Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Livro "Seis Passeios Por Cidade de Deus" tem lançamento

O Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está convidando para o lançamento do livro "Seis Passeios Por Cidade de Deus". Organizada pelos professores Marcos Cezar Botelho de Souza e Cláudio Cledson Novaes, a obra traz seis ensaios sobre "Cidade de Deus", livro de Paulo Lins publicado em 1994. Entra também em debate sua posterior adaptação para o cinema, com o filme homônimo lançado em 2002 e dirigido por Fernando Meireles e Kátia Lund.
Os trabalhos apontam a convergência entre cinema e literatura e entram em cena para mapear as tensões que acossam a cultura brasileira atual, deixando evidentes olhares investigativos que levantam uma série de novas questões sobre a nacionalidade brasileira.
Para o professor Orlando Freire Jr., apresentador da obra, os "Seis Passeios Por Cidade de Deus" são a prova de que "as questões levantadas a partir do conhecimento do livro e do filme são 'chapas quentes' que estão longe de esfriar". Nesse sentido, vêm para reacender e pôr em debate um tema que, desde o lançamento da obra de Lins, vem suscitando polêmicas e agitações na cena cultural do Brasil e do mundo: a violência que caracteriza e rasura a nossa identidade nacional.
Além dos organizadores, assinam artigos as pesquisadoras Valquíria Lima, Ísis Moraes, Patrícia Cerqueira e Ana Carolina Cruz, todas integrantes do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Uefs. Ao final da coletânea, os leitores ainda têm um encontro especial com um dos maiores críticos de cinema do país, o professor Ismail Xavier, da Universidade de São Paulo (USP), que concedeu entrevista ao professor Cláudio Novaes especialmente para a edição.
"Seis Passeios Por Cidade de Deus" sai sob o selo Uefs/MAC, como segundo volume publicado pela "Coleção Corisco", criada para publicar os estudos produzidos no campo das relações comparadas entre cinema e literatura.
O lançamento acontece no dia 30 de agosto, no hall do Departamento de Letras e Artes, módulo II da Uefs, a partir das 16 horas. Confira a programação: 16 horas - Exibição do filme "Cidade de Deus"; 17h30 - Debate com os autores; e 18 horas - Coquetel de lançamento.

Nenhum comentário: