Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 27 de março de 2007

Resultados positivos com a visita de Muniz Sodré a Feira de Santana

Muniz Sodré e José Ronaldo ouvem explicações de César Orrico sobre o Projeto Digital da Biblioteca Municipal



Parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Biblioteca Nacional vai ser formatada a partir de agora. A visita do professor e escritor Muniz Sodré de Araújo Cabral, presidente da instituição, deverá render frutos pelos resultados positivos sinalizados aos pleitos do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Muniz Sodré esteve na cidade na segunda-feira, 26, onde entre outras atividades, inaugurou pela manhã o Projeto Digital da Biblioteca Municipal Arnold Silva junto com José Ronaldo. De imediato, ele garantiu a disponibilização de link da instituição para consulta do acervo virtual existente. O Projeto Digital é um complemento das atividades da Biblioteca Municipal com uma rede de acesso à Internet.
O presidente da Biblioteca Nacional esteve na cidade convidado pelo Município e cumpriu intensa agenda em sua visita, programada pela Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Inicialmente, Muniz Sodré participou de audiência com o prefeito José Ronaldo e secretários Maurício Carvalho e Ana Rita Almeida Neves, respectivamente da Cultura e da Educação, do diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Augusto César Orrico, além de outros dirigentes municipais e intelectuais convidados.
Nesse encontro com o presidente da Biblioteca Nacional, o prefeito José Ronaldo fez uma série de pleitos pelas unidades locais, com Muniz Sodré ficando de analisar a possibilidade de celebração de convênios para a inclusão das bibliotecas locais no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, principalmente, entre demais programas existentes no órgão federal. Prontamente, Muniz Sodré sinalizou a possibilidade de outras parcerias que poderão ser viabilizadas entre a fundação e órgãos municipais.Além da Biblioteca Municipal, Muniz Sodré também visitou a Biblioteca Municipal Professora Raquel de Freitas Araújo, em Maria Quitéria, e a Biblioteca de Humildes, recém construída, e que ele está convidado para inaugurar no final de abril, após a realização da Micareta. Ele também visitou o Casario Fróes da Motta, ficando impressionado com o trabalho de restauração que vem sendo feito no prédio histórico. Foi recebido pelo presidente da Fundação Senhor dos Passos, Ederval Falcão, e pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito.
PROJETO DIGITAL
O Projeto Digital foi pensado dentro de tecnologias mais modernas existentes, como rede sem fio (Wireless), que já permite que o acesso seja feito de qualquer ponto do prédio, sem a necessidade de fios e cabos, “dando mobilidade e oportunidade de acesso gratuito à rede mundial”, como garantiu César Orrico.
“Trata-se de um projeto arrojado que coloca a Biblioteca Municipal em pé de igualdade com as bibliotecas no país que já oferecem esse tipo de serviço”, considerou José Ronaldo, afirmando mais que “é o início de um processo que muito contribuirá para o aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Bibliotecas e que servirá como ferramenta de acesso às informações existentes no mundo digital, que ficará acessível à população de forma fácil e gratuita”.Com o Projeto Digital, a Fundação Biblioteca Nacional viabilizará a informatização do acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal - que é rico em publicações que retratam principalmente a história de Feira de Santana. Ainda no Projeto Digital, a dotação de sala especializada para portadores de deficiência visual, permitindo o seu acesso. O acesso implantado é seguro, evitando o acesso de sites pornográficos e de pedofilia. Estão instalados nove computadores, tanto no térreo como no piso superior, além do computador central, que funciona como servidor.
PALESTRA
Na noite de segunda-feira, com o Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro praticamente lotado, com público formado de estudantes dos cursos de Comunicação Social de faculdades locais, professores, intelectuais e curiosos, além do prefeito José Ronaldo e outras autoridades, Muniz Sodré palestrou sobre “O Livro e a Leitura Hoje”, e respondeu a mais de uma dezena de questões formuladas. Conhecimento, memória, história, educação, cultura, crise do livro, interatividade, modernidade, Internet, cyber espaço, estiveram em foco pelo palestrante, uma personalidade que se distingue pelos predicados superiores. Considerações sobre a visita de Muniz Sodré foram expressas por um sem número de pessoas, como “um fato muito importante e significativo para Feira de Santana”.
Em Feira de Santana desde o final da tarde de domingo, Muniz Sodré voltou ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira, 27, com o compromisso de voltar em breve para inaugurar a Biblioteca de Humildes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Feira de Santana cresceu mais com a visita do professor Muniz Sodré, uma figura que se sobressai em relação aos demais por suas qualidades, além de estar em cargo de alta visibilidade. Team muito a oferecer à cidade em que viveu parte de sua vida. Realmente, marcante ação de governo.

Anônimo disse...

Pelo que se sabe a visita foi muito proveitosa para o município, que deverá contar com essa parceria importante, que deve ser realizada independente do governo municipal ser do PFL e a Biblioteca Nacional um órgão do governo federal, que está com o PT.