Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Santificação antes da hora

No site "Bahia Já" (www.bahiaja.com.br), com postagem datada de domingo, 27, o jornalista Tasso Franco faz lúcido comentário sobre se querer transformar o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano em São Caetano. O Blog Demais, em postagem anterior fez referência ao fato de quererem santificar o prefeito.
Nem muito; nem tampouco.
Assim como a PF agiu de forma agressiva ao prender o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT), na última quinta feira, 17, sob a acusação de ilícitos em relação a fraudes em contratos que envolvem dinheiro do Governo Federal; os petistas vinculados ao prefeito, mesmo com a matéria ainda em investigação para uma análise posterior de julgamento no STF, se apressam a difundir sua inocência a qualquer preço, querendo transformar o mortal Luiz Caetano em uma espécie de santo, São Caetano.
Ora, direis; que ainda existe alguma inteligência na Bahia e o alerta para essa desenfreada postura dos partidários do prefeito partiu da autoridade maior do Estado, correligionário do prefeito, o governador Jaques Wagner (PT) que, ao ser entrevistado pela “A Tarde”, disse que encontrar R$ 142 mil na casa de alguém, em caixas de papelão, trata-se de um complicador.
O prefeito de Camaçari teve por parte da imprensa baiana toda a cobertura possível e direito de defesa, em alguns casos com profissionais desse segmento se posicionando firmemente em seu favor, então não se pode agredir jornalistas sob quaisquer pretextos, nem muito menos querer enfiar goela abaixo da opinião pública, a inocência de Luiz Caetano com versões diferenciadas no exposto pelas investigações da PF, com determinação do STF.Agora que retornou ao município, depois de uma fanfarra que só fez levantar mais poeiras de suspeitas, uma vez que carreatas, foguetes, camisetas, ônibus alugados, faixas, cartazes, têm custos e o povo “espontâneo e unido” não arca com essas despesas, o prefeito tem tempo, cautela, bom senso e saberá conduzir sua defesa com serenidade.
Feita a defesa e estabelecendo-se a inocência, aí sim, o prefeito deve seguir adiante com os meios jurídicos à sua disposição, para acionar aqueles que mancharam a sua imagem de homem público.
Querer atropelar a ordem dos fatores, partindo-se logo para processar a PF, etc, como divulgado por sua assessoria e seus advogados é por o carro à frente dos bois.
No Brasil, tivemos um exemplo recente dessa situação, quando o então procurador Luís Francisco de Souza investiu de forma inquisitorial o então secretário geral da Presidência da República, época do presidente FHC, Eduardo Jorge, o qual, reagiu no plano jurídico e, recentemente, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), puniu o procurador com 45 dias de suspensão. Um fato inédito. Mas, fez-se a reparação, ainda que sete anos depois.Então, voltando ao caso de Luiz Caetano, até para que ele possa ter acesso aos meios de comunicação com civilidade e retorne a dirigir seu município com a cabeça erguida, oportuno será que haja com serenidade e não deixe que seus auxiliares, mesmo os mais apaixonados queiram transformá-lo num santo antes da hora.
Processos dessa natureza demoram anos e, apesar do estrago que a prisão causou à sua imagem com reflexos no PT, não se deve subestimar a Justiça, nem confundir a opinião pública com versões santificadas.

Nenhum comentário: