Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 24 de março de 2007

Quarenta anos de César Romero nos 40 anos do Museu Regional

Faixa emblemática do artista plástico César Romero

Divulgação

Trinta e três exposições individuais e mais de 400 coletivas no Brasil, incluindo na abertura da Galeria de Arte Raimundo de Oliveira, em 1986. No exterior, cinco individuais e 39 coletivas. Eis uma pequena mostra do artista plástico César Romero, feirense, autodidata, que se iniciou nas artes plásticas em 1967.
Assim, 40 anos de atividades nas artes plásticas e nada mais apropriado que César Romero ter sido escolhido para apresentar seus trabalhos na exposição comemorativa aos 40 anos do Museu Regional de Arte (MRA), que será aberta nesta quinta-feira, 29, às 19 horas. A exposição fica em pauta até o dia 15 de maio, com curadoria de Gil Mário Menezes.
No vasto currículo de César Romero, participação nos principais salões oficiais realizados no país. Ele obteve 25 prêmios de pintura, quatro de fotografia e três salas especiais. O artista ainda possui trabalhos em 42 museus brasileiros, incluindo o MRA e o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), em Feira de Santana. Também referências nacionais e internacionais sobre suas obras em livros, dicionários, revistas e jornais.
César Romero foi membro de júri em vários concursos e salões oficiais de artes plásticas no Brasil e alvo de 12 conferências sobre seu trabalho por críticos de arte e historiadores. Artista múltiplo, ele escreve sobre arte há 31 anos, o que se pode considerar como um esforço sem precedentes no país de divulgação da arte brasileira, tendo publicado mais de 800 artigos e cerca de 200 textos de apresentação em livros e catálogos.
O artista ainda proferiu dezenas de palestras - incluindo nesta cidade -, participou de inúmeros congressos e debates sobre artes plásticas e o papel da crítica de arte. Também realizou trabalhos teóricos para jornais e revistas.
É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica), organização reconhecida pela ONU, com sede em Paris. Em 2002, recebeu o Prêmio Mario Pedrosa (Destaque Artista Contemporâneo) da ABCA, e em 2005 o Prêmio Gonzaga Duque da mesma associação pela sua atuação no ano anterior.
César Romero realizou inúmeros cartazes e marcas para empresas, eventos nacionais e internacionais, projetos visuais para capas de discos, livros e estampas para tecidos de várias etiquetas, ilustrações para livros, contos, novelas, poemas, jornais e revistas. Trabalhos de sua autoria foram integrados em projetos de decoração e cenário para 24 novelas, especiais e programas da Rede Globo, Rede Manchete e TV Record.
No seu currículo o que se divulga neste blog é um resumo -, o nome de Dimas Oliveira está entre os jornalistas feirenses, baianos e nacionais que fizeram matérias sobre o seu trabalho.

Nenhum comentário: