Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

"Pinto Vem Aí" será exibido na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está conseguindo uma cópia do filme "Pinto Vem Aí", realizado por Olney São Paulo (1936-1978), em 1976, em 16 mm, com 25 minutos, sobre a vinda do político Francisco Pinto para esta cidade para participar de campanha eleitoral de Colbert Martins para prefeito, em 1976. Vai integrar programação de seminário sobre a personalidade a ser realizado ainda este ano pela instituição.
No Blog de Ricardo Noblat, em 23 de julho, Vitor Hugo Soares escreveu sobre o Francisco Pinto e citou o filme de Olney, que "deu imagens reais ao que, para alguns, não passava de mito. O filme ganhou o Prêmio Jornal do Brasil, ano 76, no festival de cinema que o jornal carioca onde eu trabalhava promovia. Olney, que Glauber Rocha chamava de 'a primeira vítima do cinema novo brasileiro', morreu de enfarte aos 41 anos. Tempo suficiente, porém, para produzir obras notáveis, como os longas 'Grito da Terra' e 'Manhã Cinzenta' (premiado no festival de Oberhausen, na Alemanha), e o curta empolgante sobre seu conterrâneo de Feira de Santana".
Em uma de suas visitas a Feira de Santana, ainda em 76, Olney trouxe o filme, que foi exibido em projetor de 16 mm, conseguido por este jornalista, na casa de Chico Pinto. Em 1978, em programação in memoriam de Olney São Paulo, no auditório da Biblioteca Municipal, a então Secretaria de Turismo (Setur), da qual eu era diretor executivo, promoveu a exibição de "Pinto Vem Aí" (também de fragmentos de "Um Crime na Rua" e "O Profeta de Feira de Santana"), com o espaço superlotado. Mais do que reverenciar postumamente o cineasta, o público queria ver Pinto na tela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estão informando que o filme (sem nominar) foi realizado em Super 8. É muita desinformação. Assisti "Pinto Vem Aí" na exibição feita na Biblioteca, como citado na postagem. Assistir é força de expressão, pois os pintistas presentes fizeram uma balbúrdia tremenda, incomodanto a exibição. É a lembrança que tenho do fato.