domingos Leonelli – Secretário de Turismo
19 horas – Mostra de Filme
“Pinto Vem Aí”, de Olney São Paulo, 1976
20 de Setembro
9 horas - Mesa III: Defensores da Democracia
Prof. Esp. Hosannah Leite – FTC
Sinval Galeão – Secretário-Geral do PPS/BA
Celso Pereira – Presidente OAB – Feira de Santana
Deputado Federal Colbert Martins Filho
14 horas - Mesa IV: Nem Tudo Era Submissão: Autênticos do MDB
Deputado Federal Alencar Furtado – Militante do Grupo Autênticos do MDB
Profª Drª. Ana Beatriz Nader – USP
Fernando Lyra – Presidente da Fundação Joaquim Nabuco
Deputado Federal Marcondes Gadelha – Militante do Grupo dos Autênticos do MDB
Marcondes Sampaio – Jornalista.

Nenhum comentário: