Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 27 de maio de 2007

Boletim atualizado de eventos rotários

O XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos aconteceu no sábado, 26, e a XVI Assembléia Distrital neste domingo, 27.

* No coquetel de abertura do evento, na noite de sexta-feira, 25, a presença do governador do Distrito 4390, Carlos Fernandes de Melo Filho, do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga, dos governadores indicados Geraldo Pimentel de Lima (2008-2009) e Elder Silveira Sobral (2009-2010), bem como dos EGDs Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994), Marcelo Bonfim Cavalcanti (2002-203), Eliziário Silveira Sobral (2000-2001).
* Em torno de 100 companheiros e cônjuges participaram do momento inicial do duplo evento do Distrito 4390, na área da piscina do Del Mar Hotel.
* A abertura do Seminário, na manhã da sexta-feira, 26, se deu exatamente às 9 horas, conforme estava programado. Com isso, toda a programação foi cumprida quase à risca, com o término do primeiro período às 12h30, 15 minutos após o previsto.
* Na abertura, o governador Carlos Melo agradeceu a escolha de Aracaju para abrigar os eventos. “É uma grande honra para o Rotary de Sergipe a deferência”, considerou. Falou sobre compromisso e responsabilidade e que todos deveriam sair conscientes do propósito de elevar o Distrito. Também fez referência ao “trabalho bastante competente e compro-missado” da equipe do governador Orlando Braga. Em sua exposição, Carlos Melo citou o cumprimento da meta de doação de 25 mil dólares para a Fundação Rotária. Por fim, falou que para perpetuar Rotary “é necessário um trabalho continuado”.
* Em suas considerações iniciais, o governador eleito Orlando Braga, que está com posse definida para o próximo dia 6 de julho, disse que estava feliz e otimista com o número de companheiros presentes. Ele tratou sobre compro-metimento, eficácia e alcance de objetivos. Com ênfase, buscando im-pregnar todos de motivação, questionou desafiando aos companheiros se podia contar com todos, com a resposta em uníssono: “Sim! Sim! Sim!”.
* No Seminário, a presença do governador Carlos Melo, do governador eleito Orlando Braga, dos EGDs Antônio Fernandes Viana de Assis.(1984-1985), Carlos Augusto Carvalho de Bulhões, Juarez Fernandes de Oliveira (1995-1996), Eliziário Silveira Sobral, José Boa Sorte (2001-2002), Marcelo Bonfim Cavalcanti, Carlos José Magalhães de Melo (2003-2004), José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005), bem como dos governadores indicados Geraldo Pimentel e Elder Sobral.
* Balanço da Secretaria do Seminário e da Assembléia Distrital dá conta da inscrição de 116 companheiros, de 41 clubes, sendo 49 companheiros de 19 clubes de Sergipe, 39 companheiros de 12 clubes da Bahia, e 28 companheiros de 10 clubes de Alagoas.
* Homenagem póstuma foi feita a Egberto Costa, ex-integrante do Rotary Clube de Feira de Santana, que faleceu nesta data (26 de maio) há cinco anos (em 2002). Em sua memória dedicou-se os eventos rotários.
* A saudação aos companheiros participantes do Seminário foi feita pelo governador assistente Ancelmo de Oliveira, considerando que o trabalho em Rotary “é uma corrida de revezamento, pela constância e continuidade na ação rotária”.
* O instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea falou sobre os objetivos do Seminário, como sendo parte de um ciclo recomendado para treinamento de líderes, para capacitação e preparação com instruções para que os clubes sejam eficazes. “Participem com corações e mentes”, instruiu, afirmando que “o que faz do Rotary uma grande organização é o amor”.
* O EGD Eliziário Sobral palestrou sobre “Líderes Rotários: Motivação e Técnicas de Liderança”, salientando sobre requisitos, estabelecimentos de metas, responsabilidade de líderes. Também sobre motivação (“Rotary precisa de motivação”, disse). Ele fez colocações sobre a preocupação que se deve ter com retenção do quadro social e por fim apresentou uma mensagem motivacional, para que cada um possa fazer do mundo um lugar melhor.
* Na seqüência, palavra do governador eleito Orlando Braga sobre “Lema do RI e Ênfases Presidenciais”. Para ele, “Rotary Compartilha” é a promoção do bem-estar maior. Ele pediu a compreensão dos presidentes eleitos e a participação sem reserva dos líderes, comprometidos na admissão de novos sócios e o fortalecendo os clubes.
* Coordenadora do Departamento de Administração de Clubes e Distritos do RI Brazil Office, Débora de Oliveira mostrou toda a estrutura e recursos do Rotary International, na palestra “Suporte Para o Sucesso”, ela apresentou a estrutura disponível no órgão, salientando os benefícios do uso do acesso ao portal http://www.rotary.org/, para execução on line de maneira profissional, eficaz e econômica, apoiando os clubes a cumprir seus objetivos. Ainda apresentou imagens motivacionais de ações de Rotary pelo mundo, que “fazem a diferença”, como disse.
* O governador Carlos Melo comunicou a indicação do companheiro Elder Silveira Sobral, do Rotary Clube de Itaporanga d’Ajuda, para governador no ano rotário 2009-2010.
* Em outra participação, tratando sobre “Definição de Metas e Plano de Ação: Planejando Para o Sucesso”, o gover-nador eleito Orlando Braga explanou sobre as questões propostas. Ele disse que para o estabelecimento de metas é preciso responsabilidade, estratégias. Incentivou e deu orientações sobre como ser eficiente no cumprimento das metas.
* O governador Orlando Braga declarou sobre sua meta de criar oito novos Clubes no ano rotário 2007-2008 e o crescimento do quadro social de 189 novos companheiros (três por cada clube, sem considerar os clubes a serem criados).
* O governador eleito também anunciou como um desafio a meta (“ousada”, segundo o governador Carlos Magalhães) de 50 Títulos Paul Harris, com contribuição para a Fundação Rotária de 50 mil dólares. Ele lembrou que quando foi presidente do seu clube (Feira de Santana-Leste, em 1992-1993), alcançou o número de 22 Títulos Paul Harris.
* “Reorganização Administrativa de Clube: O Plano de Liderança de Clube (PLC)”, foi o tema da palavra do instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea. Ele observou sobre o Rotary desejar que se imprima uma dinâmica mais célere nos clubes e fez considerações sobre eficácia e voluntarismo do rotariano. Também descreveu os procedimentos operacionais que promovem a continuidade admi-nistrativa nos clubes. Para ele, o PLC é fundamental, “um sinal de vida para o futuro da organização, pois o futuro do Rotary está nas mãos dos rotarianos”. Também afirmou que essa ferramenta “acaba com o comodismo e fortalece o Rotary”. Características do PLC ainda foram referidas pelo palestrante, assim como recursos disponíveis.
* O EGD Carlos José Magalhães de Melo falou com propriedade sobre “A Fundação Rotária: Projetos e Recursos Disponíveis, Elaboração e Captação”, enfocando sobre como compreender o braço direito de RI, seu lema, o que faz e seus programas.
* O EGD Antônio Fernandes Viana de Assis, também com muita propriedade, palestrou sobre “Desenvolvimento do Quadro Social: Recrutamento e Retenção”, com uma análise sobre a situação enfrentada pela organização no mundo, identificando as causas questionadas.
* Presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens 2007-2008, Olga Simone Almeida de Paulo Lima, falou sobre “Programa de Intercâmbio de Jovens”, apresentando jovens que vivenciam essa experiência e descrevendo os critérios para o programa, bem como as etapas de processo seletivo, os critérios e as obrigações. Vinte e um jovens que participaram ou participam do programa, contemplados com a viagem ao exterior e a reciprocidade das famílias em receber jovens estrangeiros de vários países.
* O governador assistente Sérgio Rodrigues Santos, que coordenou os eventos, com o GA Ancelmo de Oliveira, atuou no protocolo, com um desempenho discreto e equilibrado.
* O governador eleito Orlando Braga anunciou como meta a implantação do site da Governadoria do Distrito 4390.
* Débora de Oliveira falou sobre o uso da expressão Roda Dentada, que não deve ser utilizada, pois a roda é denteada. O correto é usar Roda Rotária, ensinou.
* Ninguém pode se propor a ser rotariano. O EGD Viana de Assis lembrou aos companheiros os procedimentos de como se ingressa em Rotary e o sigilo que deve correr no processo até a aprovação e o convite ao proposto aprovado.
* Hugo Dórea lembrou do saudoso companheiro Lélio Fortes, que era do RC Aracaju,na presença da viúva Ester Fortes, que hoje integra o novo RC Treze de Julho.
* Carlos Magalhães, por sua vez, fez referência ao trabalho do EGD José Francisco Barreto Sobral (1989-1990), ausente do Seminário, por motivo de saúde, pelo “trabalho extraordinário” feito na Comissão da Fundação Rotária.
* A premiação para o Clube Mais Distante já está garantida para o RC Xique-Xique, a cerca de 800 quilômetros de Aracaju. Três integrantes participam dos eventos.
* O EGD Carlos Magalhães contou sobre sua participação no Conselho de Legislação de Rotary International, como delegado do Distrito 4390.
* Ele contou que as reuniões dos Clubes de Rotary devem ser semanais.A proposta de serem quinzenais foi derrubada.
* Também que reuniões só podem ser canceladas com a data do encontro semanal cair num feriado oficial.
* Quem não tiver ao menos 50% de freqüência no seu Clube demonstra que não tem interesse em Rotary, como disse o EGD Carlos Magalhães, afirmando que a recomendação é que deve ser excluído de Rotary.
* Outra informação passada pelo EGD Carlos Magalhães é que não existe recuperação virtual, como foi proposto.
* O EGD Carlos Magalhães vai continuar como coordenador da Zona 20 – Brasil do Grupo de Apoio Pró-Família Rotária, que é uma ênfase do atual presidente de RI, William Boyd.
* A observância do horário - com apenas alguns pequenos atrasos no desenrolar da programação - foi destacada pela maioria dos companheiros.
* Bem significativa a presença de familiares (cônjuges e filhos) no Seminário. O governador eleito Orlando Braga justificou a ausência de Lígia, pelo acompanhamento necessário que faz à filha Juliana, que passou por intervenção cirúrgica.
* Considerados práticos e produtivos, os Grupos de Discussão mobilizaram os públicos alvos com resultados positivos pela dinâmica apresentada pelos expositores. No Grupo 1, para presidentes, secretários e tesoureiros, exposições de Hugo Dórea, instrutor distrital, sobre “Atribuições e Responsabilidades do Presidente do Clube”, e de Gabriel Eustáquio de Rezende, secretário 2007-2008 do Distrito, sobre “Atribuições e Responsabilidades do Secretário e Tesoureiro do Clube”.
No Grupo 2, para dirigentes, presidentes e membros de comissões, exposições do EGD Juarez Fernandes de Oliveira e do GDI Geraldo Pimentel de Lima, sobre “Atribuições e Responsabilidade das Comissões do Clube”.
As colocações pertinentes dos expositores foram seguidas de debates. Depois, a entrega de relatórios dos grupos, bem como foi feita a avaliação do Treinamento. Encerrando os trabalhos do Seminário, o governador eleito Orlando Braga fez as consideraões finais.
Segundo o companheiro Ivan Queiroz, secretário entrante do RC Feira de Santana-Olhos d’Água, o Seminário foi “importante e relevante, afinal todos aprendemos muito e um pouco mais sobre como dirigir um Clube”.
Assembléia Distrital
Neste domingo, 27, a programação da XVI Assembléia Distrital, iniciada às 8 horas, com inscrições, entrega de materiais e companheirismo.
Às 9 horas, se deu a abertura pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho, seguida das considerações iniciais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga, e saudações de boas-vindas pelo go-vernador assistente Sérgio Rodrigues dos Santos.
Às 9h30, o instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea palestrou sobre “Objetivos da Assembléia”; às 9h40, “O Que Motiva os Rotarianos”, palestra pelo ex-governador Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994); às 10 horas, o governador eleito Orlando Braga falou sobre “Nosso Ano Compartilhado: Estratégias Para o Sucesso”.
Às 11h20, o ex-governador Marcelo Bonfim Cavalcante (2002-2003) falou sobre “Relações Públicas: A Imagem Pública de Rotary”; às 10h40, palestra “A Visita do Governador”, pelo ex-governador José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005).
Ao meio-dia, espaço para tribuna livre; às 12h20, momento de reconhecimentos para Maior Delegação, Clube Mais Distante, Rotariano Mais Antigo, e Rotariano Mais Recente; às 12h30, avaliação da Assembléia Distrital; às 12h40, considerações finais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga; e às 12h50, encerramento da Assembléia pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho.

Nenhum comentário: